Dimensões do sofá vs. Tamanho do quarto

Pin
Send
Share
Send

Em vez de usar uma fórmula única para encontrar o sofá ideal para uma sala de estar, os decoradores de interiores confiam em nada mais que uma fita métrica e um senso inato de proporção. Proporção e escala determinam quão bem o seu sofá ficará na sala e em relação a outros objetos.

Em salas pequenas, use um sofá com menos de 15 cm de profundidade.

Planejando o quarto

Embora exija preparação extra, desenhar uma réplica em pequena escala da sua sala em papel milimétrico ajudará você a descobrir o tamanho perfeito do sofá. Ao incorporar todos os seus móveis em seu modelo bidimensional, você verá quanto espaço resta para um sofá. Você precisa de espaço livre em torno de seus móveis para não esbarrar em nada e lembre-se de deixar espaço nos dois lados do sofá, se quiser mesas laterais.

Faça um teste

Se você souber onde deseja colocar seu sofá, use fita adesiva no chão para definir o tamanho ideal do sofá. Meça a profundidade e a largura do seu modelo e use as medidas para comprar um sofá. Se o sofá estiver na frente de uma janela, a altura também será um fator, pois você não deseja que o sofá bloqueie muito a vista. Meça suas portas antes de finalizar seu pedido, ou seu novo sofá poderá não passar pela porta da frente.

Escala e proporção

Escala refere-se à maneira como os objetos se relacionam em uma sala. Idealmente, seu quarto possuirá objetos de uma escala semelhante. Por exemplo, cadeiras delicadas parecerão deslocadas perto de um sofá inchado. Salas com grandes variações de escala parecerão desequilibradas. Proporção refere-se à maneira como um objeto se relaciona com a sala como um todo. Os quartos espaçosos exigem sofás maiores, como seccionais ou davenports de 100 polegadas de largura. Em espaços pequenos, sofás com dois assentos funcionam melhor, embora você possa infringir essa regra se limitar seus outros móveis.

Considerações sobre sofás

Um sofá com saia ancora a sala, enquanto um sofá com pernas expostas mostra mais o chão e faz com que a sala pareça maior. Os sofás com braços pequenos e aerodinâmicos funcionam com eficiência, pois os braços maiores ocupam um espaço em potencial. O estofamento leve e neutro funciona bem em salas menores porque o tecido escuro e pesado cria a ilusão de peso. Para alcançar o equilíbrio formal na sala, coloque dois sofás um em frente ao outro. Para um equilíbrio casual e assimétrico, coloque duas cadeiras em frente ao seu sofá.

Pin
Send
Share
Send