Pólo único vs. Disjuntor de Pólo Duplo

Pin
Send
Share
Send

Os disjuntores são usados ​​como dispositivos de segurança para impedir que um circuito elétrico gaste mais corrente do que foi projetado para uso, impedindo possíveis riscos de incêndio por fiação superaquecida e aparelhos elétricos. Os disjuntores substituíram os fusíveis de vidro de anos atrás, pois eles podem ser redefinidos quando disparados e a causa do excesso de corrente consumida foi removida ou reparada. Cada tomada elétrica de uma casa é conectada a um sistema de fiação que recebe sua energia através de um disjuntor.

Circuitos de 120 Volts e 240 Volts

A maioria das residências e pequenas empresas está conectada à rede elétrica de uma empresa de serviços públicos, que fornece duas voltagens CA (corrente alternada), ou seja, fontes de 120 e 240 volts. A maioria das tomadas elétricas em uma casa fornece 120 volts para lâmpadas, geladeiras, TVs, rádios, computadores, videocassetes e DVD players, relógios, secadores de cabelo, máquinas de lavar roupa, torradeiras, fornos de microondas, aspiradores de pó, recargas de celulares, liquidificadores e quase todos aparelhos que você normalmente compraria em uma loja de departamentos. Alguns aparelhos, no entanto, precisam de uma voltagem mais alta, 240 volts, pois exigem muito mais energia para operar. Esses aparelhos domésticos incluem faixas elétricas (fornos), secadores, aquecedores de água, sistemas centrais de ar condicionado e aquecimento elétrico de rodapé.

Classificações do disjuntor

Os eletricistas projetam a fiação em um prédio para que seja conhecida uma corrente máxima segura predefinida para cada circuito. Um único circuito pode consistir em várias tomadas de parede. Os valores típicos para o circuito de 120 volts são 15 amperes, 20 amperes e até 50 amperes.

Os disjuntores controlam um fio "quente"

Um disjuntor controla uma perna "quente" de um circuito. Um fio "quente", ou seja, aquele que fornece energia, é alimentado por um disjuntor antes de passar pela fiação de um edifício para tomadas e aparelhos de parede. Uma linha "neutra" ou "de retorno" é conectada aos aparelhos e tomadas de saída para completar o circuito. Quando houver um "curto" ou mau funcionamento que tente extrair mais corrente do que o circuito foi projetado para lidar com segurança, o disjuntor desligará toda a energia desse circuito. Um disjuntor conectado a um circuito de 110 volts é chamado de disjuntor "monopolar".

Disjuntores de pólo duplo

Um disjuntor de pólo duplo de www.HardwareAndTools.com

Para os aparelhos que exigem 240 volts, duas pernas de força são conectadas a eles, cada uma com 120 volts, mas que estão na fase oposta. A tensão de uma das pernas para a linha neutra é de 120 volts, mas nas duas pernas "quentes" é de 240 volts, o que é o dobro da fonte de 120 volts. Para proteger com segurança os aparelhos de 240 volts, um disjuntor deve ser conectado a cada uma das pernas de 120 volts. Neste caso, são usados ​​disjuntores de "polo duplo", que consistem em dois disjuntores únicos cujas alças de disparo estão fisicamente unidas. Dessa forma, se uma das pernas "quentes" consumir muita corrente, os dois disjuntores dispararão simultaneamente, interrompendo efetivamente toda a tensão no aparelho.

Instalação do disjuntor

Para obter instruções detalhadas sobre como instalar um disjuntor em um painel, consulte a seção Recursos adicionais.

Pin
Send
Share
Send