Como uma célula mantém a homeostase?

Pin
Send
Share
Send

Homeostase significa literalmente mesmo estado, o estado desejado para uma planta saudável. E a saúde das plantas depende da disponibilidade de água, ar, luz e nutrientes, todos os quais funcionam dentro das células da planta. As células vegetais têm paredes rígidas que contêm órgãos que regulam a saúde e o crescimento das plantas. Entre os órgãos das células vegetais estão os vacúolos, os maiores e principais mecanismos de manutenção da homeostase, e os cloroplastos, que produzem energia.

Os vacúolos regulam a turgidez

As células vegetais contêm um ou mais vacúolos, que variam amplamente em forma, tamanho, conteúdo e dinâmica funcional, de acordo com Francis Marty em "Plant Vacuoles", publicado por Sociedade Americana de Fisiologistas de Plantas. No entanto, o vacúolo central é o maior órgão celular e é responsável pela turgidez celular. Quando uma planta recebe a umidade ideal, os vacúolos se enchem de água e exercem pressão hidrostática contra as paredes das células, evitando o murchamento.

Overwatering mata plantas

Embora as plantas possam murchar ou morrer da seca, overwatering também mata plantas. Sob condições adequadas, as raízes absorvem água e oxigênio. No entanto, as raízes alagadas não conseguem absorver oxigênio, interrompendo a homeostase e causando a morte das raízes. O alagamento ocorre em solos pesados ​​e compactados que não permitem espaços de ar entre as partículas do solo, bem como devido a muita chuva ou irrigação.

Níveis salinos e nutricionais afetam a homeostase

Os nutrientes fornecem íons que interagem dentro das células das plantas para criar pressão osmótica que puxa a água para os vacúolos e evita que a planta murcha. Por esse motivo, as plantas precisam de macro e micronutrientes. A matéria orgânica fornece os dois tipos de nutrientes, além de propriedades que melhoram a qualidade do solo. Os fertilizantes químicos também fornecem nitrogênio, fósforo e potássio, os principais nutrientes necessários para a saúde e o crescimento das plantas. Algumas formulações também fornecem nutrientes menores ou oligoelementos que beneficiam as plantas.

Solo, água e fertilizantes contêm sal em várias quantidades. Embora as plantas possam tolerar uma pequena quantidade de sal, níveis excessivos de sal são tóxicos. Excesso de sal no solo interrompe a homeostase, impedindo que as raízes das plantas absorvam água, resultando em crescimento lento, murcha ou até morte da planta.

As plantas em vasos são particularmente suscetíveis ao acúmulo de sal pelo uso de água dura ou quando fertilizantes químicos são usados ​​na água de irrigação. Para evitar esse problema, molhe completamente com água limpa e macia, como água destilada ou água da chuva, uma vez por mês.

Trate o acúmulo de sal no seu jardim de maneira semelhante, regando bem com água fresca. Se necessário, cavar valas temporárias para fornecer uma drenagem adequada durante este tratamento de lixiviação de sal para evitar as plantas de alagamento.

Cloroplastos fornecem energia para a saúde e o crescimento

As plantas obtêm sua energia do sol. Os cloroplastos nas células vegetais convertem a energia do sol em açúcares, que alimentam a saúde e o crescimento das plantas. As plantas variam de acordo com suas necessidades de luz, mas a luz insuficiente interfere na homeostase, resultando em perda de vigor, crescimento irregular ou até morte das plantas. Os sintomas de luz insuficiente incluem folhas de cor clara ou amarelada; folhas pequenas; crescimento atrofiado ou alongado, fininho. Consulte especialistas ou guias de jardinagem para saber os requisitos ideais de luz para espécies de plantas individuais.

Pin
Send
Share
Send