Quais são as causas do arco em um painel elétrico?

Pin
Send
Share
Send

O arco, às vezes chamado de arco elétrico, ocorre quando a eletricidade flui ou descarrega ao longo de um caminho não intencional. A eletricidade salta durante um arco para um objeto aterrado próximo. As falhas de arco, causadas por baixos fluxos elétricos erráticos, geralmente ocorrem devido a fios desgastados ou expostos. Eles podem ocorrer em qualquer lugar do edifício. Enquanto metade dos flashes de arco ocorrem em aparelhos, computadores e outros itens que funcionam com eletricidade, 36% dos arcos ocorrem em painéis elétricos.

Crédito: Comstock / Comstock / Getty Images O arco em painéis elétricos geralmente ocorre nas conexões do disjuntor.

Sobrecarga

O arco em um painel elétrico ocorre quando os circuitos que compõem o painel ficam sobrecarregados. O superaquecimento pode ocorrer quando um disjuntor se conecta a um barramento do painel elétrico. Isso pode danificar o barramento e a conexão, tornando o equipamento não confiável e propenso a falhas. Disjuntores danificados podem não funcionar adequadamente quando ocorrem correntes excessivas. Em vez de disparar quando ocorre corrente excessiva ou perigosa, os circuitos danificados podem continuar a deixar a eletricidade fluir, causando superaquecimento e possíveis arcos.

Condições de contribuição

As condições dentro ou ao redor de um painel elétrico podem contribuir para possíveis arcos, bem como para a gravidade do arco, caso ocorra. A fiação do painel elétrico nunca deve ser exposta fora da caixa. Materiais combustíveis, incluindo gasolina, diluente e líquidos similares, devem ser mantidos afastados das proximidades do painel elétrico. O super fusível, ou o uso de muitos fusíveis dentro de uma caixa elétrica, pode fazer com que muita eletricidade flua pelos circuitos, causando superaquecimento e arcos. Fusíveis que explodem ou circuitos que disparam com freqüência podem indicar um possível risco de arco elétrico. Outros indicadores de arco potencial incluem marcas de queimadura ou cheiro de queimado perto do painel, bem como zumbidos ou rachaduras.

Painéis elétricos defeituosos

Painéis elétricos feitos por pelo menos dois fabricantes demonstraram, em testes de campo, que abrigam construções defeituosas que podem levar a arcos e possíveis incêndios elétricos. A JL Home Inspection alega que os painéis elétricos da Zinsco apresentam falhas nas conexões do disjuntor, o que pode fazer com que as unidades explodam os revestimentos laterais do painel em explosões ou pode continuar permitindo o fluxo elétrico, mesmo na posição desligada. Os painéis elétricos Federal Pacific Stab-Lok (R) também apresentam uma alta incidência de disjuntores com defeito, de acordo com a JL Home Inspection, que podem falhar ao desarmar quando necessário. Tais falhas são consideradas perigos latentes, pois não causam arco diretamente, mas contribuem para isso. A maioria dos painéis defeituosos foi fabricada na década de 1970 ou antes.

Prevenção de arco

A partir de 2002, o Código Elétrico Nacional exigia que todas as novas construções incluíssem interruptores de circuito com falha de arco em circuitos ramificados dentro de painéis elétricos. Os AFCIs parecem disjuntores normais e se encaixam em painéis elétricos da mesma maneira, mas são capazes de detectar correntes elétricas perigosas que podem produzir arcos. Eles são semelhantes aos interruptores de circuito de falha à terra (GFCI), que são tomadas com disjuntores que protegem as pessoas contra choques elétricos em salas como banheiros e cozinhas.

Pin
Send
Share
Send