Como testar um transformador de alta tensão

Pin
Send
Share
Send

Os transformadores convertem a voltagem para uso em aparelhos. Transformadores de alta tensão ou "intensificação" transformam tensões mais baixas em intensidades mais altas. Aparelhos como microondas fazem uso de transformadores de alta tensão. Por apresentarem risco de choque, o transformador deve ser desconectado e os capacitores sangrados antes do teste. Com um testador de resistência prontamente disponível, porém, todo o processo se torna simples, rápido e muito informativo. Saber como o transformador funciona ajuda a entender o significado dos resultados dos testes. Ele determinará se o próprio transformador está com defeito ou se está funcionando corretamente.

Os transformadores permitem que os sistemas elétricos usem vários níveis de tensão.

Passo 1

Desconecte o transformador da fonte de energia.

Passo 2

Permita que a energia seja drenada dos capacitores. Se a unidade usar capacitores de alta tensão sem resistores de dreno, pode ser necessário causar um curto-circuito nos capacitores. Caso contrário, permita que os resistores drenem a energia dos capacitores por conta própria.

Etapa 3

Teste se a unidade não possui energia com o voltímetro.

Passo 4

Desconecte o cabo de alta tensão da torneira do transformador. Isso pode envolver simplesmente desconectar o fio ou exigir a remoção de um parafuso de fixação. Se houver vários toques de alta tensão, desconecte cada um deles agora.

Etapa 5

Defina o ohmímetro para o mais sensível. Teste a resistência entre o terminal recém-desconectado e o terra. O medidor deve exibir algo entre 50 e 70 ohms (50-70 Ω) de resistência entre esses dois pontos. Variação significativa dessa faixa indica um transformador com defeito.

Etapa 6

Desconecte os fios dos terminais de entrada no transformador, seguindo o mesmo procedimento das saídas de alta tensão.

Etapa 7

Teste com o ohmímetro entre cada terminal de entrada. O medidor deve exibir uma leitura muito baixa (perto de zero ohms (0 Ω)) entre esses terminais. Muita resistência entre esses terminais indica um defeito no transformador.

Etapa 8

Teste entre cada um dos terminais de entrada e o terra. O ohmímetro deve mostrar infinitos ohms (∞ Ω), indicando nenhuma conexão entre esses pontos. Qualquer resistência finita aqui indica um curto-circuito.

Etapa 9

Desconecte os cabos de saída de baixa tensão e teste a resistência entre esses terminais. O ohmímetro deve exibir uma leitura baixa e finita (menos de um), como nos terminais de entrada. Muita resistência indica um problema no transformador.

Etapa 10

Finalmente, teste entre os terminais de saída de baixa tensão e o terra. O medidor deve exibir ohms infinitos (∞ Ω), indicando nenhuma conexão. Novamente, qualquer conexão aqui indica um curto-circuito.

Etapa 11

Se todas as leituras de resistência parecerem corretas, limpe os terminais e reconecte os fios, depois reconecte o transformador. Os testes indicam que qualquer problema com o sistema está em outro lugar.

Pin
Send
Share
Send