Guia de um proprietário para serras de esquadria

Pin
Send
Share
Send

Uma serra de esquadria é a ferramenta de escolha para fazer cortes angulares em muitos tipos de acabamentos e madeira serrada. Ao contrário de uma serra circular ou serra de vaivém, que são ferramentas à mão livre, uma serra de esquadria fixa a lâmina em um ângulo predefinido, para que seja fácil fazer cortes repetitivos e altamente precisos com rapidez e segurança. As serras de esquadria variam de simples "caixas" com slots para guiar uma lâmina de serra manual a sofisticadas ferramentas elétricas que podem cortar ângulos em dois planos diferentes ao mesmo tempo. A escolha da serra certa depende das tarefas que você tem em mente, mas se você estiver procurando uma serra elétrica para projetos de casas, uma serra composta de tamanho médio provavelmente o servirá melhor.

Cortes que as serras de esquadria fazem

Para apreciar o valor de uma serra de esquadria, você precisa entender o básico dos cortes de esquadria. Em geral, as serras de esquadria cortam ângulos de 0 a 45 graus. (Confusamente, 0 graus em uma serra faz um corte de 90 graus na madeira, mas isso é fácil de resolver quando você tem uma serra à sua frente.)

Existem três tipos básicos de cortes angulares. UMA mitra corte faz um ângulo de uma borda lateral da madeira para a outra; pense em uma moldura ou na parede decorativa em torno de uma porta ou janela. UMA chanfro corte é um ângulo ao longo da borda ou extremidade de uma peça de trabalho, com o ângulo passando de trás para frente ou de frente para trás; pense na reunião de rodapé em um canto da parede. UMA corte composto, ou mitra composta, tem uma mitra e um chanfro no mesmo corte. Como o molde de coroa é instalado em ângulo com a parede, se você deseja que dois pedaços de coroa se encontrem em um canto, é necessário fazer um corte composto para esse tipo de molde de acabamento.

Caixas de esquadrias manuais e serras de esquadrias

O tipo mais simples de configuração de serra de esquadria é uma caixa de esquadria com um serrote. Uma caixa de esquadria é um dispositivo em forma de U com uma base e dois lados. Os lados têm slots para segurar uma lâmina de serra em um ângulo de 45 ou 90 graus em relação ao trabalho, e alguns também têm slots em 22 1/2 graus (metade de 45), mas é isso. As caixas de esquadrias são baratas e possuem tamanhos limitados de materiais, mas são adequadas para cortes básicos de esquadrias em trabalhos leves. A serra manual padrão usada com uma caixa de esquadria é uma serra traseira - uma serra curta e retangular com uma espinha rígida que impede que a lâmina se flexione.

Crédito: Zedcor Totalmente Possuído / PhotoObjects.net / GettyImagesMitre caixa e serra traseira.

Outro tipo de serra de esquadria manual é a serra de esquadria de um carpinteiro tradicional, que é uma versão simples e manual das serras de esquadria de potência atuais. Possui uma base elevada ou mesa, uma cerca vertical e uma serra especial que desliza livremente ao longo de duas guias. O conjunto da lâmina gira sobre a mesa e pode ser travado em posições de ângulo de 0 a 45 graus. Esta serra de esquadria faz cortes mais limpos do que uma caixa de esquadria e oferece uma gama completa de ângulos, mas é muito mais trabalhoso e tem muito menos capacidade do que uma serra elétrica.

crédito: My Tool StoreTriturador de serra tradicional.

Serra de esquadria de potência padrão

Uma serra de esquadria elétrica padrão possui uma mesa e uma cerca de metal pesado, e um conjunto de lâmina e motor que gira na parte traseira para permitir que a lâmina se mova para cima e para baixo. A montagem pode ser girada para a direita ou esquerda para cortar uma gama completa de ângulos. Essas serras são simples, fáceis de usar e relativamente baratas, mas oferecem capacidade e funções de corte mais limitadas do que outros tipos de serras de esquadria elétrica.

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 3840x2160.

As serras de esquadria padrão são comumente, mas incorretamente, chamadas serras de corte, provavelmente devido ao movimento de corte da lâmina da serra. Na indústria de ferramentas, uma serra de corte é uma ferramenta mais simples com uma lâmina abrasiva (não um corte de madeira) usada para cortar vergalhões de metal e estruturas de aço. Ele tem o mesmo movimento de corte para cima e para baixo, mas não gira para cortes em ângulo.

Serras de esquadria compostas

As serras de esquadria compostas básicas têm conjuntos de lâminas e motores que articulam na parte traseira, como serras de esquadria padrão, mas, além de girar para cortes de esquadria, também podem inclinar para o lado para cortes de chanfro. Eles podem fazer cortes de esquadria, cortes chanfrados ou qualquer combinação de mitra e chanfro - ou seja, cortes compostos.

Crédito: Dewalt / Home Depot

Graças à capacidade de composto, essas serras permitem fazer cortes compostos na moldagem da coroa, mantendo a guarnição plana na mesa da serra. Por outro lado, as serras de esquadria padrão podem fazer cortes compostos na coroa se você segurar a guarnição em ângulo com a mesa, mas isso pode ser complicado, e funciona apenas com tamanhos menores de guarnição.

A mesma vantagem das serras compostas também se aplica ao rodapé, madeira serrada e outros materiais, pois muitos cortes de chanfro são mais fáceis de serem feitos com o trabalho colocado na mesa da serra. Para fazer um corte chanfrado em uma serra de esquadria padrão, você deve segurar o trabalho pela borda, em vez de apoiado na face ou nas costas.

Serras de esquadrias compostas deslizantes

Uma serra composta deslizante faz tudo o que uma serra composta padrão faz, mas, em vez de ser fixada na parte traseira, o conjunto da lâmina e do motor desliza para dentro e para fora nos trilhos horizontais. A principal vantagem disso reside na capacidade de corte da ferramenta. Enquanto uma serra composta padrão pode cortar apenas o máximo que a lâmina pode alcançar, uma serra deslizante tem a amplitude de movimento fornecida pelos trilhos, por isso é capaz de cortar material muito mais amplo, incluindo madeira serrada de grande porte usada para vigas e vigas.

Crédito: Ryobi / Home Depot. Serra deslizante de esquadria composta.

A última palavra em versatilidade é uma serra composta deslizante com capacidade de chanfro duplo, o que significa que a lâmina pode inclinar para a direita ou esquerda, para que você possa cortar chanfros opostos (ou cortes compostos) sem precisar girar a extremidade da peça para o fim. Algumas serras compostas padrão também são de chanfro duplo.

As desvantagens das serras deslizantes são de custo e complexidade mais altos e precisam de espaço extra para os trilhos deslizantes, que normalmente se estendem por trás da parte traseira da serra, para que não possam ser colocados muito perto de uma parede. Algumas serras minimizam o espaço extra necessário, substituindo as barras deslizantes por braços articulados ou por uma combinação de ações de rotação e deslizamento.

Tamanhos comuns de serra de esquadria

As serras de esquadria elétrica vêm em três tamanhos padrão: 7 1/4 de polegada, 10 e 12 polegadas, o que indica o diâmetro da lâmina da serra. Os principais fatores afetados pelo tamanho são a profundidade de corte, o tipo de lâmina de serra (e custo) e o tamanho geral da ferramenta (e portabilidade).

Uma serra de 7 1/4 de polegada é pequena, leve e altamente portátil. Ele usa o mesmo tamanho de lâmina que uma serra circular padrão e corta apenas até 5 cm de profundidade, o que o leva a uma cortina de 2 x 4, mas nada muito mais espessa. As lâminas de 7 serras de 1/4 de polegada são intercambiáveis ​​com as lâminas de serra circular.

Uma serra de 10 polegadas é o tamanho mais comum e oferece o melhor equilíbrio entre capacidade de corte e portabilidade. Pode cortar um 4x4 e usa as mesmas lâminas que uma serra de mesa. Esse é o tamanho mais prático para os proprietários: é uma serra de esquadria robusta e de tamanho normal com boa capacidade de corte, mas é compacta e leve o suficiente para ser movimentada conforme necessário.

Uma serra de 12 polegadas pode cortar a uma profundidade de quase 10 cm. É claro que isso passará por um 4 x 4, mas não por um 6 x 6, com 5 1/2 polegadas de espessura. Onde o tamanho extra compensa, é o maior alcance da lâmina grande para cortar materiais mais largos. No entanto, as serras de 12 polegadas são maiores, mais pesadas e mais caras que os modelos de 10 polegadas, e embora seu tamanho possa ser útil de vez em quando, elas geralmente são um exagero para a maioria das lojas domésticas.

Pin
Send
Share
Send