Posso cultivar uma mangueira da árvore de um vizinho?

Pin
Send
Share
Send

Em vez de ir a um viveiro ou armazenar uma árvore de acionador de partida, as pessoas podem economizar dinheiro pedindo a um vizinho com uma mangueira um fruto que contenha uma semente ou fazer alguns cortes de galhos para iniciar uma nova árvore. As pessoas também cultivam alguns tipos de manga plantando uma semente e depois enxertando parte de uma árvore existente nas mudas. As mangueiras jovens levam cerca de seis anos para começar a produzir frutos.

Frutos de manga têm sementes dentro deles, das quais novas mangueiras podem crescer.

Métodos de propagação

As mangueiras crescem a partir de sementes com uma taxa de sucesso muito alta. No entanto, a nova planta pode crescer frutos piores, idênticos ou melhores que a planta original. Os tipos de manga da Índia e muitos tipos de manga comumente cultivados na Flórida e no Havaí são monoembrionários, o que significa que eles não podem produzir novas árvores a partir de sementes com a mesma qualidade de fruto da planta-mãe. Para evitar a possibilidade de baixa qualidade dos frutos, muitos jardineiros optam por plantar uma semente de manga e depois enxertar parte da planta-mãe nas mudas. Os jardineiros também podem iniciar mangueiras a partir de mudas de árvores existentes, mas as mudas têm apenas cerca de 40% de sucesso.

Plantando a partir de sementes

Os especialistas em horticultura da Universidade de Purdue recomendam remover o fruto da manga e, em seguida, cortar cuidadosamente o miolo interno da casca com uma faca afiada. Em áreas com possíveis problemas fúngicos, os jardineiros podem tratar as sementes de manga com um fungicida antes de plantá-las. Não use uma semente seca. Plante a semente com cerca de 2,5 cm de profundidade no solo para vasos, com o lado côncavo voltado para baixo. As sementes brotam de oito dias a três semanas, e as sementes de manga brotam mais rapidamente em climas quentes. Mantenha as mudas sempre úmidas e transplante-as para fora antes que suas raízes se liguem ao vaso.

Enxerto

Aguarde até que uma muda tenha cerca de 1/4 de polegada de espessura antes de enxertar nela; as mudas atingem esse tamanho entre seis meses e dois anos após o início do crescimento. Os especialistas do Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Flórida sugerem enxertos durante o tempo quente. Pegue um corte jovem de uma árvore mais velha, chamada "descendente", e enxerte-a diretamente no tronco ou no galho de uma muda, chamada "porta-enxerto". Vários tipos de enxertos, incluindo folheado, escudo, patch e trabalho de enxerto de raiz para mangueiras. Muitos jardineiros dos EUA usam enxertia de folheado, uma técnica na qual o jardineiro corta uma extremidade cônica no rebento, remove uma cunha do tronco do porta-enxerto para encaixar a borda do rebordo cônico e, em seguida, prende o corte ao porta-enxerto, enrolando-o em fita e selando-o com cera.

Propagação a partir de estacas

A maioria das pessoas não propaga mangas de estacas, porque as estacas têm uma baixa taxa de sucesso e produzem plantas com sistemas radiculares fracos. No entanto, os jardineiros podem tentar iniciar uma planta a partir de um corte, especialmente quando a árvore-mãe não está produzindo frutos no momento. Os especialistas em horticultura da Universidade de Purdue aconselham que os cortes de árvores maduras funcionam melhor do que os cortes de árvores jovens, embora ainda tenham apenas 40% de sucesso. Tratar as estacas com um regulador de crescimento e colar as pontas em solo úmido ou mantê-las no ar sob a névoa até que elas germinem raízes pode funcionar para propagar mangas às vezes.

Pin
Send
Share
Send