Como consertar uma porta estridente

Pin
Send
Share
Send

Portas barulhentas podem ser boas para alertar os pais sobre atividades noturnas de adolescentes, mas, caso contrário, são apenas irritantes. O primeiro passo para silenciar uma porta estridente é identificar de onde vem o ruído, usando (o que mais?) Seus ouvidos. Abra e feche a porta repetidamente para identificar a fonte do rangido: provavelmente é uma ou mais dobradiças ou a porta que está encostada no batente da porta do lado da dobradiça.

Dobradiças velhas e enferrujadas rangem com frequência.

Silenciando dobradiças de porta estridente

As dobradiças das portas rangem porque ficam sujas, secas (sem lubrificante) ou enferrujadas, o que aumenta o atrito das peças de metal que se esfregam. E a solução em todos os casos é limpar e lubrificar as dobradiças. Você pode fazer isso da maneira mais rápida (mais temporária) ou melhor (mais limpa e mais duradoura).

Essa solução rápida é pegar um pano ou toalha de papel e uma lata de lubrificante em spray, como o WD-40. Com a porta fechada, segure o pano atrás da dobradiça (para evitar a pulverização excessiva) e pulverize a dobradiça ao longo das juntas - os pequenos cilindros que prendem o pino da dobradiça. É melhor usar uma lata de spray com um bico, para entrar nos cantos e recantos. Aplique o lubrificante com moderação e goteje com o pano antes de cair no chão ou correr pela porta. Abra e feche a porta repetidamente para distribuir o lubrificante, limpando qualquer excesso de lubrificante e resíduos durante o processo. Repita com as outras dobradiças, conforme necessário.

A melhor solução é remover os pinos das dobradiças, limpá-los completamente e aplicar uma leve camada de lubrificante antes de reinstalá-los. Faça isso com uma dobradiça de cada vez, para não precisar abrir a porta:

  1. Remova cada pino da dobradiça, batendo-o com um martelo e um perfurador ou uma pequena chave de fenda. O pino pode estar sujo ou oleoso, por isso tome cuidado para não o deixar cair no tapete.
  2. Limpe o pino com um pano e, se desejar, um lubrificante em spray ou fluido penetrante (como WD-40). Se o pino estiver enferrujado, remova a ferrugem com lã de aço fina.
  3. Limpe as articulações da dobradiça (os cilindros que prendem o pino) para remover qualquer gunk ou graxa.
  4. Revista o pino com uma leve camada de graxa de lítio branca ou com uma aplicação muito leve de óleo doméstico (a graxa de lítio é preferida porque dura mais e é menos bagunçada que o óleo).
  5. Insira o pino de volta na dobradiça e bata com um martelo.
  6. Repita com as outras dobradiças, conforme necessário.
A graxa de lítio branca é fornecida em tubos de graxa (viscosos) padrão e em spray.

Consertando uma porta estridente que é vinculativa

As portas podem se prender contra o batente da porta do lado da dobradiça quando as dobradiças estão inseridas muito profundamente na madeira da porta ou do batente. As dobradiças são instaladas em recessos planos chamados mortisese, às vezes, os entalhes são mais profundos que a espessura da dobradiça; portanto, as peças de madeira se esfregam quando a porta se fecha, causando um rangido. Verifique esse problema passando os dedos pelas dobradiças. Eles devem estar alinhados com a porta ou batente. Se as dobradiças estiverem embutidas, você pode deslizar atrás delas com papelão para deixá-las niveladas:

  1. Remova os parafusos que prendem a folha da dobradiça (a placa de metal plana da dobradiça) da porta ou batente, conforme aplicável, usando uma chave de fenda ou chave de fenda.
  2. Gire a folha da dobradiça para longe da porta ou batente para expor o encaixe. Pode ser necessário removê-lo com uma faca ou uma pequena chave de fenda.
  3. Corte um pedaço de papelão sólido (não ondulado) para que se encaixe perfeitamente dentro do encaixe da dobradiça, sem sobrepor as bordas. O papelão de uma caixa de cereal ou embalagem semelhante funciona bem e você pode usar vários calços, se necessário.
  4. Encaixe o calço de papelão no encaixe para que fique plano.
  5. Coloque a folha da dobradiça sobre o papelão e reinstale os parafusos da dobradiça, passando através do papelão.
  6. Repita com outras dobradiças que não estão alinhadas com a porta ou batente.
crédito: Black & DeckerTenha cuidado para não retirar os orifícios dos parafusos ao reinstalar os parafusos das dobradiças com uma broca.

Se as dobradiças parecerem boas, a porta pode estar presa em algum lugar da porta lateral da dobradiça para de moldar. As paradas são as tiras estreitas de madeira contra as quais a porta se fecha. Essa ligação geralmente é causada quando a porta e / ou a parada incham com a umidade ou com um acúmulo intenso de tinta. Para uma solução rápida, esfregue uma vela branca ao longo da superfície da parada que encontra a porta. Se isso funcionar, será apenas temporário, mas poderá durar o suficiente para a madeira recuar quando o tempo estiver menos úmido.

Para uma correção mais permanente, lixe a borda do batente com uma lixa fina. Isso removerá um pouco de tinta e áspera ligeiramente a superfície pintada, para que não fique tão pegajosa. Se você tiver que lixar todo o caminho até a madeira nua, para fazer o rangido parar, lixe um centímetro extra de 1/16 de polegada para poder repintar a área e ainda ter um pequeno espaço para a porta.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Acabando com o barulho da porta (Abril 2024).