Como fazer reparo de chips de esmalte para panelas

Pin
Send
Share
Send

As panelas de esmalte geralmente têm uma base de ferro fundido revestida por uma substância chamada esmalte vítreo. O esmalte vítreo é produzido pela fusão do vidro derretido ao metal a uma temperatura muito alta. Este revestimento suave protege o metal subjacente às suas panelas. Em muitos casos, o esmalte lasca ao longo de anos de uso ou como resultado de cuidados inadequados. É possível reparar esses chips ou procurar uma peça de reposição se o seu esmalte estiver na garantia.

Como fazer reparo de cavacos de esmalte para panelas

Reparando chips de esmalte para panelas

É possível corrigir temporariamente as panelas de esmalte lascadas em casa. No entanto, a maioria dos fabricantes não recomenda que você continue usando uma peça lascada. Esse problema é menos sobre o metal agora exposto e mais sobre lascas contínuas na área danificada, o que pode levar à ingestão do esmalte.

Alguns fabricantes podem garantir seus itens ou oferecer serviços de reparo. Em outros casos, eles podem recomendar a substituição de suas panelas. Se você pretende solicitar uma substituição de uma peça que esteja na garantia, não tente seguir o processo de reparo doméstico, pois isso pode anular sua garantia.

Para uma solução rápida em casa, você pode adquirir um kit de reparo de esmalte com segurança para alimentos. Siga as instruções na embalagem para uso.

Para reparar seu esmalte lascado do zero, compre um epóxi seguro para alimentos. Use o epóxi para preencher suavemente o espaço deixado de onde o esmalte lascou. Deixe o epóxi endurecer um pouco e pressione um pedaço de papel encerado sobre ele. Aplique pressão no papel encerado e alise o epóxi contra as panelas. Remova o papel encerado e deixe o epóxi secar conforme especificado pelo fabricante.

Depois que o epóxi secar, você poderá usar uma lixa de grão 400 para lixar suavemente as bordas da área reparada, para que elas fiquem niveladas com as bordas circundantes. Tome muito cuidado para não arranhar o esmalte próximo.

Usando um esmalte para alimentos e um pincel, cubra a área epóxi com um pigmento o mais próximo possível da cor do esmalte original. Deixe secar.

Depois de concluir o processo de reparo, lave o esmalte muito bem para remover toda a areia ou outros restos dos reparos.

Se você estiver reparando temporariamente o seu esmalte usando o método descrito acima, ainda deverá substituir o seu utensílio de cozinha ou repará-lo profissionalmente para uso a longo prazo.

Ferrugem no seu esmalte

Quando o esmalte lasca, o metal exposto abaixo tende a ferrugem. Você pode remover essa ferrugem usando uma lixa de grão 400. No entanto, os fabricantes não recomendam que você cozinhe com qualquer esmalte que contenha ferrugem, pois isso pode prejudicar a ingestão.

Dicas para proteger seu esmalte

Para incentivar a longevidade, existem algumas regras básicas que você deve seguir para o seu esmalte. Evite flashes de altas temperaturas, pois podem danificar suas panelas. Além disso, não aqueça esmaltes vazios, pois isso pode danificar seu revestimento.

Lave o esmalte com água quente e sabão, mas evite deixá-lo submerso por longos períodos de tempo. Se possível, não use esponjas ásperas ou ferramentas de lavagem em seu esmalte, pois isso pode arranhar a superfície do esmalte.

O esmalte pode manchar com o tempo. Se isso ocorrer, pincele uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em suas panelas. Deve remover manchas rapidamente.

Pin
Send
Share
Send