Como cortar tubos de ferro fundido

Pin
Send
Share
Send

O tubo de ferro fundido é encontrado em muitas casas antigas, onde era usado principalmente para tubos de drenagem grandes, como drenos principais de 3 polegadas, canos de esgoto e aberturas de ventilação. Hoje, o ferro fundido é praticamente um dinossauro (pelo menos em construções residenciais) que é substituído por plástico sempre que falha ou precisa de trabalho. O tubo de ferro fundido é extremamente pesado e é propenso a ferrugem (afinal, é apenas ferro), especialmente em drenos horizontais que podem conter água parada. A boa notícia é que, depois de cortar uma seção do tubo de ferro fundido e arrastá-lo para fora de casa, você pode unir facilmente uma seção correspondente do tubo de plástico leve, de baixo custo, ABS ou PVC e deixar o resto do ferro fundido no lugar.

O tubo de ferro fundido quase nunca é instalado, mas geralmente é removido.

Opções para cortar tubos de ferro fundido

Existem várias ferramentas que você pode usar em ferro fundido. A escolha do encanador é um cortador de pressão, especialmente quando há muitos cortes a serem feitos. Um cortador de pressão é uma ferramenta de corte com corrente de catraca que você pode alugar nos centros de aluguel de ferramentas. Para usar um cortador de pressão, prenda a corrente em um loop ao redor do tubo e bombeie o braço da catraca para apertar a corrente até que o tubo se encaixe. A corrente possui discos de corte que penetram no tubo com pressão uniforme em torno da circunferência do tubo. No entanto, às vezes um cortador de pressão pode dobrar ou esmagar um tubo em vez de cortá-lo. Os cortadores de pressão são pesados ​​e um pouco pesados, mas geralmente são a melhor opção para fazer muitos cortes, como quando você está removendo um longo período de ferro fundido e precisa transportá-lo em seções gerenciáveis.

Crédito: Taylor RentalCortador de tubos de ferro fundido.

Para bricolage que precisam fazer apenas alguns cortes para uma emenda, uma serra alternativa ou uma retificadora é uma opção melhor do que um cortador de pressão. Ambas as ferramentas cortam ferro fundido com relativa facilidade, se não tão rapidamente quanto um cortador de pressão, e trabalham em espaços apertados. A chave para qualquer ferramenta é a lâmina direita ou a roda de corte. Para uma serra receptora, é melhor usar uma lâmina de diamante, geralmente rotulada como "corte de ferro fundido". Eles podem custar de US $ 15 a US $ 20 cada, mas uma única lâmina pode fazer vários cortes, enquanto uma lâmina de corte de metal padrão geralmente não passa por um corte.

Para um moedor, uma roda de diamante de 4 polegadas projetada para metal é o melhor cortador. O importante aqui é usar proteção para os olhos e ouvidos e estar preparado para faíscas. É mais seguro usar um escudo facial, porque as rodas retificadoras podem quebrar durante um corte, especialmente as rodas de corte padrão, que também funcionam para ferro fundido, embora não tão bem quanto as rodas diamantadas.

Crédito: Diablo / Home DepotDiamond lâmina de serra alternativa.

Você também pode cortar ferro fundido com uma serra padrão, mas esse é um trabalho lento e angustiante. Por outro lado, se você possui uma serra e não nenhuma das outras ferramentas, é a rota mais barata e fará o trabalho - eventualmente. Use uma lâmina de metal duro projetada para metal e planeje passar por mais de uma lâmina.

Emenda de tubo de ferro fundido

O principal motivo para cortar uma seção de ferro fundido e emendar um tubo de plástico é substituir uma seção de tubo enferrujado ou bater em um tubo de drenagem antigo por uma nova conexão. Tradicionalmente, as juntas em tubos de ferro fundido são feitas com acessórios com cubos, nos quais a extremidade reta de um tubo se encaixa na extremidade alargada, ou "cubo", de um tubo correspondente. A junta é preenchida com material de embalagem chamado oakum e depois selada com chumbo. Desmontar uma dessas juntas antigas é quase impossível, por isso é sempre melhor cortar o tubo mesmo se houver juntas convenientemente colocadas.

Crédito: PlumbingSupply.com Acoplamento sem cubo.

A emenda em uma seção de tubo novo requer dois acoplamentos com faixas ou "sem cubo". Estes possuem uma luva de borracha que se encaixa sobre o tubo de ferro fundido e plástico e é presa com uma banda de metal apertada com dois grampos de banda. Depois de colocar metade da luva sobre a extremidade do tubo de ferro fundido, role a outra metade para trás para dar espaço à seção emendada. Depois, encaixe no tubo de plástico, role a manga para baixo e prenda a junta com a fita e os grampos. Não é necessária cola, solda ou chumbo.

Coisas que você precisa

  • Giz ou giz de cera

  • Papel da impressora (conforme necessário)

  • Cabides para tubos ou braçadeiras para tubos (conforme necessário)

  • Chave de broca ou chave inglesa (conforme necessário)

  • Óculos de segurança (ou escudo) e proteção para os ouvidos

  • Serra, moedor ou cortador de pressão alternativo

Como cortar tubos de ferro fundido

Etapa 1 Marque o tubo

Desenhe linhas de corte horizontais no cano onde deseja fazer os cortes, usando um pedaço de giz de cor clara ou um lápis de cera. Para marcar uma linha de corte reta em toda a volta do tubo (recomendado para cortes de serra ou lixadeira), enrole uma folha de impressora ou papel de caderno em volta do tubo (você pode precisar de duas peças coladas) e alinhe as bordas sobrepostas e trace ao longo da borda do papel.

Etapa 2 Instalar suportes para tubos (conforme necessário)

Os trilhos horizontais expostos do tubo de ferro fundido devem ser apoiados com um suporte de tubo pelo menos a cada 5 pés. Os trechos verticais do tubo precisam de uma braçadeira de elevação em todos os níveis do piso. Se os cortes que você fizer deixarem uma longa seção de tubo sem suporte, instale suportes para tubos ou braçadeiras de elevação nos dois lados da seção que você cortará.

Cabides para tubos são tiras de metal (algumas incluem hastes de suspensão) que ancoram na estrutura de madeira com parafusos. As braçadeiras de elevação são dispositivos em forma de manilha de duas peças que prendem ao redor do tubo com parafusos e se apoiam na estrutura do piso ou em blocos de madeira ancorados nos pinos de parede dentro das cavidades dos pinos.

crédito: os grampos NVent Caddy / ZoroRiser são usados ​​para suportar trechos verticais do tubo de drenagem.

Etapa 3 Corte o tubo

Vista óculos de segurança (ou um protetor facial) e proteção auditiva e corte o tubo nas linhas marcadas:

Cortador de pressão:

  1. Enrole a corrente de corte ao redor do tubo e trave a corrente na cabeça da catraca.
  2. Posicione as rodas de corte da corrente na linha marcada e, em seguida, ajuste a corrente ao redor do tubo com o ajuste de tensão.
  3. Bombeie o braço da catraca, apertando a corrente a cada movimento de arranque, até que o tubo se encaixe (ele emitirá um som alto).

Serra Alternativa:

  1. Alinhe a lâmina da serra com a linha marcada e comece a cortar o tubo, mantendo uma velocidade de serra moderadamente lenta para evitar superaquecimento.
  2. Adicione uma pequena quantidade de água à lâmina, conforme necessário, para ajudar a manter a lâmina fria.
  3. Complete o corte cortando de um lado para o outro, se possível. Isso geralmente faz um corte mais limpo do que o corte em direção ao centro de várias direções.

Moedor:

  1. Proteja os materiais circundantes de faíscas, se necessário.
  2. Mantenha um aperto firme no moedor e corte cuidadosamente ao longo da linha marcada, movendo-se completamente ao redor do tubo. Se você não tiver uma lâmina de diamante, poderá precisar de uma roda de corte para concluir o corte.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: CORTE DE TUBO DE FERRO FUNDIDO PARA INSTALAÇÃO DE VÁLVULA DE INCENDIO (Pode 2024).