História do Gesso de Paris

Pin
Send
Share
Send

Se você já rabiscou um desejo de melhoras no elenco de pernas quebradas de um amigo, já viu o que é estuque de Paris e quão útil pode ser. Mas o gesso de Paris tem sido usado desde os tempos antigos também para fins decorativos. Por que o gesso de Paris é usado há tanto tempo e o que o torna um material de fundição tão popular?

Crédito: Albert_Karimov / iStock / GettyImagesPlaster of Paris History

Por que gesso de Paris?

Para entender a popularidade do gesso de Paris, basta olhar para as técnicas de gesso na ortopedia, pois isso levou a melhorias dramáticas na fixação de membros quebrados em meados do século XIX. As primeiras referências de fundição usadas para fins médicos e lesões remontam a 350 aC, quando o pai da medicina moderna, Hipócrates, escreveu sobre o uso de resina e cera para imobilizar membros.

Gesso de Paris, no entanto, foi um divisor de águas quando o cirurgião Antonius Mathijsen, praticando em um hospital em Haarlem, na Holanda, percebeu que depois de lançar um membro em gesso e água, o elenco começou a endurecer em minutos. Em 1852, ele escreveu sobre seu método de fundição e tornou-se uma prática padrão na medicina e fixação de membros para o próximo século.

Suas propriedades de fixação rápida não eram a única razão pela qual o gesso de Paris era tão popular. Era barato, para iniciantes, mas há outra razão crítica pela qual foi usado não apenas na medicina, mas também nas artes e na construção de casas: ao secar, não encolheu. Ao fazer um molde do rosto de uma pessoa, rebocar uma parede ou colocar alguém em um molde do corpo, o gesso simplesmente secaria onde foi colocado e não reduziria de tamanho, facilitando a remoção - em pouco tempo, pelo menos. (Com o tempo, em climas inconsistentes, a umidade e a temperatura podem causar expansão ou contração do gesso.)

Usa para gesso de Paris

O gesso de Paris não é o único gesso existente no mercado, mas é o que sabemos melhor, graças ao fato de ser facilmente fabricado com gesso e acessível. O gesso de Paris foi usado já no mundo antigo, onde era popular nas tumbas egípcias, bem como na arquitetura e arte romana e grega. Tem sido usado para floreios decorativos em pilares e colunas e ao longo de tetos e grades, desde a Antiguidade até os dias de hoje.

Em outros lugares, os dentistas costumam usá-lo para moldar os dentes dos pacientes, assim como os escultores usam para moldar a cabeça ou o corpo de um sujeito. Você o verá nos velhos filmes de mistério ao preservar pegadas e marcas de pneus no chão nas cenas de crime. Os afrescos antigos na Itália e em outros lugares devem sua vibração à tinta aplicada ao gesso que ainda não havia endurecido completamente.

Cuidando da Arte de Gesso de Paris

Quem já tentou pendurar obras de arte em uma parede de ripas e gesso sabe o quão vulnerável pode ser. Ele lasca facilmente e requer atenção especial e pré-perfuração apenas para colocar uma foto. Onde quer que seja usado, é poroso, mancha facilmente e pode ser prejudicado pela água ou umidade. O gesso pode ser selado para reduzir a porosidade e a sensibilidade à umidade. Saber se foi selado é importante para como você cuida dele; um brilho claro em vez de uma superfície fosca pode sugerir selante.

Seladas ou não, as opções são limitadas para limpá-la. As ferramentas do comércio de conservadores incluem a borracha branca Mars Staedtler, que pode ser encontrada em lojas de artigos de papelaria ou de material de arte. Outra é uma massa para limpeza a seco chamada Groomstick, que pode remover mais poeira persistente e sujeira leve. Limpar o reboco com um pano limpo ou espanador é bom.

O gesso selado deve ser limpo apenas com um pano levemente úmido se for absolutamente necessário e, mesmo assim, com muito cuidado. Para qualquer coisa além da poeira, pode-se querer consultar um conservador.

Pin
Send
Share
Send