Como calcular a perda de carga

Pin
Send
Share
Send

Perda de carga é um termo comum usado para descrever dois tipos de perda de pressão em um sistema líquido. O primeiro tipo é a perda estática de carga devido à elevação de parte de uma tubulação acima de sua fonte, como nos andares altos de um edifício. O segundo tipo é a perda dinâmica de cabeça. É uma perda de pressão de fluxo em uma tubulação devido ao atrito das paredes do tubo ou à medida que o líquido flui através dos cotovelos, válvulas e conexões. O cálculo de qualquer tipo de perda de carga é simples.

A pressão da água cai quanto mais alto você sobe neste edifício.

Cálculo da perda de carga estática

Cada 2,31 pés de elevação vertical resulta em uma queda de 1 psi.

Defina o aplicativo de perda de carga. Neste exemplo, uma bomba de água no porão de um prédio de 10 andares fornece água doméstica para todos os andares. Supondo que cada andar do edifício represente 12 pés de altura, é possível calcular a perda de carga devido à elevação e subtraí-la da pressão de saída da bomba em qualquer lugar do edifício. A saída da bomba é de 125 psi e está localizada a 10 pés abaixo do térreo (primeiro andar). O exemplo examina o ponto médio da perda de carga no oitavo andar e presume uma condição sem fluxo.

Passo 2

Calcule a elevação acima do ponto médio da bomba no oitavo andar. Como a elevação está no ponto médio no oitavo andar, a altura acima do nível do solo é de 7 1/2 andares x 12 pés / história + 10 pés para a altura no porão acima da bomba. Isso totaliza 30 metros de elevação acima da saída da bomba.

Etapa 3

Calcule a perda de carga estática com base em 100 pés de elevação. O fator de conversão para a água em condições ambientais normais de 60 graus Fahrenheit é de 2,31 pés de altitude por pressão da água em libras por polegada quadrada. Dividir os 100 pés de elevação por 2,31 pés por psi produz uma perda de cabeça de 43,29 psi. A pressão da água disponível nesse nível seria, portanto, pressão de saída da bomba de 125 psi - 43,29 psi = 81,7 psi.

Calcular a perda de pressão dinâmica da cabeça

Muitas piscinas de resort localizam remotamente bombas de filtro para preservar o silêncio.

Defina o aplicativo dinâmico (flutuante). Para este exemplo dinâmico, suponha que uma bomba de filtro de piscina com pressão de saída de 40 psi esteja bombeando 150 galões por minuto de água em um loop da piscina através de 300 pés de tubulação, um sistema de filtragem remota e recue 250 pés para a outra extremidade da piscina. A tubulação usada é um tubo de plástico branco Schedule 40-PVC de 3 polegadas. Suponha que existam doze cotovelos de 90 graus no sistema de tubulação geral e que a perda constante através do filtro seja de 3 psi. Com essas informações, você pode calcular a perda dinâmica de carga através do sistema de tubulação de PVC.

Os acessórios para tubos de plástico PVC também agregam um fator de perda de carga.

Pesquise os dados de perda de pressão do tubo plástico de PVC Schedule 40 de 3 polegadas no gráfico de dados do setor. Uma taxa de fluxo de 150 gpm sustentará uma perda de pressão de 2 psi para cada 100 pés de tubo de PVC de 3 polegadas. Adicionando o comprimento equivalente a 2,5 pés de tubo por cotovelo, há um comprimento total de 300 pés e 250 pés mais 30 pés (para os cotovelos) ou 580 pés.

Etapa 3

Calcule a perda de carga total em todo o sistema de filtros. 580 pés x 2 psi / 100 pés = 11,6 psi, mais a perda de carga de 3 psi através do filtro, para uma perda de carga dinâmica total de 14,6 psi.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como Calcular a Perda de Carga da Tubulação - Exercício Resolvido (Pode 2024).