Escolhendo o medidor de fio correto para circuitos

Pin
Send
Share
Send

Sempre que a corrente elétrica passa pelos fios do circuito, há resistência que gera uma certa quantidade de calor. Para impedir que os fios do circuito aqueçam até um nível inseguro, é essencial que sejam grandes o suficiente para a carga de amperagem que transportam. Muita amperagem absorvida por fios muito pequenos pode causar uma quantidade perigosa de calor, o que pode causar incêndios ou até derreter os fios. Para cada classificação de amperagem do circuito, conforme determinado pelo disjuntor ou fusível que controla o circuito, existe um tamanho mínimo de fio (medidor) que deve ser usado. Ao fazer reparos elétricos de rotina, verifique novamente se o tamanho da amperagem do circuito e os tamanhos dos fios são compatíveis; e sempre que você estiver estendendo ou adicionando um circuito, verifique se o tamanho do fio é apropriado para a classificação de amperagem do circuito.

Uma cozinha moderna possui muitos circuitos elétricos de diferentes amperagens, e cada um requer fiação que corresponda à amperagem do circuito.

O sistema AWG

Toda a fiação elétrica é classificada de acordo com o American Wire Gauge (AWG), um sistema usado desde 1857 para definir os diâmetros dos condutores de fio de núcleo sólido. O diâmetro do fio é um dos elementos cruciais na determinação da capacidade de transporte de corrente (ampacidade) de um fio. O sistema AWG usa cálculos logarítmicos complicados para determinar seus valores, mas a essência é que números maiores indicam fios menores (e menor amplitude), enquanto números pequenos indicam fios de maior diâmetro e maior amplitude.

O medidor de fio está claramente identificado na embalagem, conforme mostrado aqui com o produto NM de 12 fios e 2 fios.

Para sistemas elétricos residenciais, os fios usados ​​variam tipicamente dos fios de calibre n ° 00 ou 0 de fios muito grossos usados ​​para os fios de serviço principais que alimentam eletricidade ao painel de serviço principal, aos fios de calibre 14 usados ​​para circuitos de iluminação doméstica leves. Fios ainda menores podem ser usados ​​para aplicações de baixa tensão, como a fiação do termostato.

A amplitude dos fios é variável, dependendo de condições como temperatura e comprimento do fio, mas, de acordo com o Código Elétrico Nacional de 2017, as recomendações para instalação fiação de cobre sólido são como segue:

AWG Max Ampacity, NM Ampacidade máxima, THHN, THW, THHW etc.
00 (encalhado) 145 175
0 (encalhado) 125 150
1 110 130
2 95 115
4 70 85
6 55 65
8 40 50
10 30 30
12 20 20
14 15 15

NM refere-se a cabo não metálico, o tipo de fiação agora usado na maioria dos circuitos residenciais. Os fios THHN, THW e THHW são condutores individuais e são usados ​​em instalações com conduítes de metal ou PVC, como porões ou instalações externas. Observe que a amplitude de condutores de fio individuais é um pouco maior do que para o cabo NM incluído.

Embora não seja mais frequentemente instalado, fios de alumínio ou alumínio revestido de cobre possuem capacidades de ampacidade ligeiramente diferentes (e inferiores):

AWG Max Ampacity, NM 00 (encalhado) 135
0 (encalhado) 120
1 100
2 90
4 65
6 50
8 40
10 30
12 20
14 NA

Usos típicos

Os circuitos domésticos em geral usados ​​para alimentar luminárias e dispositivos plug-in são normalmente circuitos de 20 ou 15 amp, que usam fio de bitola 12 ou 14, respectivamente. Embora os circuitos de 15 A já tenham sido bastante comuns, os circuitos de 20 A com fio de 12 A estão se tornando muito mais comuns e são exigidos pelo código em muitas aplicações, como em circuitos de pequenos eletrodomésticos de cozinha.

Observe que não há perigo de conectar um aparelho leve a um circuito maior de 20 A. Existe, no entanto, um risco notável de sobrecarregar um pequeno circuito de 15 A conectando um aparelho de uso pesado, como um aquecedor de ambiente. Essa é uma das razões pelas quais os circuitos de 20 A estão se tornando a norma para circuitos de eletrodomésticos de uso geral. Estão disponíveis receptáculos de saída especiais de 20 A para uso com esses circuitos de 20 A. Esses receptáculos tornam possível conectar aparelhos de alta demanda que possuem uma configuração de pinos que se encaixa apenas nesses receptáculos. Você também pode conectar dispositivos padrão a esses dispositivos de 20 A.

crédito: os receptáculos Leviton de 20 A têm um slot em forma de T, projetado para aceitar plugues de aparelhos de 20 A.

Amperagens maiores e bitolas maiores são normalmente reservadas para aparelhos de uso mais pesado, incluindo aqueles que consomem 240 volts de corrente. Esses aparelhos requerem seus próprios circuitos "dedicados" que servem apenas o único aparelho. Alguns aparelhos grandes e típicos incluem:

  • Fogão elétrico / intervalo: 40 a 50 amperes
  • Secadora de roupas elétrica: 30 amperes
  • Forno elétrico: 60 a 80 amperes
  • Aquecedor de água elétrico: 30 amperes
  • Banheira de água quente: 30 a 50 amperes

Se você estiver instalando um circuito para um desses aparelhos, sempre consulte as instruções do fabricante para obter detalhes sobre o tamanho do circuito necessário.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como dimensionar cabos elétricos residenciais! (Pode 2024).