Efeitos nocivos do pólen de lírios

Pin
Send
Share
Send

Os lírios são lindas flores, geralmente mantidas em casas e jardins por suas flores grandes e brilhantes. Assim como os tecidos de coloração de pólen, o que muitas pessoas não percebem é que os lírios dos gêneros Lilium e Hermerocallis são realmente tóxicos para certos animais domésticos. Tanto gatos quanto cães correm risco com a flor extremamente prejudicial, embora os efeitos sobre os cães sejam muito menos graves.

O pólen do lírio pode passar pelo pêlo de um gato.

Causas

Gatos podem ingerir pólen de lírio ao se arrumar.

Pensa-se que todas as partes do lírio são tóxicas, das flores às folhas, do pólen aos caules e raízes. Não está totalmente claro o que é a toxina real, mas mesmo uma pequena parte de um lírio, se consumida, pode ser fatal para os gatos. Acredita-se, no entanto, que é mais provável que o pólen se espalhe pelo pêlo do animal à medida que passa e, consequentemente, seja ingerido durante a limpeza.

Consequências

O principal efeito de um gato ingerir o lírio é dano renal permanente ou insuficiência renal completa. Para os cães, a toxicidade se revela através de uma dor de estômago e não é fatal. A longo prazo, é improvável que um gato se recupere completamente da intoxicação por lírios, mas é possível com muito cuidado e se for tratado com rapidez suficiente. Sabe-se que os gatos vivem há anos após serem envenenados por lírios, mas isso é raro. Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.

Sintomas

Os efeitos da toxicidade do lírio se manifestam rapidamente, e parece que as toxinas da planta são absorvidas na corrente sanguínea do animal em duas horas. Um dos primeiros sintomas é o vômito, que é rapidamente seguido pelo animal se tornar moderado e sem apetite. Como esses sintomas realmente não se destacam de outras doenças, é importante que o animal seja examinado por um veterinário se você suspeitar que algo está errado com ele.

Prevenção

A maneira óbvia de evitar danos aos animais devido ao envenenamento por lírios seria evitar ter lírios em casa ou no jardim. Os cães, em particular, mastigam quase tudo, e gatos e cães se preparam regularmente. No entanto, se você tiver lírios, pegue as folhas ou pétalas caídas e mantenha-as fora do alcance dos animais. Gatos são animais brincalhões e podem muito bem ser atraídos para um arranjo de flores em casa.

Pin
Send
Share
Send