O que é diversidade de plantas?

Pin
Send
Share
Send

"O mundo está tão cheio de coisas que tenho certeza de que todos devemos ser felizes como reis", canta o poeta Robert Louis Stevenson em um resumo adequado da riqueza e diversidade no reino vegetal da natureza. Hoje em dia, a diversidade botânica ou vegetal é um conceito frequentemente ouvido, mas pode ser difícil determinar o que isso significa para o jardineiro ou proprietário individual. Em um artigo publicado pelo Departamento de Horticultura da Universidade de Kentucky, no entanto, o professor de extensão William M. Fountain o resume como o grau de variação de um sistema em qualquer área definida, de uma paisagem doméstica a um continente.

Crédito: AnikaSalsera / iStock / Getty Images Uma variedade colorida de plantas em uma horta.

Diversidade em Primeiro Lugar

"Como você pode governar um país que possui 246 variedades de queijo?" Charles de Gaulle lamentou, refletindo o grande problema que muitos seres humanos têm com a diversidade. Os conservacionistas concordam que quanto mais espécies de plantas em um ecossistema, mais saudável e robusta, ainda assim, um passeio por qualquer rua da América suburbana oferece quintal após quintal de plantas semelhantes dispostas em fileiras retas. A cultura americana valoriza o limpo e o familiar nas paisagens domésticas, e os viveiros oferecem as plantas que os consumidores buscam; Como resultado, a biodiversidade da nação diminui.

Quanto mais melhor

Os biopestes geralmente são exigentes, contando com apenas uma espécie ou um punhado de espécies intimamente relacionadas. Se uma área possui muitas espécies, a distância entre espécimes da mesma espécie aumenta e insetos e doenças não podem saltar convenientemente de um para o outro, dizimando uma espécie inteira. Quase toda vez que uma espécie é exterminada em grande número, cresce em áreas exclusivas, como o castanheiro americano (Castanea dentata, zonas de resistência de plantas do Departamento de Agricultura dos EUA 5 a 8), amplamente eliminado por um fungo específico do hospedeiro. Isso também é verdade no jardim doméstico, como demonstrado pelo desaparecimento da fotinia (Photinia x fraseri, zonas USDA 8 a 9) e cipreste de Leyland (x Cupressocyparis leylandii, zonas USDA 6 a 10).

A sujeira na biodiversidade

Os jardineiros sabem que o solo é mais do que a sujeira sob seus pés; é um ecossistema vivo cheio de organismos, de bactérias microscópicas a minhocas - coletivamente conhecidas como a cadeia alimentar do solo. Esses organismos decompõem os detritos das plantas e convertem nitrogênio, melhorando e enriquecendo o local em que as raízes das plantas chamam de lar. Quanto mais rica a cadeia alimentar do solo, mais fértil é o solo. Como a cadeia alimentar depende parcialmente das plantas que nela crescem, quanto mais espécies diferentes você plantar, mais rico e saudável será o solo.

Seu próprio quintal

Suas plantas pertencem a você, mas em um sentido mais amplo, elas servem à sua comunidade, pois a diversidade é a soma de todos os quintais. Você pode preservar a biodiversidade abandonando a ideia de que seu jardim deve se parecer com o do seu vizinho. Não plante espécies usadas em excesso e espécimes relacionados ao espaço distantes no seu quintal. Visite o seu jardim botânico local em busca de inspiração, em vez do viveiro do bairro, que provavelmente oferece o que você vê nos quintais dos vizinhos. Não plante os mesmos vegetais ano após ano. Vale a pena procurar espécies diferentes, especialmente espécies nativas; isso não apenas ajudará a criar biodiversidade em sua comunidade, mas também o recompensará com menos pragas de jardim e problemas de plantas.

Pin
Send
Share
Send