Como remover o cobre da água potável

Pin
Send
Share
Send

A Agência de Proteção Ambiental regula a água corrosiva e a quantidade de cobre proveniente do abastecimento público de água, mas isso não se aplica a poços particulares. Se o cobre estiver presente na água potável acima de 1,3 miligramas por litro ou 1,3 partes por milhão após uma análise de água em laboratório, a situação deverá ser atenuada para evitar problemas de saúde. O excesso de cobre pode causar danos no fígado e nos rins ou desconforto gastrointestinal. Outra fonte de cobre na água potável vem do sistema de encanamento de cobre da família. Como profissional do tipo faça-você-mesmo, com habilidades moderadas em encanamentos, você pode instalar uma correção para remover o cobre você mesmo ou optar por ajuda profissional.

As mãos de uma mulher enchem um copo de água de uma torneira - Foto: Sergei Tarasov / iStock / Getty Images

Fontes de cobre na água

Geralmente, a quantidade de cobre que ocorre nas águas subterrâneas é muito baixa, geralmente insuficiente para exceder as recomendações aceitáveis ​​da EPA para o abastecimento público de água. O cobre ocorre naturalmente no solo, plantas, animais e rochas; pequenas quantidades dele aparecem na água. Outras fontes de cobre incluem pesticidas usados ​​na agricultura; compostos adicionados a lagoas, lagos e reservatórios para controlar a proliferação de algas, mineração e manufatura; bem como lançamentos de águas residuais industriais e públicas. A água de poço à base de ácido faz com que os tubos de cobre liberem cobre no sistema de água.

Neutralizar a água ácida

Quando o pH da água do poço no sistema de encanamento da casa é inferior a 6,0, a água corrói o interior do encanamento de cobre, permitindo que o cobre entre na água. Um bom indicador disso inclui banheiras, pias e vasos sanitários com manchas azuis ou verdes. Para evitar que a água corroa os tubos de cobre, instale um tanque neutralizador de ácido no ponto em que a água entra na casa. Encaixe o tanque - do tamanho da residência - com uma cabeça de lavagem automática e encha-a com uma base de cascalho e granada sobreposta com uma mídia de calcita, deixando espaço suficiente para a mídia levantar durante a fase de lavagem. Como meio calcário de mármore branco triturado e filtrado, a calcita neutraliza o ácido e altera a água para um pH 7,0, um status neutro, que impede os tubos de derramarem cobre.

Lave o sistema de água

Se o cobre na água vier do sistema de encanamento, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças recomendam que a água fria seja aplicada em torneiras individuais por pelo menos 15 segundos antes de usá-la para cozinhar ou beber, se você não tiver um sistema de tratamento. É seguro usar a água liberada para plantas domésticas, lavanderia, limpeza e lava-louças, mas evite usar água liberada do lado quente para cozinhar, pois a água aquecida contém uma proporção maior de cobre.

Opções de remoção

As opções para remoção de cobre incluem uma unidade de filtro de carvão ativado instalada pelo proprietário que você altera conforme a necessidade ou um sistema de osmose reversa profissionalmente instalado, sistema de filtragem de mídia de retrolavagem ou um sistema de troca de íons. Osmose reversa usa uma membrana através da qual a água contaminada é forçada, que rejeita e despeja a água contaminada. Um sistema de troca iônica depende de resina ácida em combinação com sódio para remover o cobre da água. Um sistema de mídia proprietário possui um tanque arquivado com uma mídia de marca sobre uma base de cascalho e uma cabeça de lavagem automática que lava a mídia periodicamente e a descarta no chão ou através de um sistema de esgoto ou séptico. Entre em contato com a diretoria estadual ou o departamento de saúde local para profissionais licenciados em condicionamento de água e laboratórios de análise de água.

Pin
Send
Share
Send