O que é um VOC?

Pin
Send
Share
Send

Muitos VOCs, ou compostos orgânicos voláteis, são poluentes do ar.

O termo VOC é um acrônimo que representa o termo composto orgânico volátil, que é um composto à base de carbono que evapora rapidamente e se torna transportado pelo ar. Os COV existem em todos os seres vivos, e alguns, como o metano e o mercaptano, são responsáveis ​​por fortes odores em torno de depósitos de esgoto e confinamentos de animais. Além de ser fedorento, os VOCs podem ser perigosos. Eles são frequentemente inflamáveis, contribuem para a poluição do ar e podem causar uma série de problemas de saúde.

Uma preocupação primordial para os proprietários é o gerenciamento de VOCs a partir dos solventes usados ​​na fabricação de tintas, adesivos, produtos de limpeza e outros materiais domésticos. Embora muitos VOCs tenham um odor forte, outros não, e isso os torna ainda mais perigosos. Inalar inconscientemente compostos orgânicos no ar pode causar distúrbios que variam de irritação nos olhos, nariz e garganta a distúrbios do fígado e do sistema nervoso e possivelmente até câncer. Felizmente, as regulamentações estaduais estão forçando os fabricantes a reduzir ou eliminar VOCs em tintas e vernizes, mas outros produtos domésticos não são tão rigorosamente regulamentados. Você pode reduzir a probabilidade de exposição seguindo as diretrizes estabelecidas pela Agência de Proteção Ambiental.

Não se trata apenas de pintar fora dos gases

Os produtos de limpeza são uma fonte de COVs para interiores.

O termo não gaseamento refere-se à liberação de COV de sólidos ou líquidos. Embora os produtos de tinta lembrem imediatamente, eles não são as únicas fontes de COV. Gases nocivos e nocivos podem vir de lugares aparentemente inócuos.

  • Novos carpetes sintéticos sem gases, 4_-fenilciclohexano (4-PC) _, que podem causar distúrbios respiratórios e afetar o sistema nervoso central. Este produto químico é o que transmite o cheiro do "novo tapete".
  • Madeira compensada, painéis de partículas e alguns tipos de pisos recentemente instalados formaldeído, que é um componente do adesivo usado para fabricá-los. O formaldeído é um agente cancerígeno.
  • Produtos de limpeza e cosméticos podem encher o ar com vários COVs, incluindo acetona, benzeno e percloroetileno, que é usado na lavagem a seco. Os produtos de limpeza também expõem você a cloro e amônia. Eles não contêm carbono e não são tecnicamente VOCs, mas ainda são tóxicos e extremamente perigosos quando misturados, o que você nunca deve fazer.

As tintas à base de solvente, formuladas sem água, podem emitir vários COV prejudiciais. Isso pode incluir tolueno, xileno, metiletilcetona (MEK) ou tetracloreto de carbono, dependendo do produto. Todos são perigosos e continuam sem gás por semanas após a secagem da tinta. Muitos desses solventes também são encontrados em diluentes para tintas e vernizes. Mesmo muitos produtos à base de água emitem uma quantidade significativa de COV, a menos que tenham sido especialmente formulados para não.

Procurando uma tinta sem COV

Uma tinta pode ser verde, mas isso raramente significa que é completamente livre de COV.

A regulamentação governamental de produtos de tinta está se tornando mais rigorosa. Os regulamentos federais limitam a quantidade de COVs em produtos de tinta a 250 gramas por litro, e os limites na Califórnia são ainda mais rigorosos - 150g / l para acabamentos não planos e 100 g / l para acabamentos planos. As tintas que atendem a esses requisitos não são livres de COV, mas muitos fabricantes oferecem produtos que alegam estar totalmente livres de COV. Apesar da publicidade, muito poucos desses produtos estão genuinamente livres de todos os compostos orgânicos voláteis.

Um motivo para ver as alegações de produtos com baixo teor de COV ou sem COV com ceticismo é que os corantes adicionados às tintas contêm COV, mesmo quando os solventes da tinta estão livres deles. Outro motivo é que o conteúdo de COV não é o mesmo que as emissões de COV. Tintas com baixo teor de COV ainda podem liberar concentrações significativas de COV, especialmente durante a aplicação. Uma terceira razão é que as regulamentações de conteúdo de COV geralmente visam o ozônio e outros contaminantes que contribuem para a poluição atmosférica, mas não os COV responsáveis ​​por problemas de saúde em ambientes fechados. Os reguladores isentam alguns produtos químicos voláteis, se necessários para garantir um produto de qualidade.

Os produtos formulados com ingredientes naturais, como argila ou leite, têm maior probabilidade de não ter COV do que os produtos de látex mais convencionais. Essas tintas tendem a custar mais e nem sempre você encontra a cor desejada. Além disso, eles não são adequados para todos os fins. A maioria das pessoas escolhe um produto de tinta de látex com baixo ou nenhum COV ao fazer pintura de interiores, e poucas delas são totalmente livres de COV, não importa o que o rótulo diz.

Como se proteger dos VOCs em casa

Crédito: Kurt De Somviele / 500px / GettyImagesDeixe o fluxo de ar fresco.

Mesmo se você não estiver no meio de um projeto de pintura, a concentração de COV em sua casa é provavelmente 2 a 5 vezes maior do que no exterior, de acordo com a EPA. Se você estiver pintando, repintando móveis ou refazendo o piso, a concentração pode chegar a 1.000 vezes os níveis ao ar livre. Aqui estão algumas maneiras de reduzir sua exposição aos VOCs:

  • Forneça bastante ventilação ao realizar qualquer atividade que você conhece aumenta a concentração de COV na casa. A atividade pode ser limpar, pintar ou tentar controlar insetos com um pesticida. Abra uma janela e execute um exaustor enquanto a atividade estiver em andamento e por algumas horas depois.
  • Executar um purificador de ar com um filtro de ar particulado de alta eficiência (HEPA) em seu quarto enquanto você dorme e durante o dia em outras partes da casa onde você detecta odores.
  • Leia e siga as instruções de segurança nos recipientes de tintas, líquidos de limpeza e solventes. Mantenha os recipientes fechados e armazenados com segurança quando não estiverem em uso.
  • Use um respirador ao pintar, mesmo se você estiver usando um produto sem COV.

Certos COV, especialmente aqueles em inseticidas comerciais, são especialmente nocivos e perigosos. Tente evitar usar os produtos que os contêm e, em vez disso, mude para produtos ecológicos. Existem muitos remédios seguros para insetos, incluindo spray de óleo de laranja e isca de ácido bórico. Para a limpeza, considere o vinagre e o detergente como alternativas aos produtos de limpeza comerciais. Se você precisar usar um produto com VOCs prejudiciais, considere a possibilidade de colocar bandejas de bicarbonato de sódio ou cebola para absorver os produtos químicos transportados pelo ar.

Pin
Send
Share
Send