Uma planta que fecha as folhas à noite

Pin
Send
Share
Send

As plantas não são tão estacionárias quanto a maioria das pessoas acreditaria. Muitos movem suas gavinhas, flores ou folhas em resposta a estímulos. As plantas que abrem e fecham suas folhas em resposta aos ciclos diurnos e noturnos são chamadas de nictinásticas. Essas plantas experimentam ritmos circadianos da mesma forma que os humanos, apenas não dormem como os humanos, simplesmente dobram as folhas à noite. Embora o movimento nictinástico possa ser encontrado em espécies isoladas, certas famílias de plantas são conhecidas por essa atividade.

O objetivo do fechamento noturno das folhas é desconhecido.

Família de ervilha

A família das leguminosas ou das ervilhas (Fabaceae) possui muitos gêneros que fecham suas folhas à noite. Eles fazem isso com estruturas em forma de dobradiça cheias de água. À medida que a água é bombeada para dentro e para fora dessas estruturas, as folhas abrem ou fecham. Os exemplos incluem mimosa (Mimosa spp.), Resistente nas zonas de robustez 8b a 10 do Departamento de Agricultura dos EUA e Albizia (Albizia spp.), Resistente na zona 6 a 9 do USDA, ambos com folhagem samambaia e flores rosas. Muitas acácias (acácias spp.), Resistentes nas zonas 9 a 11 do USDA, exibem flores amarelas e dobram as folhas à noite.

Família Arrowroot

A família de araruta (Marantaceae) possui vários gêneros tropicais que são cultivados ao ar livre em suas zonas apropriadas, mas também são plantas domésticas comuns. Todos são plantas perenes com folhas duras e coloridas, como a planta de oração (Maranta spp.), Resistente nas zonas 11 a 12 do USDA, com sua folhagem verde, vermelha e às vezes verde pálida. Calathea (Calathea spp.), Resistente nas zonas 8 a 11 do USDA, e gengibre (Stromathe spp.), Resistente nas zonas 10 a 11 do USDA, também pertencem a esta família, cada um com uma folhagem verde escura e lustrosa que é frequentemente salpicada ou listrada com rosa ou branco. Todos dobram as folhas à noite.

Wood Sorrel Family

A família azeda de madeira (Oxalidaceae) contém plantas que frequentemente se assemelham ao trevo. Os maiores gêneros desse grupo são Oxalis, um grupo que inclui trevos e azedas. Dependendo da espécie, as zonas do USDA podem variar de 2 a 11. Outro membro desse grupo, o gênero Averrhoa, inclui uma fruta bastante conhecida, a carambola ou carambola (Averrhoa carambola), resistente nas zonas do USDA 9B a 11. Esse gênero também inclui uma fruta comestível menos conhecida, chamada bilimbi (Averrhoa bilimbi), resistente nas zonas 10 a 11. do USDA. Ela produz uma fruta azeda em forma de pepino e consumida em muitas regiões tropicais. Todas as folhas de urso fechadas à noite.

Família Caltrop

Alguns membros da família caltrop (ou creosoto) (Zygophyllaceae) exibem fechamento de folhas à noite. Guayacan (Porlieria angustifolia), resistente nas zonas 8 a 10 do USDA, não é bem conhecido fora de sua terra natal, o Texas. Possui pequenas flores perfumadas, roxas e folhagem verde brilhante que se dobram à noite e ao meio-dia, dando-lhe um grande potencial como planta ornamental. Verawood, uma pequena árvore com flores alaranjadas e folhagem verde brilhante que fecha à noite, é resistente nas zonas 10B a 11 do USDA.

Pin
Send
Share
Send