Existem perigos de panelas de esmalte?

Pin
Send
Share
Send

Você deve saber que as panelas antiaderentes contêm substâncias poli e perfluoroalquil, que podem ser liberadas durante o cozimento e potencialmente causar problemas de saúde e ambientais. Mas os utensílios de cozinha esmaltados, como a maioria dos fornos holandeses, podem ser igualmente preocupantes? Geralmente não, como se vê. No entanto, se o esmalte dos tachos e panelas começar a lascar, convém substituí-los.

Há perigos de panelas de esmalte e de esmaltes.

Como são fabricadas as panelas esmaltadas

Para criar esmaltes, as empresas usam uma base de ferro, aço ou alumínio e as revestem com esmalte de porcelana. Nenhum produto químico poli ou perfluoroalquil é usado na produção deste utensílio de cozinha e é ecológico. Os potes e panelas resultantes são altamente resistentes ao desgaste; uma boa panela esmaltada, como um Le Creuset, pode durar a vida toda. Eles são simples de limpar, podem ser usados ​​em altas temperaturas (até 842 graus Fahrenheit) e são resistentes a alimentos ácidos, como tomates.

E se você superaquecer?

Se você superaquecer uma panela revestida de Teflon, ela poderá liberar vapores tóxicos. Mas os produtos químicos nas panelas de cerâmica esmaltada não se decompõem a altas temperaturas, tornando-os uma opção segura para cozinhar. Muitas panelas e frigideiras esmaltadas são projetadas especificamente para cozinhar na parte superior do fogão e dentro de um forno, tornando-as uma boa opção para uma variedade de receitas.

E quanto ao chumbo?

Utensílios de cozinha esmaltados mais baratos, de países com regulamentos relaxados, podem conter chumbo ou cádmio no revestimento. No entanto, isso não deve ser um problema ao comprar produtos dos fabricantes mais conceituados. Como todos os produtos cerâmicos vendidos nos Estados Unidos exigem, por lei, isenção de chumbo e cádmio, o risco de exposição a toxinas é muito baixo.

E se as rachaduras cerâmicas?

O revestimento cerâmico de uma peça esmaltada de utensílios de cozinha pode rachar se for exposto a uma súbita mudança drástica de temperatura, se cair ou se usar utensílios de metal na panela, o que pode causar arranhões na superfície. Se o interior da panela racha ou lasca, o perigo não é o material base (que geralmente é ferro, alumínio ou aço); o perigo é que a cerâmica fique lascada na sua comida. Se você quiser correr o risco de usar uma panela rachada, esfregue o óleo no ferro exposto para evitar que ele enferruje. No entanto, muitas empresas de utensílios de cozinha de boa qualidade têm garantia vitalícia em seus produtos. Caso o esmalte rache na sua panela, vale a pena ver se você pode trocar sua panela lascada por um novo modelo.

Como posso proteger minha cerâmica?

Para manter a qualidade de suas panelas de cerâmica, tome algumas precauções simples. Recomenda-se usar apenas utensílios de plástico, madeira, silicone ou nylon dentro da panela ou panela. Para mantê-lo limpo, lave à mão com detergente neutro e evite palha de aço ou esfregões. Por fim, evite alterar a temperatura da panela de quente para fria muito rapidamente - por exemplo, colocando-a na pia depois de cozinhar e passando água fria sobre ela antes que a panela tenha a chance de esfriar.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: 4 Tipos de Panelas Tóxicas Para Evitar e 4 Alternativas Seguras (Pode 2024).