Como remover o primário de PVC roxo de um piso de vinil

Pin
Send
Share
Send

Provavelmente não foi sua culpa - poderia ter sido culpa do encanador ou do vizinho que se ofereceu para consertar os canos da pia - mas um derramamento de primer roxo no seu piso de vinil é um grande problema. O problema é que o primer roxo é projetado para gravar permanentemente os tubos de PVC, e o PVC é exatamente o material do qual é feito o revestimento de vinil. Respire fundo - pode haver uma saída.

crédito: Alexandra Cristina Negoita / Demand Media

Essa cor roxa da Telltale

crédito: Alexandra Cristina Negoita / Demand Media

Encanadores usam primer roxo para preparar tubos de PVC para colar; limpa a superfície do tubo e embota o acabamento para garantir que a cola faça uma ligação permanente. Estão disponíveis primers transparentes, mas os encanadores geralmente preferem a variedade roxa porque a descoloração é um sinal de garantia de que o primer foi usado corretamente, conforme exigido pelo código, e os inspetores costumam procurá-lo. Uma das Leis de Murphy afirma, no entanto, que onde você deixar uma lata de primer roxa parcialmente aberta, ocorrerá um derramamento, o que é uma boa razão para insistir que os encanadores usem primer claro ao fazer reparos em casa.

O problema com o PVC Primer

crédito: Alexandra Cristina Negoita / Demand Media

Os poderosos solventes do primer de PVC incluem acetona e metiletilcetona, que derretem o plástico. Se você mergulhar um tubo de PVC - ou seu piso de vinil - em qualquer um dos solventes, ele acabará por se dissolver. Ambos os solventes são extremamente voláteis e evaporam muito antes que ocorram danos significativos, mas alteram permanentemente o caráter da superfície plástica, e a descoloração causada pelo corante se torna parte da mudança. Se você remover um derramamento logo após o ocorrido, resta pouca cor. Após a evaporação do solvente, a única maneira de remover a cor, sem lixar, raspar ou triturar, é amolecer a superfície do plástico com um produto transparente contendo solventes igualmente fortes.

Use o Clear Primer ou Clear Cleaner

crédito: Alexandra Cristina Negoita / Demand Media

Uma maneira de abordar o problema é passar a mancha com primer ou limpador transparente, que é um produto projetado para limpar os tubos em preparação para a preparação. O procedimento exige delicadeza: você não pode limpar a mancha, ou o acabamento do piso virá com ela, nem limpar a mancha, ou você acabará com um buraco. Em vez disso, umedeça uma bola de algodão ou um cotonete e esfregue delicadamente, removendo uma pequena quantidade do corante com cada pincel. Você poderá eventualmente remover toda a cor, desde que a cartilha não tenha tido tempo de penetrar profundamente.

Métodos de limpeza alternativos

crédito: Alexandra Cristina Negoita / Demand Media

Em vez de comprar uma lata de limpador ou primer transparente, você também pode atacar a mancha com acetona, removedor de esmalte à base de acetona ou metiletilcetona, que você pode ter em seu armário de tintas. Use esses solventes com o mesmo cuidado que você usaria com um produto de limpeza de tubos. Você também pode ter sucesso com bebidas espirituosas minerais ou diluente de tinta; como nenhum deles derrete o plástico, você pode usá-los em conjunto com um pouco de graxa no cotovelo. Se você preferir produtos de limpeza naturais e não voláteis, faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água e esfregue a mancha com uma esponja abrasiva.

Pin
Send
Share
Send