Qual é a diferença entre um esporo e um grão de pólen?

Pin
Send
Share
Send

Os esporos são usados ​​por grupos de plantas e fungos antigos em um estágio de sua reprodução. Pteridophyta (samambaias) e lycophytes (musgos) produzem esporos. Os esporos crescem em plantas intermediárias chamadas gametófitas. Nenhum desses grupos de plantas produz flores. O pólen é usado pelas plantas com flores para fertilizar as sementes. As sementes fertilizadas crescem em plantas adultas, não em gametófitos intermediários.

O pólen é produzido por plantas com flores.

Produtores de esporos

Os esporos são produzidos na parte inferior das folhas.

As samambaias pertencem à família Pteridophyta e todas se reproduzem formando primeiro esporos. Outras plantas que produzem esporos incluem o Lycophyta e Bryophyta ou musgos. Outros organismos que produzem esporos incluem fungos, como cogumelos e fungos.

Esporos

Existem mais de 10.000 espécies de musgos.

As plantas que se reproduzem usando esporos têm gerações alternadas diplóides (duas cópias de cada cromossomo) e haploides (cópias únicas de cada cromossomo). Os esporos crescem em organismos reprodutivos chamados gametófitos. O gametófito haplóide possui duas partes reprodutivas que produzem esperma e óvulos. Quando o esperma e os óvulos se combinam para formar um zigoto, o organismo é diplóide novamente e pode evoluir para uma planta adulta.

Produtores de pólen

O pólen é produzido pela antera das plantas com flores. Cada grão de pólen contém um gametófito que pode produzir espermatozóides para fertilizar um óvulo na parte feminina da flor - o pistilo. Ao contrário dos esporos, o gametófito do grão de pólen não se transforma em um organismo multicelular.

Polinização

Muitas plantas com flores requerem insetos ou outros animais para espalhar o pólen.

O pólen é ativado quando entra em contato com o pistilo de uma flor. O gametófito no grão de pólen produz espermatozóides que fertilizam a flor para produzir uma semente. Ao contrário de um esporo, o pólen é sempre "masculino".

Diversidade

Pólen, sementes e esporos são estratégias evolutivas que permitem a reprodução de diferentes espécies. Organismos que usam pólen ou esporos são algumas das linhagens mais antigas da Terra e vêm evoluindo há centenas de milhões de anos. As diferenças entre pólen e esporos são menos aparentes quando se compara organismos que desenvolveram estratégias semelhantes de reprodução. O fator definidor pode ser que o pólen não possa produzir um novo organismo até combinar com um óvulo para produzir uma semente, enquanto os esporos podem se transformar em gametófitos ou organismos adultos sem encontrar um parceiro.

Pin
Send
Share
Send