Rochas que explodem em torno de fogueiras

Pin
Send
Share
Send

Nem toda rocha é tão densa quanto o granito e o mármore que usamos para construir. Algumas rochas são muito mais porosas e permeáveis. Essa permeabilidade permite que o ar e a água entrem no corpo da rocha, onde a física e a química assumem o poder de explodir a rocha quando aquece.

Crédito: Neil Podoll / iStock / Getty ImagesFogo no quintal de casa

Tipos de Rock

Crédito: flas100 / iStock / Getty Images

Existem três tipos básicos de rocha: ígnea, sedimentar ou metamórfica. A rocha ígnea é o resultado da atividade vulcânica que expulsa lava quente, que depois esfria para formar um sólido rochoso. As rochas sedimentares são o produto de muitas camadas de sedimentos oceânicos ou lagos que se depositam no fundo do oceano ou lago. Metamórfico é uma rocha que antes era ígnea ou sedimentar e que foi aquecida e comprimida ao longo do tempo em algo muito mais denso do que a rocha original.

Hard Rocks

Crédito: valentinapetrova / iStock / Getty Images

As rochas duras mais comuns são granito, mármore e ardósia. Mármore e ardósia são rochas metamórficas, formadas ao longo do tempo pela compressão de calcário e xisto, respectivamente. O granito é uma rocha ígnea que nunca foi exposta ao ar ou à água durante o resfriamento, permitindo a solidificação de uma forma muito densa.

Soft Rocks

Crédito: Eremin Sergey / Hemera / Getty Images Detalhe da pedra-pomes

Rochas mais suaves, como arenito, calcário e pedra-pomes, não são tão densas quanto granito ou mármore; há mais espaço entre as moléculas que compõem a pedra. Isso os torna mais leves, mais macios e mais permeáveis ​​à água. Tanto o arenito quanto o calcário são rochas sedimentares formadas sem grande compressão, permitindo assim seus altos níveis de permeabilidade. A pedra-pomes também é porosa, mas é uma rocha ígnea que se forma quando a lava vulcânica quente se mistura com o ar ou a água mais fria, formando bolhas que enfraquecem a estrutura da rocha, tornando-a muito porosa.

Como as rochas explodem

Crédito: legna69 / iStock / Getty Images

Rochas permeáveis ​​ao ar e à água têm muito mais probabilidade de explodir do que rochas densas e não permeáveis. Isso ocorre porque o ar ou a água são absorvidos pela rocha quando está frio e, em seguida, as moléculas de ar ou água presas no interior da rocha se expandem mais rapidamente do que a rocha sólida quando aquece ao lado do fogo. Se houver um volume de água alto o suficiente em uma rocha quente e porosa, a rocha explodirá quando a força do gás de vapor em expansão no interior for maior do que a rocha pode conter.

Pin
Send
Share
Send