As folhas das minhas plantas de hibisco estão ficando amarelas com manchas pretas

Pin
Send
Share
Send

Muitas vezes, em uma planta de hibisco, as folhas amarelas são causadas pelo estresse. No entanto, manchas pretas são causadas por infecção por fungos ou, por vezes, infestação por insetos. Essas condições não são independentes, a parte complicada é descobrir qual condição veio primeiro. Pode ser que a planta tenha se estressado e isso tenha deixado o hibisco aberto a uma infecção por fungos. Ou pode ser uma infecção fúngica ou infestação de insetos que está estressando a planta. De qualquer maneira, deve ser tratável.

O hibisco é nativo de regiões tropicais e mimado fora de sua zona de conforto.

Verifique os pontos

Para distinguir entre uma infecção e infestação, o primeiro passo é verificar as manchas. Se você puder escová-las da folha ou se esfregar quando tentar, as próprias manchas são provavelmente bolor de fuligem. Este é um tipo de mofo que cresce na melada deixada para trás por insetos, como pulgões ou insetos. Essas manchas estarão apenas no topo das folhas e estarão na folha, mas não em parte. Também pode haver manchas de mofo nas hastes e em outras partes do hibisco. Procure por insetos no hibisco para confirmar. Você pode ter pulgões, pequenos insetos verdes claros que geralmente vivem no cerne das hastes ou na parte inferior das folhas. Ou pode ser insetos ou insetos de escala. Tente pegá-los manualmente ou use um spray de água para removê-los, mas não deixe de fazer isso pela manhã para que o sol quente possa secar a umidade. Caso contrário, você arriscará uma infecção fúngica em cima dos outros problemas.

Infecção por fungos

Teria que ser uma grande infestação para estressar o hibisco o suficiente para deixar suas folhas amarelas. Se você conseguir encontrar apenas alguns insetos - alguns são naturais e não devem prejudicar sua planta, a menos que já esteja fraca - você pode estar lidando com uma infecção por fungos. Se as manchas nas folhas não desaparecerem, provavelmente é uma infecção por fungos. No entanto, infecções fúngicas são frequentemente confinadas a pequenas áreas. Se as manchas pretas estiverem apenas em algumas folhas, provavelmente essa não é a fonte do problema, mas sim um sintoma de uma planta estressada e enfraquecida. Se as manchas pretas forem mais difundidas, com muitas folhas mostrando manchas pretas, pode ser necessário usar um fungicida. No entanto, inseticidas e fungicidas são o último recurso, especialmente se a planta estiver enfraquecida por outros fatores de estresse. Comece removendo as folhas infectadas e podando o hibisco para melhorar a circulação de ar através de seus galhos. Nunca molhe por cima, mas pelo nível do solo. Infecções fúngicas adoram condições úmidas.

Clorose

Se nem a população de insetos nem a infecção por fungos são grandes ou amplamente disseminadas, são provavelmente sintomas de uma planta estressada e enfraquecida. Um hibisco pode ser estressado por vários fatores ambientais: os mais comuns são água, clima e luz solar. No entanto, o solo pode ser o mais fácil de diagnosticar. Se seu solo não possui os nutrientes ou pH necessários - o que ajuda a absorver esses nutrientes -, seu hibisco pode ter clorose, uma deficiência de nutrientes. Isso apresenta um amarelecimento ligeiramente diferente das folhas. Com a clorose, as folhas não ficam amarelas, mas permanecem parcialmente verdes e parcialmente amarelas. Para descobrir quais nutrientes faltam no seu hibisco, será necessário um teste do solo para determinar o nível de pH e a composição de nutrientes do solo.

Água

A água pode ser outro estressor para sua planta. As plantas de hibisco preferem ser úmidas, mas não encharcadas, e em climas quentes e ensolarados podem precisar de rega todos os dias. No entanto, muita ou pouca água pode estressar a planta e fazer com que suas folhas fiquem amarelas. Regue com mais frequência em dias quentes e ensolarados e menos em dias frios ou nublados. Verifique se o solo está começando a secar antes de molhar, para evitar exageros, mas se o solo estiver tão seco que se desfaça na mão, é provável que o hibisco não esteja recebendo água suficiente. O solo deve estar úmido o suficiente para se acumular em uma bola solta quando você a aperta e fica mais úmido após a rega. Uma boa drenagem também é essencial para essas plantas, porque suas raízes não gostam de ficar encharcadas com água por muito tempo.

Tempo e luz solar

Vento e muita ou pouca luz solar também podem estressar um hibisco. Se sua planta estiver tomando muito sol, você também verá manchas brancas nas folhas, o equivalente da planta às queimaduras solares. Pouca luz solar ou vento demais é um diagnóstico de exclusão. Se a sua área não estiver particularmente ventosa ou o local em que o hibisco não recebe muito vento, você pode descartar com segurança. Se receber de quatro a seis horas de luz solar direta e você não estiver vendo manchas brancas nas folhas, provavelmente poderá excluir pouca luz solar.

Pin
Send
Share
Send