Os efeitos do ácido cítrico nas plantas

Pin
Send
Share
Send

O ácido cítrico é um produto químico ácido encontrado em muitas frutas, como limões, laranjas e certas frutas. Afeta uma variedade de organismos, incluindo seres humanos, animais e plantas. Suas propriedades naturalmente corrosivas tornam prejudicial para várias plantas em grandes doses.

O ácido cítrico é encontrado em frutas cítricas como limão e tem a capacidade de atrofiar o crescimento em muitas plantas.

Fundamentos

O pH de um produto químico é a medida de sua acidez ou alcalinidade e varia em uma escala de 0 (ácido) a 10 (alcalino). O ácido cítrico está abaixo de 4,0, o que significa que é ácido e potencialmente corrosivo. O pH ideal para o crescimento das plantas é entre 5,5 e 7,5; portanto, algumas plantas se adaptaram para sobreviver em diferentes níveis. Portanto, a aplicação de ácido cítrico suficiente à água ou ao solo de uma planta criará um ambiente inadequado para a planta.

Efeitos negativos

O ácido cítrico é um agente corrosivo e, portanto, queima através das sementes, o que pode impedir que elas germinem. Adicionar muito ácido ao solo criará um solo ácido, que acidificará qualquer água adicionada ao solo. O ácido pode queimar o sistema radicular da planta quando é absorvido, levando a absorção ineficiente de nutrientes e eventual morte.

Efeitos positivos

Nem todos os efeitos do ácido cítrico são negativos, e pode até ser benéfico em doses baixas. Um estudo do Departamento de Agricultura dos EUA, projetado para criar um repelente contra certos sapos em várias plantas havaianas, descobriu que uma solução de 16% de ácido cítrico aplicada diretamente às plantas não os afetava severamente. Houve alguns casos de descoloração, mas as plantas ainda estavam saudáveis ​​mesmo após a aplicação do ácido, indicando que o ácido cítrico poderia ser usado como repelente.

O Ciclo de Krebs

O ciclo de Krebs, ou ciclo do ácido cítrico, é usado pelas plantas para converter vários ácidos cítricos em fosfatos, que servem como fonte de energia para a célula. O ciclo depende de um delicado suprimento de ácido cítrico, que converte em citrato. Excesso de ácido cítrico na água de uma planta pode interromper esse ciclo ou levar ao excesso de fosfatos.

Pin
Send
Share
Send