Como o caule de um lírio d'água ajuda a crescer em um lago?

Pin
Send
Share
Send

Os nenúfares e outras plantas aquáticas são valorizados por sua aparência em seus habitats aquáticos naturais, bem como em jardins aquáticos e outras plantações ornamentais. Os nenúfares têm muitas adaptações únicas que lhes permitem prosperar em lagoas e outros pântanos. Isso inclui várias características de folhas e raízes. Além disso, as hastes de nenúfar oferecem adaptações que permitem que essas plantas prosperem na água.

Várias características do caule ajudam os nenúfares a prosperarem em habitats aquáticos.

Comprimento da haste

Os caules do nenúfar, ou pecíolos, que conectam as folhas flutuantes às raízes ancoradas no fundo, geralmente são mais longos do que o necessário para permitir que as folhas flutuantes atinjam a superfície da água. Esse comprimento extra permite que a planta se ajuste rápida e facilmente aos níveis de água flutuantes. Se um nível de água subir acima das folhas ou o lírio for colocado mais fundo na água, o caule começará a crescer até que as folhas estejam novamente na superfície. O comprimento do caule longo também permite que as muitas folhas de cada planta se espalhem na superfície da água para tirar o máximo proveito da luz solar e do ar.

Natureza fraca e flexível

As hastes, ou pecíolos, de nenúfares são semanais e flexíveis. Há pouco ou nenhum tecido de reforço mecânico nas hastes. Essas plantas ficam suspensas se forem removidas da água. As hastes são suportadas pela água que as cerca, e sua flexibilidade lhes permite suportar correntes de água e mudanças de nível.

Tecido condutor de gás

As raízes dos nenúfares precisam de oxigênio, mas, diferentemente das plantas terrestres, elas não conseguem capturar o ar do espaço do solo. Em vez disso, os nenúfares fazem com que o ar se mova para os espaços internos de gás das folhas jovens. Além do tecido condutor padrão que move os líquidos entre as raízes e as folhas, os nenúfares e outras plantas aquáticas têm tecido condutor de gás que atravessa o caule. Este tecido é conhecido como aerênquima ou lacuna. Quando as folhas jovens são aquecidas, cria uma leve pressão que força o gás para baixo através do aerênquima. As folhas mais velhas perdem a capacidade de pressurizar o ar, para que o gás residual das raízes retorne através do tecido do tronco condutor de gás e saia pelas folhas mais velhas.

Tecido vascular arranjado centralmente

O tecido vascular dos nenúfares é arranjado centralmente. Nas plantas terrestres, o floema e o xilema são dispostos cilíndricamente em direção à parte externa do caule. O tecido vascular localizado centralmente permite que a haste do nenúfar resista à força da água em movimento.

Pin
Send
Share
Send