Sobre a oxidação de latão

Pin
Send
Share
Send

O latão é um dos materiais mais populares usados ​​no design de interiores, principalmente em edifícios mais antigos. Acessórios de hardware, maçanetas, placas, cabides e muitos outros detalhes de uma casa geralmente são criados em latão. Embora o metal tenha um brilho bonito, ele pode mudar com o tempo devido à oxidação. Enquanto para muitas pessoas o latão oxidado pode parecer feio, é uma condição que pode ser tratada.

Em caso de contato com os olhos, enxaguar com água em abundância.

O que é oxidação?

A oxidação é uma reação química que ocorre quando o latão, uma liga de cobre, entra em contato com o ar. Geralmente, quando o latão é produzido pela primeira vez, ele é selado em uma laca, mas essa laca se desgasta com o tempo. Com uso e manuseio regulares, o próprio latão é exposto ao oxigênio no ar, e ocorre oxidação, o que resulta em uma mancha ou pátina na superfície do latão, o que o impede de parecer limpo e brilhante.

Embora o latão oxidado nem sempre seja tão bom quanto o latão em seu estado original, o processo de oxidação permite que o latão crie um revestimento protetor ou pátina em seu exterior para evitar corrosão ou danos adicionais.

O latão contém uma quantidade significativa do elemento zinco e, portanto, é suscetível a um processo conhecido como "dezincificação". Isso ocorre quando o zinco se deteriora e o cobre mantém sua forma, mas não sua força, e resulta na quebra e desmoronamento do cobre. Isso é particularmente problemático quando o latão desempenha uma função além da decoração, como um cano, um parafuso ou alguma outra função conectiva. O latão corroído que enfraqueceu pode ser extremamente perigoso.

Identificação de latão corroído vs oxidado

Geralmente, o latão corrói quando os componentes de zinco, cobre e estanho da liga de latão são expostos à água. Isso é um perigo para tubos de latão, invólucros das janelas externas e o hardware dos barcos. A corrosão no latão é facilmente identificável por manchas avermelhadas ou rosadas na superfície do objeto. Além do impacto da água, a exposição ao mercúrio e amônia também pode causar corrosão do latão.

A oxidação, por outro lado, parece muito diferente. O latão oxidado é tipicamente enegrecido, verde ou azul e endurece como uma crosta espessa sobre a superfície do latão. Esse revestimento geralmente se desprende e pode ser removido para revelar a superfície de latão brilhante. A oxidação não afeta a integridade do latão da mesma maneira que a corrosão. Algumas pessoas deixam a oxidação do latão ligada para obter um efeito decorativo, e isso é conhecido como "pátina". Às vezes, as patinas são aplicadas deliberadamente para criar uma aparência envelhecida ou desgastada.

Como limpar a oxidação do latão

A limpeza do latão pode ser realizada com produtos de limpeza domésticos encontrados facilmente na Home Depot ou em outras lojas de artigos para casa, mas também é possível limpar a oxidação do latão naturalmente sem o uso de produtos químicos. Faça um limpador de latão natural espremendo o suco de meio limão em uma tigela e adicione cerca de uma colher de chá de bicarbonato de sódio e mexa até misturar. Aplique a pasta com um pano macio no latão oxidado. Depois de colar a pasta no latão, lave-a com água e seque imediatamente com uma toalha limpa para evitar danos adicionais causados ​​pela exposição à água.

Pin
Send
Share
Send