Classificações de pressão para um tubo de ferro preto Schedule 80

Pin
Send
Share
Send

O tubo de ferro preto Schedule 80 é feito de aço forjado. É um aumento na resistência do tubo Schedule 40 e geralmente é usado em aplicações de alta pressão ou alta temperatura, como transferência de vapor ou gás natural.

Crédito: SafakOguz / iStock / Getty Images Tubos de metal.

Fatores que influenciam a classificação da pressão

Crédito: Kajdi Szabolcs / iStock / Getty Images

A pressão de ruptura de um tubo é definida como o dobro da espessura da parede, multiplicada pela resistência à tração em libras por polegada quadrada (PSI) dividida pelo diâmetro externo do tubo. Como a resistência e a espessura do tubo Schedule 80 não mudam muito de tamanho, a regra geral é que, quanto menor o diâmetro do tubo, maiores as pressões de serviço e de ruptura para as quais ele é classificado.

Tubo pequeno e de alta pressão.

Crédito: MEHMET CAN / iStock / Getty Images Tubos pequenos.

As menores seções típicas do tubo Schedule 80 variam de 1/2 polegada a 1 1/2 polegadas de diâmetro. Tubos com diâmetro de 1,2 cm têm pressão de serviço de 1.750 PSI e pressão de ruptura de 14.000 PSI. Por outro lado, o tubo de 1/2 polegada é classificado para uma pressão de serviço de 1.040 PSI e pressão de ruptura de 8.420 PSI.

Tubo de tamanho intermediário

Crédito: dimdimich / iStock / Getty Images Tubos pretos intermediários.

O tubo maior do Schedule 80 usado para instalação interna varia de 2 polegadas a 3 1/2 polegadas de diâmetro. Um tubo de 2 polegadas é classificado para 920 PSI de pressão de serviço contínuo e rebentará a 7.340 PSI. Os tubos com 3 1/2 polegadas de diâmetro têm uma classificação de serviço de 990 PSI e uma pressão de ruptura de 7.950 PSI.

Tubo grande

Crédito: Wilfried Schmitz / iStock / Getty ImagesGrandes tubos pretos.

Com 4 polegadas de diâmetro e acima, o tubo Schedule 80 é especificado em medições de polegadas inteiras, até 18 polegadas. Este tubo é geralmente usado para distribuição de longa distância de líquidos pressurizados; as classificações de pressão não variam de tamanho para tamanho, na extensão encontrada em tubos menores. Com 12 polegadas de diâmetro, o tubo tem uma pressão de serviço de 490 PSI e uma pressão de ruptura de 3.910 PSI.

Pin
Send
Share
Send