O que é um disjuntor? Como funciona um disjuntor?

Pin
Send
Share
Send

Os disjuntores conectam a fiação de cada circuito para fornecer eletricidade à casa e, como tal, servem como guardiões da energia. Em outras palavras, eles são os principais dispositivos de segurança em um sistema elétrico doméstico. Se um disjuntor perceber que o circuito está consumindo muita amperagem, o disjuntor "dispara", desligando toda a energia do circuito. Na maioria das casas modernas, existem alguns tipos diferentes de martelos demolidores padrão, bem como martelos especiais que detectam riscos específicos à segurança.

O painel do disjuntor controla os circuitos elétricos em sua casa.

Como funcionam os disjuntores

Os disjuntores residem no painel de serviço da sua casa, comumente conhecido como caixa de disjuntores. (Se você mora em uma casa antiga, o painel de serviço pode ter fusíveis em vez de disjuntores.) O painel de serviço é como um painel de distribuição que se conecta à fonte de alimentação da concessionária e fornece eletricidade a cada circuito da casa.

Todo circuito doméstico inicia no painel de serviço e se conecta ao seu próprio disjuntor. Quando o disjuntor está ligado ou aberto, a eletricidade flui através da fiação do circuito para os vários dispositivos e aparelhos atendidos pelo circuito e de volta ao painel de serviço. Quando o disjuntor está desligado ou fechado, nenhuma eletricidade é fornecida ao circuito.

Os disjuntores têm uma alavanca ou alavanca que permite ativar ou desativar o disjuntor manualmente. Um disjuntor não pode se ligar automaticamente, mas pode se desligar. Isso é chamado tropeçar. Quando um disjuntor dispara, desligando a eletricidade, a alternância fica entre as posições ligado e desligado.

Por que os disjuntores disparam

Um disjuntor é um tipo de dispositivo de proteção contra sobrecorrente, ou OCPD. Corrente é outro nome para amperagem, ou a taxa de fluxo de elétrons em um circuito elétrico. (Tensão é a quantidade de pressão em um circuito). Toda a fiação e os dispositivos em um circuito são classificados para um nível máximo de corrente ou amperes (amperes).

A maioria dos circuitos em sua casa tem 15 ou 20 amp, mas pode haver vários circuitos com classificações de amplificador mais altas. Cada disjuntor possui a mesma classificação de amplificador que seu circuito. Em um circuito de 15 A, por exemplo, se não houver mais de 15 A de corrente fluindo pelo circuito, o disjuntor permanecerá ligado (aberto). Mas se o fluxo de corrente exceder 15 amperes - chamado sobrecorrente - o disjuntor disparará, desligando a energia.

As sobrecorrentes são geralmente causadas por sobrecargas no circuito, como quando você conecta muitos dispositivos no mesmo circuito, ou por um curto ou um defeito. Um curto ocorre quando os fios "quentes" e neutros se tocam. As falhas ocorrem quando um fio quente entra em contato com um fio ou dispositivo aterrado. Qualquer um desses problemas seria extremamente perigoso sem um disjuntor no circuito.

O fluxo de eletricidade cria calor na fiação. Quanto mais fluxo de corrente, mais calor. Os disjuntores reagem à mudança de temperatura e são projetados para disparar quando as coisas esquentam demais. Sobrecargas exigem mais corrente do que o circuito é projetado para transportar, aquecendo a fiação. Curtos e falhas permitem que a eletricidade siga um caminho não intencional, criando um pico no fluxo de corrente e uma tremenda quantidade de calor. Na maioria das situações de sobrecorrente, o risco principal é a fiação superaquecida, que pode derreter seu isolamento e causar incêndio. Isso explica por que o trabalho principal de um disjuntor é evitar incêndios em residências.

Disjuntores de pólo único e pólo duplo

Todos os disjuntores domésticos são unipolares ou bipolares. De um modo geral, os disjuntores de 15 e 20 amp são monopolar; Os disjuntores de 30 A, 40 A, 50 A e amperagem alta são bipolares e geralmente têm o dobro da largura dos disjuntores monopolar.

crédito: Home Depot / Square DS-pólo, disjuntor de 20 amp

"Poste" refere-se a como o disjuntor se conecta ao painel de serviço. Na parte traseira do painel, existem duas placas de metal, chamadas barras de ônibus. Cada barra de ônibus fornece 120 volts de eletricidade. Quando um disjuntor unipolar é encaixado no painel, ele faz uma conexão elétrica com uma das barras de barramento para fornecer 120 volts para seu circuito. Um disjuntor bipolar se conecta a ambas as barras de barramento para fornecer 240 volts.

Os disjuntores unipolares fornecem todos os circuitos padrão da casa, incluindo os de iluminação, tomadas, ventiladores de teto e ventilação e pequenos eletrodomésticos. Cada disjuntor bipolar geralmente fornece energia para um único aparelho grande, como uma secadora de roupas, fogão, ar condicionado ou aquecedor elétrico de água quente.

Disjuntores GFCI e AFCI

Os disjuntores GFCI e AFCI já existem há algum tempo, mas muitas residências não os têm em seus painéis de serviço. No entanto, eles são importantes dispositivos de segurança e você precisará adicioná-los se atualizar seu sistema de fiação.

GFCI é a abreviação de interruptor de circuito com falha à terra. Um disjuntor GFCI funciona como um disjuntor comum, mas possui uma capacidade de detecção adicional para detectar falhas no terra. Uma falha de aterramento ocorre quando um condutor quente (um fio que transporta corrente) entra em contato com um item aterrado, como uma caixa elétrica de metal aterrada ou a caixa aterrada de um aparelho ou ferramenta elétrica. Se você tocar nesse aparelho ou ferramenta, a corrente poderá fluir através de você. Um disjuntor GFCI detecta pequenos desequilíbrios no circuito e desliga a energia para evitar choques elétricos.

crédito: General ElectricGFCI breaker

Essas tomadas retangulares de aparência engraçada, com botões pretos e vermelhos, são tomadas GFCI. Eles fazem o mesmo que os disjuntores GFCI, mas enquanto as tomadas se protegem e talvez alguns outros dispositivos no mesmo circuito, os disjuntores GFCI protegem tudo no circuito de um local. A proteção GFCI, fornecida por um disjuntor ou tomada, é necessária em banheiros, cozinhas, garagens, lavanderias, áreas externas e outras áreas potencialmente úmidas.

AFCI significa interrupção do circuito com falha de arco. Uma falha de arco é um tipo de curto-circuito criado por um condutor quente tocando um condutor neutro ou de aterramento ou por arco elétrico (saltando) através de conexões soltas ou quebradas. As falhas do arco resultam em calor extremo que pode iniciar rapidamente um incêndio. As ACFIs são semelhantes às GFCIs, mas protegem contra riscos diferentes. Em novas residências (e sistemas atualizados), a proteção AFCI é necessária em praticamente todos os circuitos domésticos padrão que não são protegidos por GFCI.

Como usar disjuntores

Isso é simples: se você não tem experiência com trabalhos elétricos, a única maneira de usar um disjuntor é ativá-lo ou desativá-lo. Substituir disjuntores ou instalar novos disjuntores e circuitos não é para iniciantes. Dito isto, se você precisar desligar um circuito por qualquer motivo, é útil saber como identificar disjuntores para combiná-los com o circuito correto.

Os eletricistas devem observar qual circuito alimenta qual parte da casa, e podem escrever as anotações no marcador na porta do painel de serviço ou podem usar etiquetas adesivas de papel (que podem ter sido amareladas e caídas anos atrás). Olhe primeiro para a porta do painel, mas se as notas não forem mais claras que um hieróglifo, você estará por sua conta.

Comece observando os números no disjuntor. Todo disjuntor possui um número indicando sua classificação de amperagem: "15" para 15 amperes, "20" para 20 amperes e assim por diante. Novamente, iluminação, tomadas e acessórios nas áreas habitáveis ​​geralmente estão em circuitos de 15 A. Tomadas em cozinhas e garagens, e aquelas para aparelhos não portáteis, como geladeiras e microondas, geralmente estão em circuitos de 20 A. Secadores de roupa e aquecedores de água geralmente têm disjuntores de 30 A; as faixas elétricas normalmente têm 50 amp.

Crédito: lisafx / iStock / GettyImages Pressione a alavanca para ativar ou desativar o disjuntor.

Para desligar um disjuntor, mude a alavanca para a posição desligado. Para ligá-lo, coloque-o na posição ligado. Para redefinir um disjuntor disparado - indicado por uma posição de alternância entre ligado e desligado - desligue e ligue novamente. Nota: Se um disjuntor disparar imediatamente após ligá-lo novamente, desligue-o e chame um eletricista - há um problema potencialmente sério no circuito ou no disjuntor. Faça o mesmo se um disjuntor desarmar rotineiramente e você não conseguir identificar facilmente a causa (como falta de restrição com a iluminação do feriado).

Pin
Send
Share
Send