Como limpar sua lareira e chaminé

Pin
Send
Share
Send

crédito: Sanford Creative

Nos bons e velhos tempos, quando os barbeiros trabalhavam como dentistas, as máquinas da fábrica costumavam mutilar os trabalhadores, e não havia rede de segurança social ou ar-condicionado central, as famílias contratavam crianças regularmente como limpadores de chaminés. Meninos de até quatro anos são forçados a calçar chaminés de apenas 50 cm de largura, soltando fuligem no alto com uma escova de fuligem que cairia sobre eles e causaria todo tipo de problemas de saúde.

Felizmente, os tempos mudaram e você pode contratar limpador de chaminés para adultos ou fazer o trabalho sozinho. Não é difícil, não requer subir uma chaminé e não exige equipamento escandalosamente caro!

Manter uma lareira e chaminé limpas resulta em incêndios mais eficientes e seguros. Se o creosote, um subproduto dos incêndios, se acumular na chaminé, ele poderá bloquear a conduta ou causar corrosão e deterioração. Isso pode forçar os vapores perigosos de um incêndio de volta para sua casa. E porque o creosote é altamente inflamável, também pode resultar em incêndio na chaminé.

Crédito: Owens Chimney SystemsAnatomia de uma lareira e chaminé

Quando limpar

Se você estiver usando sua lareira regularmente, limpe o acúmulo dentro da fornalha uma vez por semana. Depois que o tempo esquentar e você parar de incendiar até o próximo inverno, faça uma limpeza profunda na chaminé. Mesmo se você estiver fazendo a limpeza, você ainda deve ter um profissional da chaminé que a inspeciona uma vez por ano para garantir que esteja funcionando corretamente.

Como limpar uma lareira você mesmo

Coisas que você precisa

  • Panos de lona

  • Luvas de borracha

  • Máscara de pó

  • Saco de lixo

  • Úmido usado borra de café (opcional)

  • Pá para lareira

  • Balde de metal

  • Escova e pá de lixo

  • Jornal velho

  • Escova de aço

  • Raspador

  • Bicarbonato de sódio

  • Escova

  • Limpador de vidro e toalhas de papel (se você tiver portas de lareira de vidro)

  • Lanterna poderosa

  • Detergente liquido

Passo 1

A preparação é o primeiro passo. Limpar uma lareira é um negócio sujo, e você precisa tomar medidas para controlar a inevitável poeira que surge.

  1. Proteja-se e ao local colocando panos no chão e sobre móveis próximos.
  2. Vista luvas de borracha e uma máscara de pó e vista roupas que você não se importa de sujar.
  3. Enquanto ainda estiverem dentro da lareira, coloque a grade da lareira e os ferros da lareira (também conhecidos como andirons) em um saco de lixo plástico; isso os impedirá de deixar cair cinzas em todos os lugares. Leve-os para fora para limpeza posterior.
  4. Em seguida, polvilhe as cinzas da lareira com borra de café para manter a poeira, depois use a pá da lareira para recolher todas as cinzas em um balde. Limpe os últimos pedaços de cinza com uma escova e uma pá de lixo.

Passo 2

O próximo passo é esfregar os pisos e as paredes da "caixa" - o interior da lareira.

  1. Se você tiver uma tela de lareira, escove-a de cima para baixo.
  2. Forre o chão da lareira com jornal; isso servirá para capturar os detritos que caem das paredes da fornalha.
  3. Limpe as paredes da fornalha com uma escova e um raspador, removendo o acúmulo de fuligem.
  4. Em seguida, faça uma pasta de bicarbonato de sódio e água, aplique-a em uma escova e esfregue as paredes para remover manchas.
  5. Enrole o jornal, tomando cuidado para não deixar nenhum resíduo escapar e jogue-o no lixo doméstico. Se a lareira tiver portas de vidro, limpe ambos os lados com limpador de vidro.

Etapa 3

Agora vem o passo crucial: inspecionar de perto as paredes e a chaminé para encontrar detritos e acúmulo de creosoto.

  1. Acenda uma lanterna nas paredes da fornalha e da chaminé, inspecionando-as quanto a acúmulo de creosoto, detritos e ninhos de animais. Como é o creosote? Depósitos marrons ou pretos brilhantes ou flocos secos e rachados. Se você encontrar creosoto na fornalha ou na chaminé, remova-o antes de acender outro fogo (isso geralmente só precisa ser feito uma vez por ano; consulte Limpando a chaminé você mesmo, abaixo).
  2. Remova imediatamente todos os ninhos ou outros detritos encontrados dentro da chaminé. Se não houver uma chaminé, instale uma para evitar mais invasões de animais na chaminé.

Passo 4

Como passo final, pegue a grade da lareira e os ferros da lareira - ainda na sacola - para limpá-los. Manuseie-os, aplique um pouco de detergente líquido e esfregue com uma escova de arame. Seque-os bem com uma toalha de papel e substitua-os na lareira.

Como limpar uma chaminé você mesmo

A limpeza de uma chaminé normalmente exige que você trabalhe no telhado para chegar até a chaminé com escovas de extensão. Faça esse trabalho apenas se você estiver confortável. Se você não estiver confiante ou tiver um teto com inclinação acentuada, pode ser melhor contratar um limpador de chaminés profissional ou limpar a chaminé de baixo para cima (veja a explicação abaixo).

As escovas para limpeza de chaminés são fornecidas em diferentes tamanhos e formas.

Você precisará de uma escova para limpar a chaminé e provavelmente precisará comprá-la online. Os pincéis vêm em formas redondas, quadradas e retangulares e em uma variedade de tamanhos de 5 a 14 polegadas. O diâmetro e a forma da escova devem coincidir com o diâmetro interno e a forma da sua conduta, para que você tenha um ajuste confortável - e precisará subir no telhado para determinar isso. Apenas remova a tampa da chaminé, observe a forma da abertura e meça seu diâmetro interno. Seu pincel deve ser 1/4 de polegada maior que a abertura. Se a chaminé for de metal, escolha uma escova poli, que não risque ou desgaste o revestimento de aço; para alvenaria, escolha uma escova de cerdas.

Você também precisará de hastes, que vêm em uma variedade de comprimentos curtos que você anexa. Verifique se eles têm o mesmo tipo de conexão que a rosca padrão da escova, a trava de botão ou a trava de torque. Observe que você pode comprar kits contendo uma escova e uma variedade de hastes.

Para ter varas suficientes, meça a altura da chaminé enquanto estiver no telhado, amarrando um peso em uma extremidade de uma corda e abaixando lentamente essa extremidade na chaminé. Quando atingir o amortecedor, pare de abaixar a corda, marque o ponto em que se estende da chaminé, puxe-o para fora e meça o comprimento entre o peso e o ponto marcado. Você precisará de um pouco mais do que essa distância para o comprimento combinado das hastes unidas.

Use varetas de fibra de vidro se sua chaminé estiver reta; se a chaminé tiver curvas, adquira varas polis, que são muito mais flexíveis e capazes de navegar nas curvas.

Coisas que você precisa

  • Pano descartável de plástico descartável (opcional)

  • Fita adesiva (opcional)

  • Pano de lona

  • Escada extensível

  • Máscara de pó

  • Luvas de trabalho

  • Escova de limpeza de chaminés com hastes

  • Escova de aço

  • Saco de lixo grande para serviços pesados

Passo 1

Comece selando o interior da lareira da sala para que o pó na chaminé não possa escapar para dentro de sua casa.

  1. Se a sua lareira tiver portas de vidro, basta fechá-las. Caso contrário, coloque o pano descartável no chão da lareira, dobrando-o conforme necessário para alinhar suas bordas com as costas e os lados do interior da lareira e deixando o plástico estender-se para dentro da sala.
  2. Coloque as bordas do pano sobre a face da lareira e prenda-as com fita adesiva. A idéia é selar completamente o interior da lareira da sala para que o pó na chaminé não possa escapar para dentro de sua casa.
  3. Proteja o chão em frente à lareira com panos de lona.

Passo 2

Agora chega o passo em que a cautela e a segurança são extremamente importantes: subir no telhado para fazer a limpeza. Certifique-se de que sua escada de extensão seja longa o suficiente para alcançar o teto com segurança e tenha um ajudante à mão para firmar a escada e oferecer assistência em caso de acidente.

  1. Vá para o telhado, trazendo todo o equipamento necessário com você. Faça duas ou mais viagens, se necessário.
  2. Retire a tampa da chaminé e reserve. Coloque a máscara de pó e as luvas, prenda uma haste à escova e empurre a escova para dentro da conduta.
  3. Esfregue a chaminé para cima e para baixo várias vezes, movendo a haste no estilo do êmbolo. No início, a ação do pincel parecerá difícil e "áspera", mas, eventualmente, você sentirá a diferença, pois o pincel desliza facilmente no cano limpo.
  4. Quando a primeira seção estiver limpa, empurre a escova para baixo até ficar sem a haste, depois prenda outra seção da haste e esfregue a próxima seção da conduta várias vezes.
  5. Desça a chaminé, anexando hastes adicionais, conforme necessário, até que a haste tenha o comprimento da chaminé.
  6. Quando terminar, retire a escova, desmontando cada haste à medida que seu ponto de conexão se torna visível, para que você não manuseie uma alça longa e pesada.
A limpeza de uma chaminé usando o método de cima para baixo requer subir no telhado.

Etapa 3

Se a tampa da chaminé estiver coberta de detritos, limpe-a também. É melhor levar a tampa até o nível do solo para limpeza. Coloque-o de cabeça para baixo no chão e use a escova para limpar a seção do tubo, depois use a escova para limpar os lados ralados e dentro da parte superior da tampa. Em seguida, recoloque a tampa na chaminé, certificando-se de que os clipes estejam no lugar.

Passo 4

A etapa final envolve a limpeza de todos os detritos que foram soltos pela escova da chaminé e depositados dentro da lareira.

  1. Volte para a lareira dentro de casa. Se você instalou um pano descartável descartável, retire-o gentilmente do lado oposto e, lenta e cuidadosamente, coloque o pano descartável no saco de lixo, para que não haja cinzas e detritos na sala. Caso contrário, use uma pá de lareira para remover todos os detritos.
  2. Remova todos os detritos da prateleira de fumaça e da porta do amortecedor.
  3. Limpe as portas com limpador de vidro, se aplicável.

Limpeza de baixo para cima

Se subir no telhado não é sua idéia divertida, você também pode limpar sua chaminé de baixo para cima. O truque com esse método é selar a sala para protegê-la de todos os detritos que caem pela chaminé, enquanto ainda permite o acesso à chaminé. O método mais confiável é investir em uma capa de lareira reutilizável como os profissionais usam, mas isso custará cerca de US $ 115. Antes de colar a tela no lugar, coloque a escova atrás dela na fornalha, passe uma haste pela seção tubular da frente e aparafuse as seções. Em seguida, prenda as bordas da capa nas paredes.

Se você não investir em uma capa de lona, ​​ainda poderá selar a sala pendurando um pano descartável na borda da lareira, deixando um canto superior aberto para acessar a chaminé. Em qualquer um dos casos, o procedimento será semelhante ao método de cima para baixo, mas o inverso:

  1. Cubra o chão em frente à lareira com panos.
  2. Coloque a máscara e as luvas contra poeira, coloque outra haste na seção já anexada à escova e empurre-a para dentro da chaminé.
  3. Esfregue para cima e para baixo, movendo a haste no estilo do êmbolo, várias vezes.
  4. Quando a seção estiver limpa, empurre a escova para cima até ficar sem a haste, depois prenda outra seção da haste e esfregue essa seção várias vezes.
  5. Repita com quantas seções adicionais da haste forem necessárias para alcançar todo o caminho até o topo da chaminé.
  6. Depois de terminar de esfregar a chaminé, remova as hastes uma a uma, desaparafusando-as peça por peça enquanto retrai o pincel.
  7. Solte a tampa da lareira, movendo-se devagar e devagar para evitar fuligem e cinzas e deixe-a na lareira.
  8. Desacople a última haste da escova e limpe a escova.
  9. Separe todo o equipamento e limpe todos os detritos da fornalha.

Limpando uma chaminé com um acessório de broca rotativa.

Você também pode comprar um kit com uma cabeça de chicote e hastes flexíveis que se conectam a uma furadeira elétrica. A cabeça do chicote pode ser aparada no tamanho do diâmetro da chaminé da chaminé, e o fabricante alega que a ação rotativa limpa melhor o acúmulo de fuligem e creosoto do que uma escova. A ferramenta funciona como um aparador de ervas daninhas, puxando o cordão para remover o creosote e os detritos das paredes da chaminé.

Sistema de limpeza de chaminés rotativo.

Contratação de um profissional

Se a limpeza de sua própria chaminé parecer muito trabalho - ou um trabalho muito bagunçado - você pode, é claro, contratar um limpador de chaminés profissional. Para encontrar um profissional qualificado, basta fazer uma pesquisa on-line para "limpeza de chaminés" e o nome da sua cidade ou procurar um serviço através da Associação Nacional de Limpeza de Chaminés ou do Instituto de Segurança da Chaminé da América. As tarifas variam e alguns serviços oferecem promoções pela primeira vez, então você pode esperar pagar entre US $ 90 e US $ 250. A limpeza leva cerca de uma hora e geralmente é feita de baixo para cima. Os técnicos de serviço geralmente usam botas para evitar sujar os tapetes e protegem o chão com panos.

Utilizando aspiradores e dispositivos de limpeza rotativos ou escovas nas hastes, eles limpam a lareira e o interior da chaminé para remover depósitos combustíveis, depois limpam, inspecionam e ajustam o conjunto do amortecedor. Finalmente, eles realizam uma verificação visual do interior e do exterior da chaminé, incluindo alvenaria, argamassa e coroa, para procurar problemas estruturais. Uma inspeção mais profunda pode ser feita com câmeras ou equipamento de vídeo.

Pin
Send
Share
Send