O que acontece quando você coloca cascas de ovos na lareira?

Pin
Send
Share
Send

Embora pareça uma pergunta para piromaníacos ou adolescentes com muito tempo em suas mãos, a questão do que acontece com as cascas de ovos quando queimadas é do interesse de uma grande variedade de agricultores, jardineiros e acadêmicos. Cascas de ovos são uma fonte valiosa de cálcio e são encontradas em sítios arqueológicos em todo o mundo. Quando você coloca cascas de ovos na lareira, elas sofrem alterações químicas, tornando-as uma adição nutritiva valiosa às cinzas da madeira quando usadas como fertilizantes.

A queima de cascas de ovos é uma prática surpreendentemente disseminada.

A química

As cascas de ovos são compostas principalmente de cálcio, com carbonato de cálcio representando 95% da casca de ovo seca. A concha média também contém cerca de 0,3% de fósforo, 0,3% de magnésio e menores quantidades vestigiais de ferro e metais de cobre, juntamente com sódio, potássio, zinco e manganês. Desses compostos químicos, o carbonato de cálcio não queima, embora possa sofrer uma reação de decomposição térmica se a temperatura se aproximar de 500 graus centígrados e produzir cálcio e cal. Na maioria das situações de queima doméstica, carbonato de cálcio suficiente permanece não convertido para que os fragmentos de casca ou casca de ovo mantenham sua forma, embora a cor mude do matiz não queimado para marrom e depois cinza, pois os fragmentos são cada vez mais profundamente carbonizados.

Valor nutritivo

Como o carbonato de cálcio na casca dos ovos não queima, ele permanece nas cinzas da madeira deixadas para trás quando o fogo se apaga. Agricultores orgânicos e aqueles com fazendas especializadas costumam usar cinzas de madeira como fertilizante natural isento de produtos químicos industriais. O cálcio e o carbonato de cálcio agem como cal, adicionando alcalinidade ao solo e mantendo condições que não são excessivamente ácidas. Quaisquer outros oligoelementos nas cascas de ovos que não foram queimados também adicionarão nutrientes ao solo, como potássio e manganês, importantes na nutrição das plantas. O fornecimento de cálcio adequado é particularmente importante na prevenção de doenças como a podridão final da flor que ocorrem com maior frequência em casos de deficiência de cálcio e estresse hídrico. A cinza da madeira também é alcalina, portanto, a combinação de cinza e casca de ovo cria um potente agente alcalinizante que pode equilibrar até solos fortemente ácidos - mas deve ser usado com cautela. Cinza e casca de ovo não devem ser usadas em torno de plantas que adoram ácidos, como mirtilos ou rosas, pois podem alterar o pH do solo muito e rapidamente para manter a saúde das plantas.

O Registro Arqueológico

Cascas de ovos calcinadas, ou cascas de ovos queimadas, compostas quase inteiramente do cálcio e carbonato de cálcio restantes, resistem ao teste do tempo em depósitos arqueológicos. Como a maior parte da matéria orgânica foi queimada, as conchas manterão sua forma e composição quando enterradas no solo. Arqueólogos estudaram cascas de ovos e distribuição de cascas de ovos para determinar a composição da dieta pré-histórica, explorar a possibilidade de criação de animais e até estudar casos muito precoces do uso de símbolos e pensamento simbólico em desenhos arranhados em cascas de ovos nos primeiros locais da Nova Zelândia.

Superstições

A superstição americana antiga sugere que você nunca deve queimar cascas de ovos em fazendas com galinhas poedeiras. A superstição diz que quando as cascas de ovos são queimadas, as galinhas param de pôr. Da mesma forma, ao usar ovos para assar um bolo, as cascas dos ovos não devem ser queimadas até que o bolo suba, mas colocadas em cima do forno para garantir a subida do bolo. As cascas devem ser queimadas para garantir que o bolo não caia. Essas superstições foram registradas em meados do século XIX e não têm muitos seguidores hoje.

Pin
Send
Share
Send