Como equilibrar os circuitos do painel elétrico

Pin
Send
Share
Send

As concessionárias de energia elétrica fornecem energia residencial através de dois fios chamados "Linha 1" e "Linha 2", cada um transportando 110 a 125 volts. Um terceiro fio neutro retorna a corrente ao transformador. No painel de serviço, a energia é dividida entre as duas linhas para atender a vários circuitos. Equilibrar o uso de energia de uma casa no painel de serviço pode exigir a movimentação de disjuntores, de modo que cada linha forneça uma quantidade semelhante de energia e nenhuma delas seja sobrecarregada.

Passo 1

Examine seu sistema elétrico e determine como os disjuntores existentes estão distribuindo as cargas elétricas colocadas no sistema. Adicione a energia usada em cada circuito pelos dispositivos desse circuito. Cada dispositivo tem seu uso de energia listado em watts ou volts. Watts e volt-amperes são os mesmos. Determine quais disjuntores controlam as várias luzes e receptáculos desligando um disjuntor de cada vez para ver quais luzes e receptáculos não funcionam mais.

Passo 2

Desligue o disjuntor principal no painel de serviço; use a luz alimentada por bateria para ver. Remova os parafusos da tampa do painel com uma chave de fenda e levante a tampa da caixa. Nunca toque nos fios grandes e pesados ​​de alumínio ou cobre vindos de fora ou nos terminais aos quais eles se conectam, porque a corrente está sempre presente.

Etapa 3

Veja a disposição dos disjuntores no painel de serviço. O disjuntor na posição superior esquerda e o diretamente abaixo dele se conectam a diferentes linhas de entrada. As linhas de entrada alternam de cima para baixo e de um lado para o outro. A linha 1 serve o primeiro disjuntor à esquerda e o segundo à direita. A linha 2 serve o segundo disjuntor esquerdo e o primeiro disjuntor direito.

Passo 4

Conte o número de disjuntores de 15 A da linha 1 e da Linha 2. Faça o mesmo com os disjuntores de 20 A da chave. As linhas 1 e 2 devem ter aproximadamente o mesmo número de disjuntores de 15 e 20 A. Ter exatamente o mesmo número não é necessariamente correto, mas na maioria dos casos os números devem estar próximos.

Etapa 5

Totalize a energia usada em cada linha de entrada usando a pesquisa feita anteriormente. As duas linhas devem ter aproximadamente o mesmo nível de uso de energia. Se houver uma diferença de mais de 10 a 25%, talvez seja necessário fazer uma alteração.

Etapa 6

Mova um disjuntor com muita carga da Linha 1 ou Linha 2 para uma posição vazia na outra Linha. Solte o disjuntor no centro, solte-o e mova-o para uma posição vazia na outra linha. Enganche o disjuntor na barra e pressione no centro até que ele trave no lugar.

Pin
Send
Share
Send