Como consertar móveis de madeira danificados pela água

Pin
Send
Share
Send

Quando os móveis de madeira são danificados pela água, são necessários cuidados restauradores para garantir que permaneçam fortes e funcionais. A água não só mancha a madeira, mas também deixa algumas vezes mofo e bolor tóxicos que precisam ser removidos imediatamente. Limpe o molde dos móveis primeiro, depois repare e restaure-o.

Gavetas danificadas por água após reparos.

Passo 1

Coloque luvas plásticas descartáveis. Se o móvel tiver mofo e bolor, leve-o para fora para limpá-lo. Misture duas tampas cheias de água sanitária com meio balde de água morna. Adicione 3 tampas cheias de detergente líquido suave para lavar louça. Mexa o líquido com um palito. Mergulhe uma escova no balde. Esfregue bem os móveis. Lave o sabão com uma mangueira de jardim e repita, se necessário. Deixe o mobiliário secar ao ar.

Passo 2

Tente remover manchas de água com um limpador de móveis de madeira. Aplique o limpador em um pano branco macio. Misture algumas gotas de óleo de laranja com o limpador e esfregue-o nos móveis em movimentos circulares. Repita isso até que a mancha se eleve. Se o limpador de madeira e o óleo de laranja não funcionarem, tente maionese ou molho de óleo de salada no lugar deles. Limpe a madeira com um pano macio. Remova qualquer excesso de maionese ou óleo de salada com limpador de madeira.

Etapa 3

Lixe os móveis com uma lixadeira elétrica se a mancha não for facilmente removida. Use uma lixadeira com lixa de grão 220. Abra as janelas para ventilação adequada e feche os dutos de ar condicionado. Coloque uma máscara de pó para evitar inalar o pó da madeira.

Passo 4

Lixe os móveis na direção do grão. Lixe as áreas danificadas pela água primeiro. Remova o pó de madeira com um pincel limpo e continue lixando o restante dos móveis para uniformizar o acabamento. Retire novamente o pó de madeira com o pincel.

Etapa 5

Descasque os móveis com um decapante químico. A remoção é a maneira mais fácil de remover manchas profundas sem remover camadas de madeira. Mergulhe um pincel limpo no agente de decapagem químico e aplique-o na superfície do móvel com movimentos suaves. Aguarde a oxidação do agente químico ou comece a borbulhar.

Etapa 6

Pegue uma ferramenta de raspagem, como uma espátula, e raspe a superfície dos móveis. Depois de descascá-lo, lixe os móveis com uma lixa de 100 a 150 grãos para remover o excesso de agente decapante. Remova o pó de madeira com um pincel.

Etapa 7

Cole as juntas soltas nos móveis com cola de madeira. Remova a cola velha lixando as juntas com uma lixa enrolada de grão 150. Remova o pó de madeira com um pincel. Coloque cola dentro da junta e recoloque a mesa ou a perna da cadeira. Coloque um grampo na junta e deixe a cola secar durante a noite. Use cola de madeira epóxi para seções difíceis de colar, como os cantos das gavetas da cômoda ou seções decorativas que exijam a recolocação de madeira elevada e complexa.

Etapa 8

Manche ou pinte os móveis de madeira depois de reparados. Use uma mancha à prova d'água e aplique em pinceladas uniformes com um pincel limpo. Se você estiver pintando os móveis, use tinta à base de esmalte de látex na cor de sua escolha. Aplique duas demãos de tinta ou mancha. Deixe a primeira demão secar antes de aplicar a segunda.

Etapa 9

Escolha um verniz transparente impermeável e repelente de insetos. Depois que os móveis estiverem secos, aplique duas demãos de verniz com um pincel limpo, deixando a primeira demão secar antes de aplicar a segunda.

Pin
Send
Share
Send