Guia do proprietário de válvulas

Pin
Send
Share
Send

As válvulas de encanamento em casa têm um trabalho a fazer: controlar o fluxo de água (ou gás). Existem vários tipos diferentes de válvulas e diferem principalmente em quão eles controlam o fluxo de água. Alguns ligam e desligam a água muito rapidamente, enquanto outros demoram a mudar o fluxo, e isso é intencional. Talvez surpreendentemente, a maioria das válvulas é projetada para estar totalmente ligada ou totalmente desligada; se você usá-los frequentemente para ajustar o fluxo, eles podem se desgastar prematuramente. Com exceção das torneiras (um tipo especial de válvula) e babadores de mangueira, todas as válvulas de uma casa são válvulas de corte, o que significa que eles existem para fornecer ou restringir o fluxo de água a uma parte específica do sistema de encanamento.

Crédito: Bloomberg Creative Photos / Bloomberg Creative Photos / GettyImagesUma torneira é um tipo de válvula projetada para ser conectada a uma mangueira.

Design da válvula

Todas as válvulas de encanamento em uma casa geralmente têm um dos três projetos básicos. O mais comum (em casas modernas) é o válvula de esfera. Dentro de uma válvula de esfera há uma bola de metal lisa com um grande orifício no centro. Girar a alça da válvula (geralmente uma alavanca) paralela aos tubos gira a bola para que o orifício fique alinhado com a direção do fluxo, permitindo o fluxo total. Ajustar a manivela em 1/4 de volta para que fique perpendicular à tubulação - desliga completamente o fluxo. As válvulas de esfera são extremamente confiáveis ​​e foram projetadas para serem ativadas ou desativadas.

Crédito: Douglas Sacha / Moment / GettyImagesBall valve.

Em seguida é o válvula de gaveta, que possui uma alça no estilo de botão giratório para elevar ou abaixar um portão de metal dentro da válvula para controlar o fluxo de água. As válvulas de gaveta podem corroer ao longo do tempo e são menos confiáveis ​​que as válvulas de esfera, mas oferecem uma vantagem importante: abrem e fecham o fluxo de água gradualmente, para que não haja risco de golpe de aríete (os tubos batem devido a mudanças bruscas no fluxo de água). Como as válvulas de esfera, as válvulas de gaveta devem estar totalmente ligadas ou totalmente afastadas.

crédito: SupplyHouse.comGate valve.

O terceiro tipo comum é o válvula global. Ele tem uma alça no estilo de botão e é semelhante a uma válvula de gaveta, mas pode ter um corpo mais bulboso. Esse é o único tipo projetado para o ajuste parcial e regular do fluxo de água, tornando-o mais parecido com uma torneira do que os outros tipos de válvulas. As válvulas globo limitam o fluxo de água mesmo quando totalmente abertas, portanto não são usadas na maioria das aplicações em que são necessárias válvulas de fechamento. Eles também não duram tanto quanto válvulas de esfera ou portão.

Crédito: breckeni / E + / GettyImagesGlobe valve.

Válvula de corte principal

A maioria das casas tem um válvula de corte principal, geralmente localizado no porão ou na área de estocagem, perto de onde o tubo de abastecimento de água do medidor de energia elétrica sai pelo solo ou através de uma parede da fundação. Esta válvula controla o suprimento de água para toda a casa. As principais interrupções em casas mais antigas podem ser válvulas de gaveta, mas em casas mais novas, geralmente são válvulas de esfera. Se você possui uma válvula de esfera, pode saber se a água está desligada olhando para o manípulo: paralelo ao tubo em; meios perpendiculares fora. Ao abrir uma válvula de fechamento principal, especialmente uma válvula de esfera, sempre gire a válvula lentamente para evitar a tensão no sistema de encanamento da casa.

Válvula de Corte

Os canos de abastecimento de água que servem torneiras, banheiros, máquinas de lavar e outros aparelhos que usam água devem ter válvulas de corte localizado próximo ao dispositivo elétrico. Essas válvulas facilitam o desligamento da água do aparelho para reparos ou substituição. Se um dispositivo elétrico não os possuir, você deverá usar a válvula de corte principal para desligar a água em toda a casa. As válvulas de fechamento para pias e vasos sanitários geralmente são pequenas e do tipo reto ou de 90 ângulos (chamadas ângulo pára) e têm alças ovais em forma de bola de futebol ou alavancas retas.

Válvula de corte de parada angular - Bartomeu Amengual / Stockbyte / GettyImages

Os interruptores para máquinas de lavar costumam ser combinados com acessórios de babador de mangueira para conectar as mangueiras de água da máquina. Os aquecedores de água quente têm uma única válvula de fechamento no tubo de água fria que alimenta o aquecedor; normalmente são válvulas de esfera padrão.

Válvula de sela

UMA válvula de selim é uma válvula de corte simples integrada a um mecanismo de fixação que se encaixa em torno de um cano de água e geralmente possui uma pequena barra de metal para uma alça. Sua aplicação mais comum é em um tubo de abastecimento de água fria, onde ele entra no abastecimento para alimentar uma pequena linha de água para fabricantes de gelo para geladeira, sistemas de filtragem de água, resfriadores por evaporação e dispositivos similares de baixa demanda. Para instalar uma válvula de sela, prenda a válvula no tubo host e, em seguida, abaixe a alça. Isso aciona um tubo afiado, em forma de agulha, através da parede do tubo hospedeiro para penetrar no fluxo de água (como uma seringa retira sangue de uma veia do corpo). As válvulas de sela devem estar totalmente abertas ou fechadas e são conhecidas por vazamentos. Por esse motivo, eles não devem ser instalados em espaços ocultos.

crédito: As válvulas Sade da Lowe são usadas para drenar canos de água para usos de baixa demanda.

Babador de mangueira

UMA babador de mangueira é uma torneira externa usada para conectar sua mangueira de jardim. Também chamado de sillcock ou torneira, um babador de mangueira é uma válvula com um bico de torneira com rosca. Os babadores de mangueira convencionais geralmente são válvulas de globo, enquanto as versões sem gelo ou à prova de congelamento funcionam mais como torneiras tradicionais de compressão com arruelas de borracha que pressionam contra a sede da válvula. As versões sem gelo têm uma seção longa e reta de tubo que se estende para dentro da casa e contém uma haste e uma cabeça de borracha na extremidade da casa. A rolha desliga a água na extremidade da casa do cano, enquanto a água restante é drenada pela extremidade da torneira. Isso evita o congelamento e a divisão dos tubos, separando o suprimento de água da extremidade fria e exposta da torneira.

BABADOR DE MANGUEIRA (convencional) - THEPALMER / E + / GettyImages

Válvula de corte de gás

Válvulas de corte de gás são necessárias em linhas individuais de suprimento de gás, alimentando aparelhos a gás e equipamentos de aquecimento. Você pode encontrá-los perto de aquecedores de água quente, fornos, lareiras, fogões, cooktops, secadoras de roupas e churrasqueiras. A maioria é de válvulas de esfera de latão e tem uma alavanca plástica (geralmente vermelha) ou uma aba de metal que você gira com uma chave inglesa. Eles oferecem a mesma função que os interruptores de água, permitindo que você desligue o gás em um aparelho individual, e não em toda a casa. Mas as válvulas de gás também são recursos críticos de segurança. Se, por exemplo, houver um vazamento em algum lugar do aparelho, você poderá fechar a válvula de corte do aparelho para impedir o vazamento de gás.

crédito: válvula de corte GraingerGas.

Pin
Send
Share
Send