Termopar vs. Lareira Termopar

Pin
Send
Share
Send

Termopares e termopilhas usam os princípios da termoeletricidade para gerar eletricidade medindo a temperatura. Esses dispositivos aparecem em inúmeras aplicações, incluindo aparelhos como lareiras a gás e insertos para lareira. Entender as diferenças entre uma termopilha e uma lareira de termopar exige um entendimento das diferenças entre esses dois dispositivos. Felizmente, apesar da complexidade científica das termopilhas e termopares, é possível entender seu objetivo básico através de uma breve descrição.

crédito: Photos.com/Photos.com/Getty Images Termopilhas e termopares foram inventados no século XIX.

Par termoelétrico

Os termopares apareceram pela primeira vez após a descoberta do efeito termoelétrico por Thomas Johann Seedbeck em 1821. Seedbeck descobriu que um par de junções entre dois fios feitos de metais diferentes cria tensão igual à diferença de temperatura entre as junções. Basicamente, um termopar consiste em dois fios feitos de metais diferentes unidos em dois locais. O calor entra em uma extremidade, divide, percorre cada fio separadamente e depois se junta. Quando se junta, cria eletricidade. A voltagem da eletricidade fornece uma leitura precisa de uma temperatura entre as extremidades do dispositivo.

Termopilha

Uma termopilha consiste em nada mais do que uma série de termopares interconectados. Cada termopar adicional colocado em uma termopilha aumenta a capacidade do dispositivo de produzir eletricidade. Por exemplo, se um termopar gera dois volts de eletricidade e uma termopilha contém quatro termopares, ele gera dois volts de eletricidade por termopar, totalizando oito volts. Além de medir a diferença de temperatura e gerar eletricidade, as termopilhas podem detectar radiação dentro de um ambiente. Quando usadas para medir temperaturas, termopilhas e termopares devem ser conectados a um dispositivo que converta a tensão do fio em uma leitura de temperatura.

As diferenças

Existem três diferenças óbvias entre termopilhas e termopares. Obviamente, as termopilhas contêm uma série de termopares interconectados, o que significa que tecnicamente qualquer dispositivo usando termopilhas contém termopares. Enquanto termopilhas e termopares fornecem leituras precisas de temperatura, as termopilhas geram mais eletricidade, tornando-as mais valiosas em aparelhos que as utilizam para gerar eletricidade, e não para ler a temperatura. Além disso, enquanto ambos os dispositivos detectam radiação, as termopilhas são muito mais precisas, com um maior grau de sensibilidade.

Lareiras

As lareiras a gás e as inserções da lareira usam termopares e termopilhas principalmente para gerar eletricidade. Quando ligado, o piloto em um fogão a gás gera calor, que viaja através de um termopar. À medida que o calor atinge a segunda junção do termopar, ele gera tensão elétrica. A lareira usa essa tensão para abrir a válvula de gás, permitindo que o gás flua e inicie um incêndio. Como as termopilhas geram mais eletricidade do que os termopares, as lareiras com termopilhas podem se conectar aos termostatos para controle de temperatura. As lareiras com termopares não possuem corrente elétrica suficiente para isso.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Lareira a Gás com Pedras Vulcânicas e Cristais Azuis (Pode 2024).