Diferença de fiação elétrica entre interruptores de pólo único e pólo duplo

Pin
Send
Share
Send

Praticamente todos os comutadores em uma casa típica são unipolares. Os interruptores bipolares são muito mais comuns nas fábricas do que nas residências, mas, ocasionalmente, você pode encontrar um atuando como uma trava de segurança para um aparelho residencial, um sistema de aquecimento ou um spa ou banheira de hidromassagem.

Diferença de fiação elétrica entre comutadores de pólo único e pólo duplo

Um comutador de pólo duplo é geralmente um pouco maior que o de um pólo, mas isso não é apenas porque precisa acomodar dois pólos em vez de um. Também é porque os fios que alimentam a eletricidade do comutador são maiores, e isso se deve ao fato de os comutadores de polo duplo serem geralmente usados ​​para controlar circuitos de 240 volts.

Um circuito de 240 volts precisa de um comutador de pólo duplo

Dois fios quentes com uma voltagem de 240 volts entre eles alimentam eletricidade para painéis residenciais na América do Norte, e a maioria dos circuitos da casa consome energia de um ou outro desses fios. Os circuitos que usam apenas um fio quente precisam de um fio neutro para completar o circuito, e a tensão entre o fio quente e o neutro é de 120 volts.

O padrão de fiação foi projetado para possibilitar o uso de ambos os fios quentes para alimentar aparelhos maiores que funcionam com mais eficiência em 240 volts. Um fio neutro não é necessário porque os dois fios quentes formam um circuito completo, mas geralmente existe um neutro para operar dispositivos de 120 volts, como temporizadores que podem estar conectados ao circuito.

Se você deseja alternar um circuito de 240 volts, você deve interromper os dois fios quentes ao mesmo tempo. É por isso que você precisa de um interruptor bipolar, que é tecnicamente um que controla dois circuitos.

A diferença entre comutadores de pólo único e pólo duplo

Quando você conecta um interruptor a um circuito de 120 volts, ele funciona para interromper um único fio quente. Ele possui apenas um polo, o que é outra maneira de dizer que possui um único par de terminais de conexão. Se você examinar qualquer interruptor monopolar de sua casa, verá seus dois terminais de latão e o parafuso de aterramento. O fio quente ativo, que geralmente é preto, se conecta a um terminal, o fio quente de saída se conecta ao outro e, quando a chave está desligada, o circuito é interrompido.

Porque controla um circuito com dois fios quentes, um comutador de dois pólos possui dois conjuntos de terminais de latão e um parafuso de aterramento. Se você tiver um em sua casa, verá quatro fios quentes conectados: dois vermelhos e dois pretos. Um dos fios vermelhos e um dos fios pretos fornecem energia ao comutador, e os outros dois alimentam o dispositivo controlado pelo comutador. Quando você liga o interruptor, a energia é cortada nos dois circuitos simultaneamente.

Fiação de pólo único vs. pólo duplo

Além do fato de aceitar dois pares de fios quentes, um interruptor de dois pólos é diferente de um único pólo de outra maneira importante. Está avaliado para uma corrente mais alta. A classificação está marcada no interruptor e deve ser igual ou, de preferência, maior que o consumo atual do dispositivo que ele controla. A classificação mais alta significa que um comutador de polo duplo possui terminais maiores para acomodar fios mais grossos.

Você conecta um comutador de dois pólos essencialmente da mesma maneira que um comutador monopolar, mas é importante lembrar de manter os fios vermelhos em um lado do comutador e os fios pretos no outro. Se você os misturar, o interruptor não funcionará e pode ser perigoso.

Nem um comutador de um ou dois pólos possui terminais para fios neutros, que quando presentes são unidos na caixa de comutadores e ignoram completamente o comutador. Ambos os tipos de interruptores possuem parafusos de aterramento, pois devem ser conectados a um fio de aterramento do circuito para segurança.

Pin
Send
Share
Send