Linóleo vs. revestimento laminado

Pin
Send
Share
Send

A cor do linóleo percorre cada peça, enquanto o laminado é feito de camadas de materiais, incluindo uma imagem decorativa e um acabamento claro.

Embora alguns usem os termos linóleo e piso laminado alternadamente, esses dois são, de fato, materiais muito diferentes. O linóleo é feito a partir de uma mistura de óleo de linhaça e vários pedaços de árvores e plantas, enquanto o piso laminado é construído em camadas, incluindo uma camada de "imagem" que emula a aparência de madeira ou outros materiais. Ambos são relativamente fáceis de cuidar, mas a instalação de laminados é muito mais fácil de gerenciar como um projeto DIY de primeira viagem.

Composição do piso de linóleo

Os pisos de linóleo são feitos de uma interessante combinação de materiais. O óleo de linhaça compõe a maior parte do material. Pedaços de cortiça, madeira, juta e resinas de árvores compõem o resto, resultando em um tipo de piso resiliente que resiste ao teste do tempo, com os devidos cuidados.

O revestimento de linóleo original surgiu no final de 1800, depois que Frederick Walton mexeu bastante com óleo de linhaça e aditivos até criar um produto durável. Foi tão popular que ele abriu uma série de lojas de linóleo por Londres, exportando até os Estados Unidos. Eventualmente, outros criaram suas próprias formulações para tornar o produto ainda mais durável e econômico.

Linóleo: Prós e Contras

O petróleo é durável o suficiente para durar décadas.

O linóleo é uma excelente opção de piso para qualquer ambiente que não seja terrivelmente úmido, pois pode durar décadas. Também é resistente à água quando suas costuras estão devidamente seladas. Para quem sofre de alergias, o linóleo está entre as melhores opções de piso, pois é antialérgico e naturalmente resiste a mofo e bolor. Como uma superfície relativamente dura, é fácil limpar e manter livre de poeira e alérgenos em potencial com varredura regular. e lavagem.

Por outro lado, pode ser difícil para o proprietário comum instalar placas de linóleo como um projeto de bricolage, pois as folhas devem ser cortadas com uma faca afiada ou cortador de linóleo. Espalhar o adesivo corretamente requer alguma habilidade - melhor adquirida em várias instalações -, portanto, é melhor instalada por um profissional. A instalação de linóleo de chapa também requer uma superfície muito lisa e limpa, pois mesmo uma pequena pedrinha ou cabeça de unha pode eventualmente "telegrafar" e causar um choque ou outro dano na superfície do linóleo.

Composição de piso laminado

O piso laminado é geralmente composto de quatro camadas separadas de material fundidas em um produto durável para o piso. A camada inferior é um suporte que sela toda a placa laminada, adicionando estabilidade para que a placa permaneça reta. Algumas placas laminadas também têm uma espuma na parte inferior que elimina a necessidade de underlayment. A próxima camada é de cartão de fibra de alta ou média densidade (HDF ou MDF), que fornece a granel e a resistência do piso.

Uma camada de papel decorativo no topo do painel de fibras dá ao laminado a aparência de madeira, pedra ou praticamente qualquer outra imagem imprimível. Uma camada superior clara, às vezes feita de óxido de alumínio, protege a camada da imagem de arranhões, arranhões, derramamentos e raios ultravioleta.

O piso laminado também não é a mesma coisa que revestimento de vinil de luxo, embora ambos possam ter uma imagem impressa que lhes dê uma aparência ou estilo específico. O piso de vinil é muito mais resistente à umidade e é a melhor escolha para áreas de alta umidade, como um banheiro.

Laminado: prós e contras

As pranchas laminadas se encaixam, sem necessidade de adesivo.

O piso laminado é outra boa opção devido à sua facilidade de manutenção e às inúmeras opções de estilo disponíveis. A variedade de looks e cores disponíveis no laminado superam em muito as opções de linóleo. Se você gosta da aparência de um piso de madeira, há muitas opções de madeira falsa para piso laminado, emulando praticamente qualquer tipo de grão de madeira e cores imagináveis. O laminado também é mais fácil de instalar do que a maioria das opções de piso de linóleo, mesmo para o novato completo. Não requer cola ou fixadores, pois é um piso flutuante. As peças se encaixam.

Em contrapartida, o piso laminado barato pode não durar tanto quanto o linóleo e certamente não tanto quanto um piso de madeira real. O piso laminado barato pode se desgastar em algumas áreas em menos de 10 anos.

Comparações de custo e instalação

Quando se trata de pisos de linóleo e laminado, as opções de preços variam bastante. O linóleo calcula a média de US $ 4 a US $ 10 por pé quadrado em forma de ladrilho. Em sua forma de folha mais comum, ela calcula a média de US $ 25 a US $ 50 por metro quadrado. O piso laminado varia de 50 centavos por pé quadrado para as versões de orçamento menos duráveis ​​a US $ 5 por pé quadrado para pisos mais duráveis.

A instalação de ladrilhos de linóleo pode ser complicada, mas o planejamento adequado facilita um pouco. Inicie seu padrão de ladrilhos no centro da sala, colocando uma pequena pilha de ladrilhos sem adesivo para obter um alinhamento desejável de "ajuste a seco". Uma vez satisfeito, use uma linha de giz para marcar um padrão de grade. Trabalhando em etapas, aplique vários metros quadrados de adesivo sobre o substrato e alise os ladrilhos sobre o adesivo.

A instalação de folhas laminadas requer adesivo e um rolo de peso.

As folhas de linóleo são muito mais difíceis de instalar, pois requerem um rolo de peso para suavizar as folhas após a instalação. O linóleo de folha pode ser um pouco menos tolerante do que o azulejo em alguns aspectos, pois é mais difícil trocar uma peça por uma nova se, por exemplo, um corte estiver incorreto.

Por outro lado, as pranchas de piso laminado são projetadas para se encaixar com entalhes e ranhuras ao longo do comprimento de cada prancha. Alguns produtos já possuem um pagamento insuficiente; outros exigem que você instale uma subvenção sobre o substrato antes da instalação. O laminado deve ser aclimatado ou deixado em repouso à temperatura ambiente por 48 horas antes da instalação. O laminado se expande e contrai quando instalado, por ser um piso flutuante, não colado. A instalação geralmente começa ao longo da parede mais longa (focal), e não no centro da sala. Escale as tábuas como faria com o piso de madeira, aparando a primeira e a última peça que se chocam contra as paredes finais com antecedência.

Comparações de cuidados e longevidade

O pó diário ajuda a manter o linóleo e o laminado com a melhor aparência possível.

Tanto o linóleo quanto o laminado devem ser espanados e varridos regularmente para ajudar a evitar arranhões e arranhões, principalmente antes da lavagem.

O linóleo pode ser lavado apenas com água, aplicado com uma esfregona úmida e não molhada. Um limpador de pH neutro pode ser misturado com a água ao lavar pisos mais sujos. O piso laminado é lavado da mesma maneira. Em cada caso, é importante não molhar o chão, pois muita umidade pode danificar o piso ou infiltrar-se sob as costuras e causar problemas adicionais. Produtos de limpeza projetados especificamente para linóleo ou laminado estão amplamente disponíveis.

Quanto à vida útil, praticamente qualquer piso pode durar muito tempo, desde que você o cuide de acordo com as recomendações do fabricante, especialmente em uma casa livre de animais de estimação ou crianças pequenas.

O linóleo dura décadas ou até gerações quando são tomadas precauções extras, como evitar produtos de limpeza agressivos e limpar derramamentos potencialmente manchados assim que ocorrem. A longevidade do linóleo deve-se principalmente à natureza de sua construção - o linóleo é um material sólido em toda a sua espessura, de modo que a cor e a textura não se desgastam, mesmo depois de anos de intenso tráfego de pessoas e lavagem. Muitos fabricantes recomendam uma camada de selante a cada poucos anos para ajudar a proteger a longevidade do piso.

Os materiais de piso laminado enfrentam um desafio, já que mesmo os laminados de alta qualidade podem ter sua camada protetora superior desgastada pelo alto tráfego de pedestres ou móveis. Quando isso acontece, não há como refazer a superfície, portanto o piso deve ser substituído. Ainda assim, laminados de melhor qualidade com camadas de desgaste espessas podem durar décadas, enquanto pisos laminados baratos raramente duram mais de 10 a 15 anos. Quanto maior a classe AC (classe de abrasão), mais durável o laminado será.

Pin
Send
Share
Send