Como testar e solucionar problemas de bobinas de ignição

Pin
Send
Share
Send

Em qualquer motor de cortador de grama a gasolina, a bobina de ignição, chamada por alguns fabricantes de armadura de ignição, é um elemento-chave do sistema de ignição. Quando um cortador de grama está funcionando bem, mas de repente se recusa a iniciar, não importa quantas vezes o cabo seja puxado ou o motor de partida seja acionado, a bobina de ignição é uma possível causa do problema.

Como a bobina de ignição opera

A bobina de ignição é um componente pequeno que fornece a conexão entre a vela de ignição e o volante rotativo que gira quando um cabo de partida é puxado manualmente ou quando um iniciador elétrico o gira. A bobina de ignição geralmente fica oculta sob a tampa do cortador de grama, mas é claramente visível quando você retira a tampa do motor. Sua função é gerar a faísca elétrica necessária para inflamar a gasolina no motor.

A bobina de ignição consiste em um fio isolado que leva da ponta da vela a uma armadura de metal na outra extremidade, que é montada na estrutura do motor perto do volante.

A bobina de ignição fornece a corrente elétrica para a ignição em um cortador de grama a gás.

A armadura consiste essencialmente em duas bobinas ocultas de fio de cobre que geram eletricidade quando ímãs ao longo da borda externa do volante giram pelas bobinas em alta velocidade. Quando você puxa o cabo em uma partida manual, está gerando a corrente elétrica inicial que pode pular a lacuna na vela de ignição e dar partida no motor. Em um motor de partida elétrico, um motor de partida a bateria gira o volante. De qualquer forma, uma vez iniciado o motor, o volante continua girando, criando um ciclo de ignição autoperpetuado.

Quando um motor de um cortador de grama para de repente de "travar" quando você tenta dar partida, a bobina de ignição (junto com a vela de ignição) é o culpado mais provável e é muito fácil testá-lo.

Embora existam outras partes que podem causar problemas de ignição, o projeto a seguir mostrará como testar e substituir uma bobina de ignição do cortador de grama. Embora o acesso e a remoção da bobina de ignição possa variar de modelo para modelo, o processo será semelhante para todos os cortadores de grama.

Existem várias maneiras de verificar uma bobina de ignição, incluindo métodos que exigem que você segure um fio desconectado da vela de ignição contra o chassi de metal e procure uma faísca enquanto aciona o motor. Os veteranos e a mecânica muito experiente do quintal podem jurar por esse método, mas ele tem um pequeno risco inerente de choque e incêndio, portanto, nossa técnica envolve remover o módulo de ignição e testá-lo com um ohm metro, a ferramenta de um eletricista comum. Este é um método completamente seguro que funcionará em qualquer bobina de ignição. Outra ferramenta de diagnóstico que funcionará é uma multímetro, se configurado para medir a resistência.

Se o teste descrito abaixo disser que a bobina de ignição está ruim, é simples substituí-la por uma nova simplesmente revertendo o processo pelo qual você removeu a antiga. A chave aqui será a instalação da nova bobina para que o espaço entre os ímãs na bobina e no volante siga as especificações do fabricante. Uma folga muito larga ou muito estreita não permitirá que o sistema de ignição funcione corretamente. No entanto, se você instalar uma peça de substituição OEM (fabricante do equipamento original), conseguir o espaço correto deve ser automático. Se você está comprando uma peça de reposição, por outro lado, pode ser necessário ajustar a lacuna manualmente.

Passo 1

Remova a capota (a carcaça externa) de todo o motor, afrouxando quaisquer parafusos ou porcas que estejam segurando-a no lugar. Com muitos cortadores de grama, isso será suficiente para expor o volante do motor e a bobina de ignição; com outros cortadores, pode ser necessário remover algumas outras proteções ou peças antes de ver a bobina. Será a peça montada perto do volante do motor e terá um fio isolado que leva ao topo da vela montada no bloco do motor.

Um medidor de ohm ou multímetro é uma ferramenta de teste elétrico que permite verificar a bobina de ignição quanto ao funcionamento adequado.

Passo 2

Retire o fio da vela de ignição. Solte os parafusos de fixação que prendem a bobina de ignição ao chassi do motor. Isso geralmente significa desaparafusar pequenos parafusos ou parafusos ou, às vezes, um par de parafusos. Remova a bobina de ignição do suporte ou do bloco de montagem segurando-a no lugar. Se a bobina de ignição tiver um fio terra, solte-o e remova-o no ponto em que é conectado ao chassi do cortador de grama.

Toque no fio vermelho no ohmímetro até a conexão da vela de ignição e toque no fio preto na armadura da bobina de ignição.

Coloque a bobina de ignição em uma superfície de trabalho. Coloque o mostrador em um ohmímetro ou multímetro para 20k ohms. Insira o fio positivo no ohmímetro no soquete final ou no aro de metal no fio da vela de ignição. Coloque o fio negativo do testador na parte de armadura metálica da bobina de ignição. Enquanto assiste ao visor do medidor, arranhe os dois fios para garantir um bom contato de metal com metal.

crédito: Bryan TrandemA leitura de "1" indica resistência completa ou nenhuma conectividade. Isso indica uma bobina de ignição que falhou.

Veja a leitura no ohmímetro. Idealmente, você deve ver uma leitura de 2,5k a 5k ohms, indicando que a fiação da bobina está intacta e funcionando corretamente. (Em um ohmímetro, uma leitura de "0" indica que não há resistência em toda a conectividade perfeita, enquanto uma leitura de "1" indica resistência completa ou nenhuma conectividade.) Se você testar a bobina e o medidor permanecer em "1", significa que não há conectividade e que a bobina está com defeito e precisa ser substituída.

Etapa 5

Se a bobina de ignição estiver com defeito, compre uma nova especificada para uso no seu motor de corte. A melhor maneira de garantir isso é levar o módulo antigo a um pequeno revendedor de peças de motor e pedir ao funcionário que o combine. Se você estiver comprando on-line, compre uma bobina de ignição especificada para o seu modelo de cortador de grama.

Etapa 6

Ao instalar a bobina de ignição, conecte o fio terra (se houver) primeiro e depois a extremidade da armadura, seguindo a recomendação do fabricante para o espaço adequado entre a armadura e os ímãs no volante do cortador de grama. Alguns técnicos de serviço usam um pedaço fino de papelão, como a tampa da caixa de fósforos, para estabelecer essa lacuna, mas uma ferramenta de abertura da vela de ignição também funcionará. Aperte a armadura firmemente na estrutura do motor.

Etapa 7

Por fim, reconecte o fio da vela de ignição na extremidade da vela. Teste o mecanismo para ver se ele inicia e funciona corretamente.

Pin
Send
Share
Send