As quatro (e mais) partes básicas de um circuito elétrico

Pin
Send
Share
Send

Quando você acende uma luz, provavelmente não pensa no que acontece para fazer a luz acender. Para que a luz ... bem, luz, as quatro partes básicas de um circuito elétrico devem estar no local para fornecer a energia necessária para produzir luz ou para alimentar outro tipo de dispositivo elétrico.

Um circuito elétrico possui quatro partes básicas

As partes básicas de um circuito elétrico

Todos os circuitos elétricos, independentemente de onde estejam ou sejam grandes ou pequenos, têm quatro partes básicas: uma fonte de energia (CA ou CC), um condutor (fio), uma carga elétrica (dispositivo) e pelo menos um controlador ( interruptor).

Visualize o que acontece quando você acende a luz da sala. Você alterna ou pressiona um botão para "acender" a luz. Sua ação faz com que a eletricidade flua (assim como a água flui através de um tubo) através dos fios do sistema elétrico para a lâmpada, que converte a energia elétrica que viaja através dos fios em luz visível. O processo é essencialmente o mesmo para ligar um computador, ligar uma TV ou fornecer a energia elétrica necessária para iniciar ou operar qualquer dispositivo elétrico.

A fonte de energia

Em um circuito elétrico, a fonte de energia fornece o Voltagem (a força que empurra os elétrons através de um condutor - medido em volts) e atual (a taxa de fluxo de elétrons - medida em amperes) para energizar um dispositivo conectado ao circuito.

Uma fonte de energia de tensão fornece um nível de tensão constante ao circuito. Exemplos de fontes de energia de voltagem são baterias, como as do seu laptop ou carro, a energia dos painéis solares no teto, o alternador do carro ou a energia proveniente da usina local ou da barragem hidrelétrica.

Por outro lado, uma fonte de energia atual (também conhecida como fonte de corrente constante), medida em amperes, fornece uma corrente constante de energia, independentemente de sua tensão. Normalmente, os circuitos de corrente constante são incluídos em um sistema para proteger o dispositivo que fornece a carga elétrica no circuito. Por exemplo, um LED requer um nível constante de corrente para protegê-lo de queimar ou ser danificado.

O condutor

Em um ambiente típico de energia elétrica que utiliza dispositivos elétricos comuns, o condutor é a fiação de uma casa ou dispositivo que fornece o caminho do circuito, no qual a energia flui. O sistema condutor (condução) interconecta todas as outras partes do circuito.

A energia elétrica flui um pouco como a água através de um cano ou mangueira. O condutor fornece a tubulação através da qual a energia elétrica flui da fonte para a carga e volta às vezes. E, como a água através de uma mangueira, a quantidade de energia necessária no circuito (conforme exigido pelo dispositivo de carga) determina a bitola do fio que forma o condutor do circuito.

O interruptor

O interruptor fornece o controle que fecha (continua) ou abre (interrompe) o fluxo de energia elétrica no circuito. Existe uma variedade de interruptores de circuito, incluindo interruptores de parede, botões, alternadores de teclas e muitos dispositivos biométricos.

Um comutador de circuito fechado pode ter um contato sustentado ou um contato transitório. Um contato sustentado, como um interruptor de luz, mantém o circuito em um estado que permite um fluxo constante de energia. Um contato transitório ou momentâneo fornece apenas um fluxo de energia ao circuito enquanto um botão ou dispositivo similar está sendo pressionado ou acionado. Quando o botão é solto, o circuito é novamente aberto.

A carga

Qualquer dispositivo conectado a um circuito elétrico que é ativado ou energizado pelo fluxo de eletricidade a ele fornece a carga elétrica no circuito. A carga é a quantidade de energia elétrica que o dispositivo usa para concluir sua tarefa. Esse consumo elétrico é medido em watts, que é igual à corrente (ampere) multiplicada pelos volts no circuito. Luzes, TVs, motores, aquecedores e aparelhos são dispositivos de carga que consomem energia.

Outros componentes de circuito

Embora a maioria das definições de circuito mostre três ou quatro componentes básicos, há outros recursos e componentes que podem ser incluídos no que constitui um circuito elétrico. Várias descrições de circuitos elétricos podem incluir outros componentes elétricos, como portões, dobradiças, transistores, medidores de tipos variados e assim por diante. Se esses itens devem ou não estar na definição realmente depende de você, seu entendimento e a aplicação do circuito elétrico em questão.

Pin
Send
Share
Send