Manutenção de rotina de um resfriador evaporativo

Pin
Send
Share
Send

Os refrigeradores de pântano na cobertura oferecem conforto para toda a casa em climas áridos.

Uma pequena palestra científica ajuda você a apreciar como funciona um refrigerador evaporativo e para quais climas é mais adequado. A evaporação é uma processo endotérmico, o que significa que absorve o calor do ambiente para efetuar uma mudança de estado de líquido para vapor. As partículas de um vapor estão em um estado de energia mais alto do que as de um líquido; portanto, é necessária energia para que a evaporação ocorra. Essa energia vem na forma de calor do ambiente. Em outras palavras, quando um líquido evapora, o ambiente imediato fica mais frio. O processo não cria ar frio - ele cria um ar menos quente. É uma distinção sutil, mas importante.

Os condicionadores de ar contam com esse princípio, mas a substância que evapora é um refrigerante especialmente formulado, selado em um sistema de bobinas. Um compressor circula esse refrigerante como um líquido através das bobinas do condensador e o força através de uma pequena abertura nas bobinas evaporativas. Quando vaporiza, extrai calor do ar ao redor das bobinas.

Resfriadores evaporativos - também conhecidos como refrigeradores de pântano_ - empregam o mesmo princípio, mas, em vez de um refrigerante em um sistema vedado, eles fluem água pura e antiga para uma almofada absorvente, de onde evapora. Quem já suou sabe que a evaporação da água resfria o ar circundante. O mesmo princípio se aplica a um resfriador evaporativo. Um ventilador dentro da unidade sopra o ar frio através de um sistema de grade ou duto e para o espaço de convivência. Esse processo é especialmente adequado para climas quentes e áridos, nos quais os resfriadores de pântano são desagradáveis. Eles exigem mais manutenção do que os aparelhos de ar condicionado, mas não muito.

Arrefecimento por evaporação vs. ar condicionado

Como um condicionador de ar, um refrigerador evaporativo possui uma bomba, mas como sua única função é circular a água, ele requer muito menos energia que um compressor de refrigerante. Enquanto os condicionadores de ar normalmente funcionam em circuitos de 240 volts e 30 amp, um resfriador de pântano precisa apenas de energia convencional de 120 volts e 20 amp. Um refrigerador de pântano também possui um ventilador, mas isso também funciona com energia de 120 volts, e o ventilador e a bomba podem operar a partir de uma única fonte de energia.

A desvantagem da economia de energia é que a evaporação da água de uma almofada interna não fornece a mesma quantidade de resfriamento que a evaporação do refrigerante nas bobinas do ar condicionado. Outra característica dos refrigeradores evaporativos é que eles umedecem o ar circundante. Isso pode ser uma grande desvantagem em clima quente e úmido, mas em locais áridos e desérticos onde esses refrigeradores são mais adequados, é uma vantagem. Em um ambiente árido, basta usar um refrigerador evaporativo de tamanho adequado para manter sua casa fresca e confortável.

Os resfriadores por evaporação são unidades no telhado que fornecem resfriamento em toda a casa através de um sistema de dutos. Essas unidades geralmente são conectadas a tubos de encanamento, para que você não precise se preocupar em reabastecer o abastecimento de água ou drenar a unidade. Você também pode comprar unidades montadas em janelas que se assemelham a condicionadores de ar em ambientes fechados e unidades independentes que podem ser movidas de uma sala para outra. Ambos os tipos geralmente requerem enchimento e drenagem manuais.

Uma visão geral das peças internas

Um refrigerador de pântano consiste em uma bomba de água, uma almofada de evaporação e um ventilador.

Para funcionar corretamente, um refrigerador evaporativo precisa de uma bomba de água interna que forneça um fluxo constante de água. A água pode ser reciclada de um reservatório, o que é comum em unidades independentes; ou pode ser proveniente de um cano conectado ao abastecimento de água da casa, o que é mais comum em unidades na cobertura.

A água circula através de um meio filtrante especialmente projetado para absorver o máximo de água possível e, portanto, fornecer o máximo de resfriamento. Os fabricantes normalmente fornecem filtros feitos de fibras de álamo, que incham à medida que absorvem água para fornecer a máxima capacidade de retenção e refrigeração de água. Almofadas de filtro feitas de papelão, fibras de coco e materiais sintéticos também são comuns.

Finalmente, todo resfriador evaporativo possui um ventilador para circular o ar através do meio filtrante e promover a evaporação e soprar o ar através do sistema de grade ou duto para o espaço de convivência. O ventilador é normalmente protegido por uma segunda almofada de fibra para filtrar a poeira.

Manutenção semanal

As almofadas onduladas e de malha são comuns e precisam de cuidados regulares.

Um resfriador por evaporação não é um sistema vedado e a água que circula pela almofada do filtro fica suja. Pode ficar contaminado por bactérias, que ficam no ar quando o ventilador sopra através da almofada. Para manter seu sistema limpo, você deve drenar o reservatório de água pelo menos uma vez por semana. As unidades independentes têm um bujão de drenagem, geralmente localizado na parte inferior da caixa. Desligue a unidade, abra o bujão de drenagem e deixe toda a água escorrer, depois ligue o ventilador para secar a almofada do filtro. Isso ajuda a desencorajar o crescimento de fungos na almofada.

Unidades independentes precisam ser reabastecidas com água fresca regularmente. A quantidade que você precisa adicionar depende da frequência com que você usa o cooler. É uma boa idéia verificar o nível do reservatório todos os dias se você usar o refrigerador com frequência.

Você não precisa se preocupar com a contaminação da água se tiver uma unidade na cobertura conectada a um tubo de suprimento e a um dreno, porque a água fresca sempre circula pelas almofadas.

Manutenção mensal

Crédito: SylvaneWindow unidades parecem ar condicionado por dentro.

Embora o ar que circula pelas almofadas de filtro seja um impedimento natural de mofo e bolor, algum mofo deve se sustentar durante o verão quente. Permitir que o filtro seque completamente quando você troca a água é uma boa maneira de mantê-lo sob controle, mas, por um lado seguro, é melhor remover o filtro e limpá-lo pelo menos uma vez por mês. Deixe o filtro secar, sature-o com uma solução 50-50 de vinagre e água e deixe secar novamente. O vinagre é um desinfetante natural que não cria subprodutos tóxicos, o que o torna melhor do que o alvejante para esse fim.

Quando retirar o filtro, limpe o interior do compartimento do filtro e o reservatório de água com água e sabão.

Início e Fim da Temporada

crédito: Os coolers de pântano Cool SpacePortable geralmente têm um bujão de drenagem na parte inferior.

Você provavelmente não precisa do seu resfriador evaporativo durante o inverno; portanto, antes de colocá-lo em hibernação, drene-o completamente e remova as almofadas de filtro. Limpe o interior da unidade ou lave-a com água e sabão e substitua as almofadas quando tudo estiver seco. Desconecte a unidade ou desligue o disjuntor para garantir que não inicie quando estiver vazio de água.

Quando você inicia a unidade na primavera, é uma boa idéia remover a almofada novamente e inspecioná-la. Essa é a melhor época do ano para substituir a almofada, se necessário. Alguns profissionais recomendam a substituição das almofadas pelo menos duas vezes por ano, e você deve seguir esse conselho se manter a unidade funcionando constantemente. As almofadas de alta qualidade podem não precisar ser substituídas com tanta frequência, mas se a inspeção revelar danos ou rachaduras em qualquer parte da almofada, ela deverá ser substituída.

Manutenção de ventiladores e sistemas de água

Os rotores e o motor do ventilador precisam de lubrificação periódica para mantê-los em boas condições de funcionamento. O melhor momento para fazer isso é na primavera, quando você está reiniciando a unidade. Limpe as pás do ventilador e a carcaça do motor com um pano úmido e borrife lubrificante no eixo do motor. Este também é um bom momento para substituir o filtro do ventilador.

A cada poucos anos, é uma boa idéia desmontar as pás do ventilador - seguindo as instruções no manual do proprietário - e fazer uma limpeza profunda junto com o compartimento do ventilador. Enquanto estiver nisso, desmonte os tubos de água dentro da unidade e mergulhe-os em uma solução de vinagre e água para mantê-los livres de mofo e outros detritos.

Pin
Send
Share
Send