Quais produtos químicos domésticos podem causar uma reação química?

Pin
Send
Share
Send

É importante conhecer as propriedades dos produtos químicos para limpeza doméstica antes de tentar misturá-los. Alguns agentes de limpeza doméstica são mais ou menos inofensivos, enquanto outros podem reagir para liberar gases tóxicos quando combinados. Vinagre e bicarbonato de sódio, por exemplo, não causarão nenhum dano a você. Uma mistura de amônia e alvejante, por outro lado, é uma questão diferente.

Bleach reage com uma variedade de outros produtos químicos em casa.

Água sanitária e ácido

O Bleach é uma solução fortemente alcalina que reage com ácidos, como os encontrados em muitos produtos de limpeza de azulejos e vasos sanitários, para gerar gás cloro, que rapidamente sai da solução. O cloro foi usado como gás venenoso durante a Primeira Guerra Mundial, e definitivamente não é algo que você deseja ter por perto. O alvejante também pode reagir com o vinagre para liberar gás cloro, embora, nesse caso, seja produzido muito menos, pois o vinagre é um ácido mais fraco e menos concentrado.

Ácido, amônia e hidróxido de sódio

Ácidos como os encontrados nos limpadores de azulejos ou vasos sanitários, vinagre e suco de limão podem reagir com amônia e hidróxido de sódio, ambos básicos. As soluções de amônia sofrerão uma reação de neutralização com um ácido; vinagre e amônia, por exemplo, formam acetato de amônio. O hidróxido de sódio é uma base muito mais forte encontrada em alguns limpadores de forno e na maioria dos abridores de drenos. Também reage com ácidos, mas a reação aqui é mais violenta e pode liberar uma quantidade considerável de calor. Amônia e alvejante também reagirão para liberar um coquetel de gases tóxicos, incluindo vários compostos de cloramina e até hidrazina (um composto frequentemente usado para produzir combustível de foguete). É por isso que misturar amônia e alvejante em casa nunca é uma boa idéia.

Bicarbonato de sódio e ácido

A mistura de bicarbonato de sódio com um ácido como suco de limão, vinagre ou ácido clorídrico dos suprimentos para piscinas causará uma neutralização à base de ácido, como a amônia e o vinagre. Uma neutralização ácido-base com bicarbonato de sódio, no entanto, quase sempre libera uma grande quantidade de bolhas de dióxido de carbono. À medida que a concentração de ácido carbônico na solução aumenta, ela se decompõe em CO2 e água, e a solução borbulha furiosamente. O peróxido de hidrogênio também pode causar uma reação um tanto violenta quando combinado com alvejante à base de cloro.

Inflamáveis

Entre as reações químicas mais perigosas que você pode ter em sua casa estão as que envolvem produtos químicos inflamáveis. A acetona é altamente volátil e, em concentrações suficientes, seu vapor pode ser inflamado pelo calor ou pela faísca e iniciar a combustão (que é, afinal, uma reação química). Muitos removedores de esmaltes contêm acetona. Produtos químicos como o etanol no licor e o isopropanol no álcool também são inflamáveis, embora sejam tipicamente diluídos com água e, portanto, difíceis de queimar. O gás natural e o propano, é claro, também são altamente inflamáveis.

Pin
Send
Share
Send