O que é um solvente de limpeza?

Pin
Send
Share
Send

Um solvente é um composto químico que pode ser usado para dissolver, amolecer, derreter ou extrair outro composto. Os solventes são divididos em duas categorias principais: orgânico e inorgânico. Os solventes orgânicos contêm carbono e são comumente usados ​​para remover manchas, lavar a seco, dissolver a tinta e remover a cola. Os solventes inorgânicos não contêm carbono e, com exceção da água, raramente são usados ​​fora de instalações de pesquisa profissional.

A água é o solvente mais comum do mundo.

Água

Os químicos confiam no princípio de "como dissolve como" para escolher o produto químico mais eficiente para qualquer tarefa, selecionando o solvente que mais se assemelha ao composto que eles gostariam de decompor. A água é freqüentemente chamada de "solvente universal", porque pode dissolver ácidos e bases. Consequentemente, as tarefas domésticas mais comuns começam com uma lavagem completa em água morna. Este solvente simples e poderoso remove a maior parte da sujeira e detritos das superfícies sujas.

Álcool isopropílico

O álcool isopropílico, ou álcool, é um solvente orgânico suave. A maioria das fórmulas comerciais contém 70% de álcool isopropílico e 30% de água, tornando o composto seguro para contato com a pele. Como solvente de limpeza, o álcool isopropílico pode remover manchas de tinta de roupas ou estofados, remover spray de cabelo pegajoso dos espelhos do banheiro, dissolver a geada do pára-brisa, manter as janelas livres de geada no inverno e remover a sujeira e a sujeira das telas de computadores e telefones celulares.

Acetona

A acetona é um solvente orgânico moderadamente forte. Mais poderosos que o álcool isopropílico, os produtos de limpeza à base de acetona devem ser usados ​​com cautela, pois são inflamáveis ​​e potencialmente perigosos se inalados por um período prolongado. A acetona é o ingrediente principal em muitos removedores comerciais de esmaltes. Além de dissolver o esmalte das unhas, a acetona pode remover a supercola das superfícies duras e da pele, limpar o adesivo gomoso deixado por adesivos, restaurar o brilho dos sapatos de couro, remover abrasões dos mostradores de plástico e remover revestimentos de verniz dos acessórios de latão.

Hexano

O hexano é um forte solvente orgânico. Utilizado para criar lubrificantes comerciais, como sprays que substituem a água, o hexano é excelente para soltar os zíperes e eliminar os rangidos das dobradiças enferrujadas. No entanto, o hexano também é um produto de limpeza de primeira linha. A base de hidrocarboneto remove efetivamente manchas e derramamentos que não se dissolvem na água, como óleo vegetal, graxa, giz de cera e batom. Como solvente forte, deve ser manuseado com cuidado. Os produtos à base de hexano devem ser usados ​​apenas em áreas abertas e bem ventiladas e nunca devem ser pulverizados perto de chamas ou fontes de calor, porque os vapores são tóxicos e altamente inflamáveis.

Pin
Send
Share
Send