Quantas vezes você precisa trocar a água da piscina?

Pin
Send
Share
Send

Uma piscina limpa e brilhante é convidativa em um dia quente de verão, mas se a qualidade da água for ruim, a piscina poderá adoecer em vez de refrescar seus usuários. Por esse motivo, os proprietários de piscinas precisam ser diligentes quanto à manutenção adequada de suas piscinas. Parte dessa manutenção inclui a troca da água da piscina quando necessário.

A água da piscina pode ser refrescante ou doentia.

Há um desacordo notável sobre a frequência com que a água deve ser trocada em uma piscina. Algumas pessoas argumentam que nunca é necessário se o sistema de filtragem estiver funcionando corretamente e a química da piscina for monitorada e equilibrada com muito cuidado. No outro extremo, muitas piscinas públicas são drenadas e reabastecidas duas vezes por ano.

Para os proprietários, a melhor recomendação é drenar e reabastecer sua piscina a cada dois ou três anos. Vários fatores influenciarão a frequência com que você deve trocar a água da piscina.

Uso de produtos químicos, filtro e vácuo

A frequência com que você precisa trocar a água da piscina depende em grande parte da sua rotina de manutenção diária. É importante manter os níveis de cloro e pH livres nos níveis certos. O cloro nunca deve cair abaixo de 1,0 partes por milhão, ou não será eficaz para matar algas e bactérias nocivas. O nível de pH da piscina deve estar entre 7,2 e 7,6.

Teste sua água diariamente para determinar onde caem os níveis de cloro e pH. Se você mantiver os níveis estáveis, não precisará trocar a água da piscina com tanta frequência. Usar um bom filtro e limpá-lo regularmente mantém a água limpa, assim como o uso de um aspirador de piscina automático.

Quando você começa a achar difícil manter a química da água e seu sistema de filtros parece incapaz de manter a água limpa em vez de turva, provavelmente é hora de trocar a água. Após esvaziar a piscina, limpe bem o revestimento ou as paredes antes de recarregá-lo.

Água dura ou mole

O tipo de água que você usa em sua piscina também pode ser um fator na frequência com que você precisa substituí-la. A água dura contém mais minerais, que se acumulam nas paredes e no fundo da piscina ao longo do tempo. Esfregar as paredes regularmente com uma escova ou aspirador ajuda, mas as piscinas cheias de água dura ainda precisam ser esvaziadas com mais freqüência do que aquelas com água macia.

Níveis de TDS

À medida que a água evapora da sua piscina, ela deixa para trás os minerais que ela contém. À medida que você adiciona mais água rica em minerais, a proporção de minerais para a água aumenta. Um teste de sólidos dissolvidos totais (TDS) pode medir quantos minerais e sais a água da sua piscina contém. À medida que esse nível aumenta, são necessários mais e mais produtos químicos para limpar sua água. Quando o nível do TDS atingir 1.550 ppm, é hora de trocar a água na sua piscina. Se o nível de TDS for limítrofe, pode ser possível elevá-lo a um nível aceitável mediante uma substituição parcial da água - drenando metade da água e adicionando água fresca.

Fechando uma piscina para o inverno

Em climas em que uma piscina é "fechada" cobrindo-a para o inverno, é especialmente importante garantir que a água da piscina esteja em boas condições antes de cobri-la durante a estação. Isso garantirá que a água seja facilmente levada ao equilíbrio químico na próxima temporada, quando a piscina for descoberta. Aqui estão algumas recomendações padrão para condições adequadas de água antes de fechar a piscina para o inverno:

  • O pH da piscina deve estar entre 7,2 e 7,6.
  • Os níveis de cálcio devem estar entre 175 e 225 ppm, para todos os tipos de piscinas.
  • A alcalinidade deve ser de 80 a 125 ppm para piscinas de alvenaria e 125 a 150 ppm para outros tipos de piscina.
  • Verifique o nível do estabilizador e ajuste-o para 30 ppm.
  • Verifique o nível de cloro e ajuste-o para 1 a 4 ppm.

Outras considerações

Algumas situações exigem uma mudança imediata da água da piscina. Água turva e verde, um cheiro ruim, paredes de piscina viscosa e detritos óbvios são sinais de que a água da piscina pode ser prejudicial à saúde de um nadador. Embora um choque com cloro possa servir para limpar a água temporariamente, se as condições forem extremas, pode ser necessária uma mudança completa na água da piscina.

Pin
Send
Share
Send