Como identificar uma cômoda antiga

Pin
Send
Share
Send

Identificar uma cômoda antiga envolve examinar a condição da peça, além de outros fatores. Essas informações podem ajudá-lo a decidir se você tem uma antiguidade, uma peça colecionável fabricada por um designer popular, uma reprodução ou simplesmente uma cômoda antiga.

Baús antigos às vezes são bastante valiosos.

Passo 1

Abra uma das gavetas e examine a construção da peça. Cômodas mais antigas foram feitas com encaixe em cauda de andorinha ou língua e ranhura, onde os lados das gavetas são cortados para se encaixarem. Cômodas mais recentes apresentam gavetas nas quais os lados são colados.

Passo 2

Procure sinais de que a peça foi feita à mão, como marcas de ferramentas. Dentes pequenos, cortes e outras marcas podem ser sinais de que a peça foi feita à mão, com ferramentas para trabalhar madeira. Isso geralmente indica que a peça data de 1860 ou anterior, antes da era da fabricação.

Etapa 3

Afaste-se da peça e observe o design geral. Peças antigas feitas antes da era da fabricação não são perfeitamente simétricas. Verifique se há decorações ou esculturas repetidas no peito que não são exatamente iguais, como aconteceria se fosse produzido à máquina.

Passo 4

Verifique o estado da peça. As peças mais antigas mostram sinais claros de idade, incluindo rachaduras na madeira, desbotamento da cor ou mancha original e empenamentos, especialmente nas gavetas, o que causa problemas ao deslizar as gavetas para fora. Todos esses problemas são causados ​​pelo encolhimento e alteração da forma da madeira à medida que envelhecem.

Etapa 5

Vire a peça e examine a parte inferior da cômoda para obter uma etiqueta ou carimbo de papel. Olhe para o lado de trás da cômoda e dentro de todas as gavetas. Uma etiqueta ou carimbo geralmente contém o nome da empresa que criou a cômoda e, em alguns casos, lista o ano ou a cidade de fabricação. Se a peça foi feita à mão, pode haver alguma indicação, como iniciais ou um nome na peça.

Pin
Send
Share
Send