Como instalar um termostato de tensão de linha

Pin
Send
Share
Send

Um termostato de tensão de linha normalmente controla um aquecedor de rodapé ou algum outro dispositivo de aquecimento simples. Em vez de conectar a um transformador de baixa tensão, como fazem os termostatos para sistemas sofisticados de aquecimento / refrigeração, você conecta um termostato de tensão de linha diretamente aos fios que fornecem energia de 110 ou 220 volts ao aquecedor. Como tal, o termostato funciona como um interruptor de parede.

Como instalar um termostato de tensão de linha

Um termostato em linha de 110 volts é um comutador unipolar. Se você virar e olhar pelas costas, verá um par de fios. Ao controlar um dispositivo de 240 volts, um termostato monopolar interrompe apenas uma parte do circuito quente. Um termostato de dois pólos, por outro lado, tem quatro fios e interrompe as duas pernas. A principal diferença entre eles é que você não pode desativar um monopolar. Você só pode configurá-lo para a configuração mais baixa. Isso significa que o aquecedor pode ligar inesperadamente se a temperatura ambiente cair o suficiente.

Preparando-se para instalar um termostato de tensão de linha

Como muitos sistemas de aquecimento e refrigeração são complexos, um termostato de baixa voltagem pode ter até sete ou oito fios. Um aquecedor de rodapé é muito simples, portanto, o número máximo de fios que você encontrará em um termostato de tensão de linha é quatro. Ao contrário dos fios de bitola 16 em um termostato de baixa tensão, que controlam várias funções, os fios de bitola 12 ou 10 em um termostato de tensão de linha têm uma função única: ligar e desligar o aquecedor.

Instale uma caixa elétrica para o termostato em um local de fácil acesso, fora do sol direto e longe do ar quente do aquecedor. Passe um cabo de circuito ativo do painel para a caixa e outro cabo da caixa para o aquecedor. Conecte o segundo fio aos fios do aquecedor, seguindo as instruções fornecidas com o aquecedor. Agora você está pronto para conectar o termostato, mas primeiro desligue o disjuntor no painel principal que controla o circuito.

Fiação de um termostato de linha de pólo único

Você encontrará apenas dois fios na parte traseira de um termostato em linha de 110 volts. Um se conecta a um dos fios quentes provenientes do painel e o outro se conecta ao fio quente da mesma cor que vai ao aquecedor. É isso aí. A outra perna quente contorna o termostato, então torça os dois fios quentes restantes e enrosque uma tampa de arame. Se o aquecedor exigir um neutro (a maioria não), tampe os dois fios brancos na caixa também. Por fim, torça os fios terra e conecte-os ao parafuso terra no termostato.

Se o aquecedor funcionar com energia de 110 volts, o termostato atuará como um termostato em linha de 110 volts. Conecte os fios pretos de entrada e saída aos fios do termostato, junte os fios brancos e tampe-os e conecte os dois terra ao parafuso de aterramento.

Fiação de um termostato de linha de pólo duplo

A principal diferença na fiação do termostato de 240v é que o termostato tem dois pares de fios quentes para poder interromper as duas pernas quentes do circuito. Os fios de linha, que são para os fios provenientes do painel, são marcados com L1 e L2, enquanto os fios de carga, que são para os fios quentes que vão para o aquecedor, são marcados com T1 e T2.

Conecte o fio preto que vem do painel ao L1 e o fio vermelho que vem do painel ao L2. Conecte o fio preto que vai ao aquecedor para T1 e o fio vermelho que vai ao aquecedor para T2. Se houver fios brancos na caixa, junte-os e tampe-os; em seguida, torça os fios terra e conecte-os ao parafuso terra.

Pin
Send
Share
Send