Clorox limpará um dreno?

Pin
Send
Share
Send

Praticamente todos os lares têm uma garrafa de alvejante Clorox em uma prateleira em algum lugar, geralmente na lavanderia. Geralmente, existe para uma de duas finalidades: branquear a roupa suja ou fazer um limpador desinfetante. Como o Clorox é um bom desinfetante, as pessoas com piscinas geralmente têm uma ou várias garrafas à mão para chocar a água da piscina quando ela começa a ficar turva.

Se você mantiver uma garrafa de água sanitária à mão para fins de desinfecção, talvez seja uma boa idéia usar o Clorox para desobstruir os drenos.

Se você mantiver uma garrafa de água sanitária à mão para fins de desinfecção, talvez seja uma boa idéia usar o Clorox para desobstruir os drenos. Não funcionará, e há boas razões para não usá-lo para esse fim, principalmente se o dreno estiver em uma pia de aço inoxidável. Você pode fazer um limpador de drenos muito mais eficaz usando outros produtos químicos que são tão comuns em casa como a água sanitária.

O alvejante pode corroer o metal, especialmente o aço inoxidável

O Clorox às vezes é chamado de alvejante à base de cloro, mas o ingrediente principal não é o cloro livre, mas um composto químico conhecido como hipoclorito de sódio, que se decompõe para liberar cloro quando é diluído. Embora o Clorox seja realmente uma solução a 5% de hipoclorito de sódio e água, usá-lo expõe qualquer superfície que você derramar sobre cloro, e isso é desastroso para o aço inoxidável.

O cloro é um dos poucos produtos químicos que podem danificar permanentemente o aço inoxidável. Isso é feito através de um processo de corrosão eletroquímica que resulta em corrosão, o que pode tornar a pia permanentemente opaca na melhor das hipóteses e causar, na pior das hipóteses, vazamentos de orifícios. Provavelmente isso não acontecerá na primeira vez que você derramar água sanitária em uma pia de aço inoxidável, mas acontecerá se você fizer isso repetidamente.

O cloro na água sanitária também pode danificar outros metais; portanto, se os canos embaixo da pia são cromados, eles são vulneráveis. Derramar alvejante através deles raramente causa algum dano, mas você não quer que ele se sente nos canos tentando abrir caminho através de um entupimento.

Alvejante desinfeta drenos, mas não limpa entupimentos

Você provavelmente não terá sucesso se usar alvejante para limpar um ralo entupido. Como o hidróxido de sódio, o principal ingrediente de Drano, o hipoclorito de sódio é alcalino, mas não é tão cáustico e não se infiltra na matéria sólida no ralo. Poucos encanadores recomendam que o Clorox desobstrua os drenos, mas isso não significa que não há benefício em usá-lo.

O que o alvejante é bom em fazer é desinfetar, de modo que um tratamento regular pode ajudar a impedir que a matéria orgânica cresça nos canos e isso ajuda a evitar obstruções. Um tratamento regular também ajuda a manter os canos cheirosos. Lembre-se de que o uso repetido de água sanitária corroerá as tampas de drenagem de aço inoxidável, as flanges de descarte de lixo e as pias.

Alvejante pode fazer parte de um tratamento eficaz de manutenção de drenos

A melhor maneira de limpar um dreno entupido é usar um êmbolo. Se isso não funcionar, e você quiser usar produtos químicos, o remédio recomendado por muitos encanadores é o bicarbonato de sódio e o vinagre. Despeje cerca de 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo e siga-o com uma solução 50/50 de vinagre e água - de preferência água fervente. A combinação cria uma espuma de bolhas de dióxido de carbono que afrouxam o entupimento para que você possa mergulhar ou lavá-lo.

É melhor que os tamancos não se desenvolvam em primeiro lugar, e um tratamento desinfetante regular possa ajudar. O uso de água sanitária ou vinagre para drenos - e ambos são bons desinfetantes - depende da presença de aço inoxidável. O vinagre também é um bom desinfetante e não causa corrosão.

Se você escolher alvejante, dilua-o com 10 partes de água. Em vez de torná-lo mais fraco, a diluição torna o alvejante um desinfetante mais forte.

Pin
Send
Share
Send