Como funcionam as velas Dripless?

Pin
Send
Share
Send

Nem todas as ceras de vela são criadas igualmente. Uma vela "sem gotejamento" cria a menor quantidade de cera derretida por gotejamento quando acesa, enquanto uma vela de "gotejamento" ancora a extremidade oposta do espectro, pingando o máximo possível com segurança para um acúmulo intencional de cera em uma garrafa ou castiçal. O segredo para cada tipo de vela é a mistura de cera; quanto mais dura a camada externa de cera, menor a probabilidade de pingar.

Crédito: Darko Jagodic / iStock / Getty ImagesVelas de cera de abelha são naturalmente sem gotas.

Propriedades da parafina

A parafina é um dos tipos mais comuns de cera usada para velas; a menos que a embalagem indique o contrário, uma vela comprada na loja provavelmente é feita de parafina. A parafina usada de um tipo de vela para o próximo varia muito, no entanto. As velas de pilar e atarraxamento requerem uma cera bastante dura - pelo menos do lado de fora; caso contrário, a vela derrete em uma poça, criando bastante confusão. As velas projetadas para serem usadas dentro de um recipiente, como velas, votives e luzes de chá, são feitas de uma versão mais macia de parafina que, eventualmente, derrete quase nada. Uma vela "sem gotejamento", dependendo de sua forma e largura, é uma mistura ideal de cera dura e um pavio de tamanho perfeito. Algumas versões podem conter aditivos como ácido esteárico ou uma cera mais macia na coluna central da vela. O ácido esteárico também é usado na fabricação de sabão para fazer uma barra de sabão mais dura.

Benefícios da cera de abelha

A cera de abelha serve como uma alternativa às velas de parafina, e velas feitas de pura cera de abelha são naturalmente sem gotejamento. Além da iluminação basicamente livre de gotejamento, as velas de cera de abelha emitem um aroma de mel enquanto queima. As velas de cera de abelha também não emitem fumaça, resultando em uma queimadura limpa e não tóxica. Diz-se também que essas velas limpam o ar liberando íons com carga negativa.

Fatores de pavio

O pavio da vela também desempenha um fator na quantidade de cera que escorre quando a vela queima. Se o pavio for muito pequeno para a vela ou excessivamente grande, poderá fazer com que a vela goteje. Se o pavio não for aparado adequadamente, também poderá causar gotejamento, mesmo em uma vela sem gotejamento. O pavio deve ser aparado a 1/4 de polegada antes da iluminação, se ainda não tiver sido aparado pelo fabricante.

Outras considerações

Para que uma vela sem gotejamento permaneça sem gotejamento, as condições de queima devem ser ideais. A vela tem que se levantar verticalmente - nem mesmo em um leve ângulo - para manter os gotejamentos afastados. Mantenha a vela sem gotejamento longe de correntes de ar, pois uma leve brisa pode fazer com que a chama acenda mais que o normal ou toque em áreas de cera que ela normalmente não alcançaria, causando pingos.

Pin
Send
Share
Send