Por que os tanques de propano não possuem manômetros

Pin
Send
Share
Send

Como qualquer grelhador ávido de gás lhe dirá, um tanque de propano sempre se esgota no momento menos conveniente - geralmente logo após o fechamento da loja ou antes de você assar um bife caro com perfeição. Então, por que os fabricantes de tanques de propano não adicionam um manômetro aos seus produtos? Porque quando se trata de propano, os manômetros são efetivamente inúteis. Não há uma correlação direta entre a quantidade de pressão em um tanque e a quantidade de propano restante nele.

Por que os tanques de propano não possuem manômetros

O propano nem sempre é um gás

Dentro de um tanque de propano, você não está lidando exclusivamente com um gás. À medida que você adiciona gás propano a um tanque vazio, a pressão aumenta. No entanto, quando o tanque atinge uma certa pressão, o gás começa a condensar na forma líquida. Se você continuar adicionando mais propano, a pressão permanecerá praticamente a mesma, enquanto o nível de propano líquido na parte inferior do tanque aumenta.

Tanques de propano 101

Um tanque de propano cheio contém principalmente propano líquido, com uma bolsa de gás propano no topo, perto da válvula. Quando você abre a válvula, esse gás é empurrado para fora pela pressão dentro do tanque. À medida que a pressão no tanque diminui, parte do propano líquido muda para uma forma gasosa até que a pressão aumente novamente. A leitura de pressão de um medidor de propano pode fornecer uma estimativa de quanto de propano existe na forma de gás versus líquido, mas não informa quanto de propano permanece no tanque.

Pressão de cozimento constante

A pressão dentro de um tanque de propano permanece constante enquanto você ouve e cheira a gás saindo do tanque. A quantidade de líquido no tanque diminuirá à medida que o líquido muda para gás, mas a pressão dentro do tanque não muda. Se a pressão cair, mais líquido voltará a ser um gás, aumentando a pressão novamente. Se a pressão aumentar, mais gás se tornará líquido, diminuindo a pressão.

Quando todo o propano líquido em um tanque se converte em gás, a pressão no tanque diminui rapidamente e o gás para de sair do tanque. Isso acontece rapidamente, e é por isso que os tanques de propano secam sem aviso prévio. Se você adicionasse um manômetro ao tanque, veria que a pressão permanece praticamente a mesma enquanto você assa ou usa o seu tanque de propano. Mesmo com um manômetro, pode ficar sem propano antes que o bife suculento seja pescado.

Níveis de propano por peso

Você não pode julgar quanto de propano permanece em um tanque usando pressão, mas existem outras maneiras de avaliar a plenitude de um tanque. O método mais comum é o peso de um tanque. À medida que o nível de propano líquido aumenta dentro de um tanque, o mesmo ocorre com o peso total do tanque.

A maioria das churrasqueiras domésticas usa um tanque de 5 galões de propano que contém cerca de 4,7 galões de propano. Um tanque cheio de 5 galões pesa cerca de 40 libras. Vinte libras desse peso é o próprio tanque. As outras 20 libras é o peso do propano líquido.

Níveis visuais de propano

Se levantar um tanque de 40 libras cheio de propano parecer inconveniente, você pode optar por um guia visual. Muitas lojas de artigos para o lar vendem um adesivo longo ou uma fita magnética que se prende à parte externa do tanque. Deitar perto da água fervente na tira faz com que ela mude de cor somente onde houver gás dentro do tanque - não mudará onde houver líquido. Isso permite que você veja visualmente quanto líquido resta no tanque.

Se você precisar trocar os tanques ao obter um refil de propano, lembre-se de comprar uma versão magnética e retire-a do tanque antes de trocar.

Medidor de tanque de propano versus regulador

Embora a pressão dentro de um tanque de propano não lhe diga quão cheia está, ainda é importante. Muita pressão pode danificar sua grade e outros aparelhos que funcionam com propano. Muito pouco e você não terá gás suficiente para atingir seu objetivo. Os reguladores de propano resolvem os dois problemas, usando um diafragma mecânico para manter a quantidade adequada de pressão.

Eles são uma parte vital do sistema de propano, mas geralmente fazem parte da sua grade e não do tanque de propano. Isso significa que você não receberá um novo a cada troca de tanque de propano; portanto, você deve manter essa parte importante por conta própria. Inspecione-o antes de usar e substitua-o na linha do tempo especificada pelo fabricante.

Dicas de segurança para propano

À medida que um tanque de propano aquece, a pressão interna aumenta e pode se tornar perigosamente alta. É por isso que você nunca deve deixar um tanque de propano em um carro quente, armazená-lo em ambientes fechados ou deixá-lo em qualquer lugar perto de um incêndio.

Em vez de medidores que informam quando a pressão está alta, os tanques de propano contêm válvulas de liberação de pressão que agem por conta própria. Se a pressão dentro do tanque ficar muito alta, essa válvula de segurança abrirá e liberará automaticamente. Nunca adultere ou remova esta válvula de segurança.

Pin
Send
Share
Send