Como cortar chapas metálicas

Pin
Send
Share
Send

A chapa padrão é de aço galvanizado fino. São os mesmos dutos de material e geralmente são vendidos em chapas grandes e planas com espessuras de 18 a 28 gauge. Você também pode encontrar chapas metálicas em alumínio ou mesmo cobre e latão, e todas elas podem ser cortadas usando as mesmas ferramentas e técnicas. Você pode fazer quase qualquer corte em chapa com um único par de snips. Se você precisar de cortes realmente suaves ou precisar fazer muitos cortes curvos, existem algumas versões especiais de snips que tornarão o trabalho mais fácil e os cortes mais limpos.

Os cortes de metais comuns cortam a maioria das formas de chapas metálicas.

Ferramentas para cortar chapas

A ferramenta mais importante para cortar chapas é um bom par de luvas de couro. Se você não usá-los, você vai corte-se em um ponto ou outro, por mais cuidadoso que seja. A próxima coisa que você precisa é de um bom par de pedaços de estanho compostos, também chamados recortes de aviação. Esta é uma versão mais versátil dos recortes de lata enferrujados da velha escola que você pode ter em sua caixa de ferramentas. Eles têm mandíbulas curtas e poderosas que podem cortar chapas de calibre 18, bem como costuras em dutos de chapa. Eles também são úteis para cortar todos os tipos de outros materiais de folha - plástico, couro, borracha etc. -, por isso valem US $ 10 ou US $ 12 por um par decente.

As mandíbulas dos cortes de metal têm dentes finos para segurar o metal liso.

Os recortes de aviação são de alguns tipos diferentes. O padrão, corte reto As versões possuem garras retas e uma geometria simétrica. Eles geralmente têm alças amarelas e são projetados para cortes retos, mas são mais ou menos para todos os fins, pois também cortam curvas. Se você precisar fazer cortes retos e / ou cortes ocasionais largos e curvos, ficará bem com um par deles.

Recortes de aviação também vêm direito e corte esquerdo versões. O corte direito é feito para cortes retos e para fazer sentido horário (à direita) cortes curvos. Eles geralmente têm alças verdes e são ideais para usuários destros. Eles não fazem cortes no sentido anti-horário (esquerda) muito bem. Os cortes cortados à esquerda são exatamente o oposto: eles fazem retas e sentido anti-horário corta e é melhor para pessoas canhotas; eles geralmente têm alças vermelhas. Os cortes de corte direito e de corte esquerdo fazem seus respectivos cortes de curvas de maneira mais suave e fácil do que os cortes de corte reto, portanto vale a pena comprar se você tiver muitas curvas apertadas para cortar. Eles também costumam ter um Deslocamento geometria que posiciona as alças acima das garras de corte para manobrabilidade.

Crédito: Wiss / Home Depot; Recortes de aviação de corte reto.

Uma outra ferramenta que você pode considerar comprar se tiver muitos cortes retos longos para fazer, principalmente em chapas relativamente finas, é um par de tesouras de estanho padrão, o tipo que mais se assemelha a tesouras e tem grandes alças de metal. Se você tiver um par antigo em sua caixa de ferramentas, poderá experimentá-lo ou obter um par mais novo e mais nítido. Eles fazem cortes retos mais limpos e mais rápidos do que os cortes de aviação, mas não são tão versáteis.

Dicas para cortar chapas

Cortar chapas de metal com recortes é como cortar tecidos com tesouras; é apenas um material muito mais resistente e com arestas e cantos afiados e mortais (não esqueça essas luvas). As chapas metálicas também costumam atrapalhar seus cortes, à medida que você avança mais no corte, dificultando manter os cortes retos ou posicionando a mão para um corte eficiente. Minimize esse problema, descascando ou dobrando os resíduos ao longo do caminho, usando a mão que não está cortando. Aqui estão mais algumas dicas para diferentes situações:

Os cortes de aviação de corte direito geralmente têm alças verdes.
  • Marque sua linha de corte com um marcador permanente. Um Sharpie de "ponta fina" é bom para cortes básicos, ou você pode usar uma "ponta ultra fina" para obter uma linha mais precisa (que também é menos visível posteriormente).
  • Abra as mandíbulas dos recortes até o fim e alinhe-as com sua linha de corte antes de fazer cada corte. As mandíbulas têm a maior força de corte na parte traseira, onde as duas metades se cruzam. Se for difícil cortar um material, abra as garras até o fim e force-as a entrar no material ao fazer o corte; isso evita que o material escorregue para fora das garras. Alinhe as mandíbulas de cada vez, porque é fácil desviar-se da linha de corte se você não tomar cuidado.
  • Não feche as mandíbulas completamente, na maioria dos casos. Fechar as mandíbulas tende a dobrar o metal nas próprias pontas das mandíbulas (onde elas têm menos poder de corte). Em vez disso, pare de cortar ao se aproximar das pontas e abra as garras novamente para avançar para o próximo corte.
  • Inicie recortes internos, como orifícios que não tocam a borda do material, usando uma chave de fenda de formão ou lâmina plana e um martelo. Coloque a ponta do cinzel ou a ponta da chave de fenda dentro do recorte marcado e bata com um martelo para perfurar o metal e fazer um corte curto. Trabalhe a mandíbula dos seus cortes no corte para começar o recorte.
  • Faça pequenos furos, com cerca de 5 cm de diâmetro, com uma serra e uma furadeira portátil. Marque o centro do furo no metal e prenda a folha sobre um pedaço grosso de madeira de sucata (como 2 x 4). Crie uma covinha na marca central tocando nela com um soco ou um prego e um martelo; não quebre o metal. Coloque a broca da serra circular na covinha e faça o furo, como quando estiver perfurando madeira, mas use uma velocidade lenta para evitar o superaquecimento da serra.
Os cortes de aviação cortados à esquerda geralmente têm alças vermelhas.

Pin
Send
Share
Send