Todos nós poderíamos usar um pequeno correio tradicional agora

Pin
Send
Share
Send

crédito: Pablo Rochat, © 2018 The New York Times

O QUE O MUNDO PRECISA AGORA? CARTÕES E LETRAS ESCRITOS À MÃO.

Oprah Winfrey. Richard Branson. George H.W. Arbusto. Taylor Swift.

Além da fama e sucesso, o que todas essas pessoas têm em comum?

Algo surpreendentemente sem glamour e gloriosamente analógico: o amor por cartas e cartas físicas. De notas que precisam de uma lambida e um carimbo em vez de um clique e um swoosh.

Na última década, o número de itens de primeira classe enviados pelo Serviço Postal caiu em mais de 50%. Sem contar cartões e convites de festas, a família americana média recebe apenas 10 correspondências pessoais por ano. Segundo uma pesquisa, quase metade das crianças britânicas nunca enviou uma carta manuscrita.

Em uma época de e-mails torrenciais, textos de grupo incessantes e mensagens de aniversário sem graça no Facebook, o correio tradicional tornou-se singular, quase vintage. Mas isso não significa que seus dias acabaram. Como uma história recente do CityLab apontou, podemos salvar o correio tradicional - se quisermos.

David Sedaris, o autor e humorista mais vendido, é conhecido por escrever cartas para seus fãs, seu namorado e todos com quem ele trabalha nas turnês de livros. Ele também enviará uma nota de agradecimento se você o convidar para jantar.

"Sinto que é elegante fazê-lo com correspondência real", disse ele. "É muito fácil fazer isso por e-mail. E também não significa muito". Sem mencionar, ele acrescentou: "É bom ser considerado elegante".

Seja para dizer obrigado, oi ou me desculpe - ou para enviar um Q-tip anexado a uma folha de papel, como o colega de caneta do Sr. Sedaris, o falecido comediante Phyllis Diller, uma vez fez - aqui está a hora de trazer correio tradicional.

ESCREVER À MÃO SENTE BOM.

Quando escrevemos à mão, retemos melhor as informações e podemos até aumentar nossa criatividade. Além disso, como o fazemos raramente hoje em dia, pode ser uma pausa bem-vinda da digitação.

"É mais divertido", disse Margaret Shepherd, caligrafista profissional e autora de "The Art of the Handwritten Note". "É uma delícia ver que a tinta sai desse belo papel - escolher um carimbo, desacelerar e perceber que você agradeceu ou consolou alguém da melhor maneira possível."

Os carinhos quentes que acompanham a escrita são mais do que anedóticos. Em um estudo, Steven Toepfer, professor associado de desenvolvimento humano e estudos de família na Kent State University em Salem, pediu aos participantes que escrevessem três "cartas de agradecimento" durante o período de um mês.

Eles podiam escrever para qualquer um, desde que o conteúdo fosse positivo. A cada carta, os escritores experimentavam níveis mais altos de felicidade e satisfação com a vida e níveis mais baixos de sintomas depressivos.

Toepfer disse que todos temos uma base de gratidão dentro de nós, o que pode levar a efeitos psicológicos positivos. "Mas temos que explorar e usar para obter seus benefícios", explicou. "Acho que escrever cartas faz isso."

NOTAS ESCRITAS À MÃO ESPALHAM AMOR.

Se você quer mostrar que se importa, o correio tradicional é um método eficaz. Pense na última vez que você recebeu uma mensagem endereçada à mão - isso não fez você sorrir?

Saeideh Heshmati, professor assistente de psicologia positiva da Claremont Graduate University, recentemente pesquisou o que faz as pessoas "se sentirem amadas". Ela descobriu que "pequenos gestos na vida cotidiana", como pessoas apoiando você sem esperar nada em troca ou demonstrando compaixão durante tempos difíceis, eram o que os participantes mais concordavam em "amar".

Como os cartões exigem mais esforço do que o e-mail, Heshmati disse que os destinatários provavelmente "se sentirão mais amados porque você teve tempo para fazer isso por eles". Ela acrescentou: "É o cuidado que vem com isso que sinaliza o amor".

O CORREIO É, BEM, LENTO (E ÚNICO).

Enquanto os e-mails são algo a ser percorrido no caminho para a Caixa de entrada zero, cartões e cartas são algo a ser valorizado; colocar em uma mesa, colar na geladeira, encadernar em um livro para as gerações futuras.

Na era digital, somos "assaltados por uma enxurrada de informações - muitas delas com pouca ou nenhuma importância", escreveu Florence Isaacs em seu livro "Apenas uma nota a dizer". "No entanto, as palavras pessoais no papel geralmente são salvas em uma caixa de sapatos, tornando-se uma memória a ser revisitada ao longo dos anos."

Como prova, consulte o Letters of Note, um site popular que oferece uma janela íntima da história e dos personagens que a moldaram. Embora possa algum dia haver um "E-mail de nota", ele não daria o mesmo romance. Afinal, o turbilhão das letras, as manchas de tinta e o pastiche de papel são o que nos traz ao mundo de cada escritor.

VOCÊ NÃO PRECISA SER ESCRITOR OU ARTISTA PARA ENVIAR NOTAS SIGNIFICATIVAS.

Por causa da novidade do correio tradicional, o que você diz - e como parece - geralmente importa menos do que o ato em si.

"Meu marido envia notas manuscritas riscadas com um lápis, e as pessoas simplesmente se sentam e cantam", disse Shepherd, o calígrafo. "Eles estão muito felizes em receber algo pelo correio, mesmo que não tenha muito valor de produção".

Se você se esforça para encontrar as palavras apropriadas, ela recomenda que seja simples e escreva como se você estivesse falando com o destinatário. Se você não sabe quem escrever, comece com as crianças da sua vida ou procure estranhos que merecem, por meio de iniciativas como Mais Cartas de Amor ou Operação Gratidão.

Quando um dos amigos de Sedaris lança um novo livro ou peça, ele envia um cartão com detalhes específicos, como: "Adorei quando você fez isso".

"Eu apenas percebo o quanto isso significa quando alguém entra em detalhes", disse ele. "Eu sei que isso me faz sentir bem, e não é tão difícil. ... Basta um pouco de esforço."

COMEÇAR É MAIS FÁCIL DO QUE VOCÊ PENSA.

Sedaris está certo: embora o correio tradicional exija mais trabalho do que seus parentes digitais, ainda não é difícil.

Evite a agonia de vasculhar cartões de última hora e muito caros na farmácia comprando um conjunto de cartões em branco para guardar em casa. As feiras de artesanato e os mercados de agricultores costumam ter lojas artesanais encantadoras, e até a loja do dólar vende conjuntos aceitáveis. Se você tem um artista ou ilustrador favorito, eles podem ter uma loja Etsyor Gumroad, onde você pode comprar o trabalho deles impresso em cartões em branco.

Depois pegue um livro de selos e uma bela caneta e jogue tudo em uma caixa de sapatos. Agora você está pronto para o correio tradicional - com o mínimo de problemas. (Você pode até fazer o lote de cartões no início de cada mês, digitalizando seu calendário para os próximos aniversários e comemorações.)

Na próxima vez que você tentar enviar um e-mail de felicitações ou uma mensagem de aniversário digital, tente um cartão. Se você está procurando um evento para começar, considere fazer desta temporada de férias aquela em que você oferece aos amigos a chance de entrar em uma lista de cartões de férias - sem compromisso ou reciprocidade (se estiver bem com você) - e envie um nota pessoal a cada ente querido que se inscrever.

"Há algo permanentemente encantador em receber um envelope pelo correio", disse Shepherd. "É como se alguém presente enviasse suas palavras para você."

© 2018 THE NEW YORK TIMES.

Pin
Send
Share
Send