Como cultivar orquídeas a partir de sementes

Pin
Send
Share
Send

O cultivo de orquídeas a partir de sementes é particularmente desafiador, pois as sementes não contêm nutrientes armazenados para germinação e crescimento bem-sucedidos. Para produzir plantas de orquídeas a partir de sementes, o jardineiro deve primeiro fornecer uma solução que contenha os nutrientes necessários para o desenvolvimento da semente de orquídea. As sementes não podem crescer no solo de envasamento convencional como outras plantas. A propagação a partir de sementes exige paciência e um conhecimento comum de como as sementes de orquídea germinam para produzir plantas bonitas e floridas.

Cultivar orquídeas a partir de sementes requer paciência e comprometimento.

Passo 1

Encha uma panela grande com água e coloque-a no fogão para ferver. Segure dois frascos de vidro transparentes com pinças e mergulhe-os na água fervente. Submergir os frascos de vidro na água fervente os esteriliza, proporcionando um ambiente que desencoraja bactérias e fungos indesejados.

Passo 2

Retire os frascos de vidro com a pinça e coloque-os em uma toalha limpa para secar. Insira um funil em um dos frascos de vidro e despeje ágar estéril nele. Despeje uma camada de 1,2 cm de ágar no fundo do balão ou o suficiente para cobrir o fundo sem espirrar para os lados.

Etapa 3

Despeje uma camada de 2,5 cm de água destilada no outro frasco de vidro esterilizado. Coloque todas as sementes de orquídea na água destilada.

Passo 4

Aperte um conta-gotas e mergulhe-o no frasco que contém as sementes de orquídea. Solte o bulbo do conta-gotas, permitindo que a água e as sementes da orquídea entrem no conta-gotas. Puxe o conta-gotas para fora do frasco de água destilada e insira-o no frasco que contém o ágar esterilizado.

Etapa 5

Segure o conta-gotas sobre a solução de ágar e aperte o bulbo até que as sementes da orquídea estejam espalhadas sobre o ágar esterilizado.

Etapa 6

Feche a parte superior do frasco que contém as sementes de orquídea com uma rolha de algodão. Coloque o frasco de vidro sob luzes artificiais. Defina o cronômetro nas luzes de cultivo para fornecer pelo menos 14 horas de luz diariamente até que as sementes da orquídea germinem, o que pode variar de alguns meses a alguns anos, dependendo da variedade de sementes de orquídea que você possui.

Etapa 7

Examine as raízes das plantas de orquídeas em crescimento no balão. Puxe delicadamente a planta da orquídea do ágar quando as raízes tiverem pelo menos 1/4 de polegada de comprimento. Use uma pinça longa para puxar as orquídeas do ágar e enxaguar qualquer ágar restante das raízes da orquídea com água limpa.

Etapa 8

Encha um recipiente de 2 a 3 polegadas de diâmetro com uma camada de amendoim de espuma. Os amendoins ajudarão a drenar o excesso de umidade das raízes das orquídeas.

Etapa 9

Coloque uma camada de pedaços de casca de abeto em cima dos amendoins de espuma dentro do recipiente. Coloque a planta da orquídea em cima dos pedaços de casca de abeto, espalhando as raízes ao redor da planta. Continue enchendo a panela e cercando a orquídea com pedaços de casca de abeto até que o recipiente esteja cheio.

Etapa 10

Coloque o recipiente da orquídea em um local interno que receba sol pleno, dependendo da variedade de orquídeas que você possui. As orquídeas que crescem sob luzes artificiais exigem que a iluminação permaneça acesa pelo menos 12 horas por dia.

Etapa 11

Regue a orquídea uma vez por semana até que os pedaços de casca de abeto estejam completamente umedecidos. Regue apenas a orquídea quando a casca do abeto secar.

Etapa 12

Alimente a planta da orquídea com um fertilizante de orquídea, de acordo com as instruções incluídas.

Pin
Send
Share
Send